Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Shirlei Alexandra Fetter Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) https://orcid.org/0000-0001-5172-447X
  • Raquel Lemes Karpinski Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.851

Palavras-chave:

Atividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da pesquisa durante o processo de construção dos trabalhos de conclusão nos cursos de licenciaturas de História e Pedagogia. A temática aborda a concepção de professor pesquisador, com o intuito de compreender a relação estabelecida durante o processo de formação. Enquanto aspecto metodológico o estudo conta com doze participantes, estudantes de licenciaturas dos cursos de História e Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior (IES). O mesmo Apresenta uma análise qualitativa, a qual baseou-se na investigação exploratória. Já os resultados apontam que o processo de pesquisa contribuiu para compreensões atribuídas ao TCC, pelos entrevistados bem como a necessidade de relação com a pesquisa entre às disciplinas. Conclui-se que a necessidade de averiguar as condições de racionalidades que emergem da prática metodológica realizada nos cursos de licenciaturas, para que assim, a pesquisa colabore com o processo formativo desenvolvendo habilidades pedagógicas e investigativas. 

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Referências

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Publicado

2019-01-09

Como Citar

GEVEHR, D. L.; FETTER, S. A.; KARPINSKI, R. L. Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 10, p. 131–147, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10.851. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851. Acesso em: 26 abr. 2024.