Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso

Autores

  • Daniel Luciano Gevehr Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)
  • Shirlei Alexandra Fetter Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT) https://orcid.org/0000-0001-5172-447X
  • Raquel Lemes Karpinski Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT)

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i10.851

Palavras-chave:

Atividade de Pesquisa. Formação. Conhecimento Científico.

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir sobre a contribuição da pesquisa durante o processo de construção dos trabalhos de conclusão nos cursos de licenciaturas de História e Pedagogia. A temática aborda a concepção de professor pesquisador, com o intuito de compreender a relação estabelecida durante o processo de formação. Enquanto aspecto metodológico o estudo conta com doze participantes, estudantes de licenciaturas dos cursos de História e Pedagogia de duas Instituições de Ensino Superior (IES). O mesmo Apresenta uma análise qualitativa, a qual baseou-se na investigação exploratória. Já os resultados apontam que o processo de pesquisa contribuiu para compreensões atribuídas ao TCC, pelos entrevistados bem como a necessidade de relação com a pesquisa entre às disciplinas. Conclui-se que a necessidade de averiguar as condições de racionalidades que emergem da prática metodológica realizada nos cursos de licenciaturas, para que assim, a pesquisa colabore com o processo formativo desenvolvendo habilidades pedagógicas e investigativas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Marinha do Brasil. Relatório do Ministério da Marinha. Relatórios apresentados à Assembléia Legislativa. Rio de Janeiro, de 1871 a 1890.

CASTRO, R. A Escola de Aprendizes Marinheiros de Parnaíba. Teresina: UFPI, 2013.

FARGE, A. Lugares para a História. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: história da violência nas prisões. Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

FRANCISCO, L.V. “Um passo para o homem, um salto para a Marinha”: a Companhia de Aprendizes Marinheiros do Rio Grande do Norte (1872-1890). 2018. 66 f. Monografia (Graduação em Pedagogia)–Programa de Graduação em Pedagogia, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2018.

LIMA, S.S. A educação para crianças e jovens desamparados na Companhia de Aprendizes Marinheiros de Sergipe (1868-1885). In: CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO,6., 2011, Vitória.Anais...Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2011.

PARAÍBA. Livro de socorros da Companhia de Aprendizes Marinheiros da Paraíba.João Pessoa: Arquivo da Marinha do Brasil, 1871.

RPP –Relatório de Presidente de Província.Relatório provincial. Rio de Janeiro: Typ. Americana, 1874-1890.

SANTOS, W.L.B. A criação da Companhia de Aprendizes Marinheiros no processo de construção do Estado Nacional brasileiro: formação militar, educação e civilização no Brasil Imperial. 2016. 240 f. Dissertação (Mestrado em História) –Programa de Pós-Graduação em História Social, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

Downloads

Publicado

2019-01-09

Como Citar

GEVEHR, D. L.; FETTER, S. A.; KARPINSKI, R. L. Produção do conhecimento na universidade: reflexões e incumbências em torno do trabalho de conclusão de curso. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 10, p. 131–147, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i10.851. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/851. Acesso em: 8 ago. 2022.