Aprender ciências por meio de textos de divulgação científica

estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8944

Palavras-chave:

Aprendizagem Significativa, Ensino de Ciências e Biologia, Alfabetização Científica, Construtivismo

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi compreender de que forma a utilização de um texto científico pode contribuir para o entendimento de conceitos relacionados com a área ambiental no ensino de Biologia para estudantes do ensino médio. A pesquisa qualitativa, descritiva e participante ocorreu em uma escola estadual na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, em duas turmas, divididas em um grupo de intervenção e outro de observação participativa. Os resultados mostram que o grupo de intervenção apresentou maior quantidade de conceitos ecológicos básicos e inseridos em uma problemática ambiental, com mais propriedade e melhor fundamentação do que o testemunhado nas respostas do grupo de observação participativa, significando que houve maior construção de conhecimento. Assim, o uso de estratégias bem definidas de leitura e a participação direta do professor facilitaram e incentivaram a discussão do texto de divulgação científica nas aulas, possibilitando uma aprendizagem significativa, diversificada e dinâmica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sandra Luiza Sousa Santos de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduação em Ciências Biológicas; Especialização em Gestão Educacional Ingegrada pela Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte (UFRN); Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). 

Magnólia Fernandes Florêncio de Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialização em Microbiologia (UFRN), Mestrado em Bioecologia Aquática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2004). Desenvolveu pós doutoramento na Universidade de Coimbra.

Natanael Charles da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC/ UECE). Pós-graduação em Biologia Vegetal (FDR). Mestre em Ensino de Biologia (Profbio) pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Referências

BARTZ, W. R. Teaching Skepiticism via the Critic Acronym and the Skeptical Inquirer. Skeptical Inquirer, Amherst, v. 26, n. 5, p. 42-44, 2002.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2018.

BRASIL. Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012. Diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisas em seres humanos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 13 dez. 2012.

COLPO, C. C.; WENZEL, J. S. Uma revisão acerca do uso de textos de divulgação científica no ensino de Ciências: inferências e possibilidades. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 3-23, 2021. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8076152. Acesso em: 14 fev. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e67344

DELABIO, F. et al. Divulgação científica e percepção pública de brasileiros(as) sobre ciência e tecnologia. Revista Insignare Scientia, Cerro Largo, v. 4, n. 3, p. 273-290, 2021. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/12132. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2021v4i3.12132

DELGADO-MENDEZ, J. M.; DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Educação ambiental e cidadania em ambiente prisional: resultados de um estudo com reclusos em Portugal. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 3, e4180, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4180. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.4180

DUARTE, M. R. V.; CALIXTO, V. S.; FERREIRA, F. C. A divulgação científica no Ensino de Ciências e a formação de professores: a solução pode ser a BNCC?. Revista Insignare Scientia, Cerro Largo, v. 5, n. 2, p. 319-337, 2022. Disponível em: https://periodicos.uffs.edu.br/index.php/RIS/article/view/13005/8500. Acesso em: 21 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.36661/2595-4520.2022v5n2.13005

FERNANDES, V. O.; SILVA, L. P.; ARAÚJO, M. P. M. Sensibilização ambiental para alunos dos anos iniciais do ensino fundamental por meio da divulgação científica: desvelando os mistérios da Lagoa Mãe-BÁ. Revista Brasileira de Educação Ambiental, São Paulo, v. 15, n. 1, p. 116-130, 2020. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/revbea/article/view/10228/7473. Acesso em: 11 mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.34024/revbea.2020.v15.10228

GARCIA, D. M. F. Um estudo sobre as representações e apropriações de uma nova proposta pedagógica o construtivismo em questão. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 3, n. 7, p. 35-62, 2003.

GAUTHIER, C.; BISSONNETTE, S.; BOCQUILLON, H. Instruir ou deslumbrar os alunos? Reflexão crítica sobre a ideia de que “precisamos variar o nosso ensino”. Educação & Formação, Fortaleza, v. 6, n. 3, e5404, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/5404. Acesso em: 29 nov. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v6i3.5404

KUGLER, H. Na iminência de uma nova extinção?. Ciência Hoje, Rio de Janeiro, 24 jul. 2014.

MARANGONI, A. A. A leitura e a escrita na formação do ensino médio. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Metodista de Piracicaba, Piracicaba, 2008.

OLIVERAS, B.; BARGALLÓ, C. M.; SANMARTÍ, N. Aprender a ler criticamente: la polémica por los bañadores de Speedo. Didáctica de las Ciencias Experimentales, Alambique, n. 70, p. 37-45, 2012.

SANMARTÍ, N. Ler para aprender Ciências. In: SILVA, M. G. L.; MÁRQUEZ, C. (org.). Competência leitora nas aulas de ciências para o ensino médio. São Paulo: Livraria da Física, 2020. p. 14-30.

Publicado

2022-12-26

Como Citar

ALMEIDA, S. L. S. S. de; ARAÚJO, M. F. F. de; SILVA, N. C. da. Aprender ciências por meio de textos de divulgação científica: estratégias contributivas para professores em formação sobre a construção de conceitos ambientais. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8944, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8944. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8944. Acesso em: 21 nov. 2024.