Aprender ciências por meio de textos de divulgação científica

estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8944

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Ciências e Biologia, Alfabetização Científica, Construtivismo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender de que forma a utilização de um texto científico pode contribuir para o entendimento de conceitos relacionados com a área ambiental no ensino de Biologia para estudantes do ensino médio. A pesquisa qualitativa, descritiva e participante ocorreu em uma escola estadual na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em duas turmas, divididas em um grupo de intervenção e outro de observação participativa. Os resultados mostram que o grupo de intervenção apresentou maior quantidade de conceitos ecológicos básicos e inseridos em uma problemática ambiental, com mais propriedade e melhor fundamentação do que o testemunhado nas respostas do grupo de observação participativa, significando que houve maior construção de conhecimento. Assim, o uso de estratégias bem definidas de leitura e a participação direta do professor facilitaram e incentivaram a discussão do texto de divulgação científica nas aulas, possibilitando uma aprendizagem significativa, diversificada e dinâmica.

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Biografia do Autor

Sandra Luiza Sousa Santos de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Biológicas; Especialização em Gestão Educacional Ingegrada pela Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Microbiologia (UFRN), Mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Desenvolveu pós doutoramento na Universidade de Coimbra.

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/ UECE). Pós-graduação em Biologia Vegetal (FDR). Mestre em Ensino de Biologia (Profbio) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

ALMEIDA, S. L. S. S. de; ARAÚJO, M. F. F. de; SILVA, N. C. da. Aprender ciências por meio de textos de divulgação científica: estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8944, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8944. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8944. Acesso em: 4 maio. 2024.