Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.851Palavras-chave:
Atividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico.Resumo
Este artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da pesquisa durante o processo de construção dos trabalhos de conclusão nos cursos de licenciaturas de História e Pedagogia. A temática aborda a concepção de professor pesquisador, com o intuito de compreender a relação estabelecida durante o processo de formação. Enquanto aspecto metodológico o estudo conta com doze participantes, estudantes de licenciaturas dos cursos de História e Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior (IES). O mesmo Apresenta uma análise qualitativa, a qual baseou-se na investigação exploratória. Já os resultados apontam que o processo de pesquisa contribuiu para compreensões atribuídas ao TCC, pelos entrevistados bem como a necessidade de relação com a pesquisa entre às disciplinas. Conclui-se que a necessidade de averiguar as condições de racionalidades que emergem da prática metodológica realizada nos cursos de licenciaturas, para que assim, a pesquisa colabore com o processo formativo desenvolvendo habilidades pedagógicas e investigativas.
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