Formação docente do/no campo

protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8075

Palavras-chave:

Formação de Professores, Programa Formacampo, Escolas do Campo

Resumo

O artigo apresenta a descrição do Programa de Formação de Professores de Escolas do Campo desenvolvido no ano de 2021 em municípios da Bahia e busca elucidar como o referido programa se fez protagonista na formação continuada de professores que atuam na Educação do Campo. O referencial que fundamenta o estudo foi amparado em Freire (1997, 2007), Santos e Nunes (2020), Gatti (2004), Libâneo (2004), Caldart (2009) e Minayo (1997). A metodologia utilizada foi a qualiquantitativa. Os resultados apontam que o programa ofertou formação alicerçada na lógica de humanização e valorização da população campesina, reconhecendo e valorizando o campo como espaço fecundo, rico e diverso, ademais assume dimensões significativas e contribui para a construção ou reconstrução dos Projetos Político-Pedagógicos. O programa possibilitou que a Educação do Campo seja percebida com todas as suas particularidades, cultura, história e lutas, ressignificando o fazer docente no contexto das escolas do campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jaqueline Braga Morais Cajaiba, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Bacharela em Psicologia (FTC), Especialista em Psicologia da Educação (FJT) e em Gestão em Saúde Pública (UESC). Graduanda em Letras Vernáculas (UESC) Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade – GEPEMDECC- UESB.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas (UFMG) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora titular da UESB no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UESB e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais (RedePECC-MS). Coordenadora do Programa Formação de Educadores do Campo (Formacampo) da UESB.

Valéria Souza Lima Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em licenciatura em Pedagogia pela UESB. Professora da educação básica nos anos iniciais no munícipio Itapetinga, Bahia, ano de 2022. Coordenadora territorial do Programa de Formação para Professores da Educação do Campo (Formacampo). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do
Campo e Cidade (Gepemdecc) da UESB.

Referências

ARROYO, M. Formação de educadores do campo. In: CALDART, R. et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro: Expressão Popular, 2012. p. 359-365.

BAHIA. Regionalização dos Territórios de Identidade. Salvador: Superintendência de Estudos Econômicos da Bahia, [20--].

BRASIL. Constituição de 1988. Constituição da República Federativa do Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 out. 1988.

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 nov. 2010.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de

atendimento da Educação Básica do Campo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 abr. 2008.

CALDART, R. S. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação, Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/27585. Acesso em: 26 out. 2021.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 30. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007.

FREIRE, P. Educação do oprimido. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004. Disponível em:

https://www.revistas.usp.br/ep/article/view/27922/29694. Acesso em: 31 jan. 2022.

LIBÂNEO, J. C. As políticas de formação de professores no contexto da reforma universitária: das políticas educativas para as políticas da educação. Revista Profissão Docente, Uberaba, v. 4, n. 12, p. 33-55, 2004. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/90. Acesso em: 31 jan. 2022.

MARTINS, M. F. A. Educação do Campo: formação de professor por área, desafios da área de Ciências Sociais e Humanidades. 2013. Disponível em: https://educanp.weebly.com/uploads/1/3/9/9/13997768/educao_do_campo-

_formao_de_professor_por_rea_desafios_da_rea_de_cincias.pdf. Acesso em: 31 jan. 2022.

MINAYO, M. C. S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 7. ed. Petrópolis: Vozes, 1997.

SANTOS, A. R.; NUNES, C. P. Reflexões sobre políticas públicas educacionais para o campo no contexto brasileiro. Salvador: UFBA, 2020.

SANTOS, A. R.; LIMA, L. S.; NERY, S. C. Formação continuada dos professores da educação de jovens e adultos-campo em Itabuna-Bahia. Revista Amazônida, Manaus, v. 4, n. 2, p. 1-23, 2020. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/article/view/4415. Acesso em: 31 jan. 2022.

SANTOS, P. J. S.; GUIMARÃES, C. (org.). Programa Formação de Professores do Campo - Formacampo. Caderno Temático: Projeto Político-Pedagógico da Educação do/no Campo: suas especificidades e a participação colegiada na construção/revisão. Vitória da Conquista: UESB, 2021. Disponível em: http://www2.uesb.br/gepemdecc/?page_id=303. Acesso em: 22 jan. 2022.

ZUIN, A. L. A.; DIAS, J. S. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 160-180, 2017. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v2i4.1916. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128. Acesso em: 18 jul. 2022.

Publicado

2022-10-13

Como Citar

CAJAIBA, J. B. M.; SANTOS, A. R. dos; BRITO, V. S. L. Formação docente do/no campo: protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo). Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8075, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8075. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8075. Acesso em: 22 dez. 2024.