Formação docente do/no campo

protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8075

Palavras-chave:

Formação de Professores, Programa Formacampo, Escolas do Campo

Resumo

O artigo apresenta a descrição do Programa de Formação de Professores de Escolas do Campo desenvolvido no ano de 2021 em municípios da Bahia e busca elucidar como o referido programa se fez protagonista na formação continuada de professores que atuam na Educação do Campo. O referencial que fundamenta o estudo foi amparado em Freire (1997, 2007), Santos e Nunes (2020), Gatti (2004), Libâneo (2004), Caldart (2009) e Minayo (1997). A metodologia utilizada foi a qualiquantitativa. Os resultados apontam que o programa ofertou formação alicerçada na lógica de humanização e valorização da população campesina, reconhecendo e valorizando o campo como espaço fecundo, rico e diverso, ademais assume dimensões significativas e contribui para a construção ou reconstrução dos Projetos Político-Pedagógicos. O programa possibilitou que a Educação do Campo seja percebida com todas as suas particularidades, cultura, história e lutas, ressignificando o fazer docente no contexto das escolas do campo.

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Biografia do Autor

Jaqueline Braga Morais Cajaiba, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em Educação – PPGED, na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia- UESB, Bacharela em Psicologia (FTC), Especialista em Psicologia da Educação (FJT) e em Gestão em Saúde Pública (UESC). Graduanda em Letras Vernáculas (UESC) Membra do Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais e Educação do Campo e da cidade – GEPEMDECC- UESB.

Arlete Ramos dos Santos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestra em Educação pela Universidade Federal de Minas (UFMG) e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Professora titular da UESB no Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem (DCHEL). Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da UESB e da Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Coordenadora da Rede Latino-Americana de Pesquisa em Educação do Campo, Cidade e Movimentos Sociais (RedePECC-MS). Coordenadora do Programa Formação de Educadores do Campo (Formacampo) da UESB.

Valéria Souza Lima Brito, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) e graduada em licenciatura em Pedagogia pela UESB. Professora da educação básica nos anos iniciais no munícipio Itapetinga, Bahia, ano de 2022. Coordenadora territorial do Programa de Formação para Professores da Educação do Campo (Formacampo). Pesquisadora no Grupo de Estudos e Pesquisas em Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do
Campo e Cidade (Gepemdecc) da UESB.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

CAJAIBA, J. B. M.; SANTOS, A. R. dos; BRITO, V. S. L. Formação docente do/no campo: protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo). Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8075, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8075. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8075. Acesso em: 4 maio. 2024.