A formação docente em disputa política: as persistentes apostas curriculares neopragmatistas e neoconservadoras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14103

Palavras-chave:

Docência., Qualidade, Formação, Base curricular

Resumo

O currículo da formação docente no Brasil segue como território de disputas políticas e com desenhos enunciativos de um currículo empresarial. Neste estudo, de caráter exploratório e documental, buscou-se analisar algumas investidas políticas que se dão em torno da formação docente no Brasil. Refletiu-se sobre o percurso de produção do texto político mediado pela Resolução nº 2, de 20 de dezembro de 2019, que definia as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores/as para a Educação Básica, e a nova Resolução nº 4, de 29 de maio de 2024. Destacaram-se os atravessamentos neopragmatistas, que vão perfilar modelos intransigentes de docência. O estudo problematiza o processo de disputa política a partir do que ensejam em torno de princípios básicos e fundamentais para a formação de professores/as. 

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Biografia do Autor

Ângela Cristina Alves Albino, Universidade Federal da Paraíba

Doutora pelo Programa de Pós graduação em Educação, na linha de Políticas Educacionais da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Professora Associada de Política Educacional e Currículo da UFPB. Líder do Grupo de Estudos em Políticas Curriculares de Formação Docente – Mandacaru.

Ana Cláudia da Silva Rodrigues, Universidade Fedral da Paraíba

Doutora pelo Programa de Pós graduação em Educação, na linha de Políticas Educacionais da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Pós-doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro- UNIRIO. Professora Associada da Universidade Federal da Paraíba – UFPB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais – GEPPC.

Franklin Kaic Dutra-Pereira, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática (UFRN). Professor do Departamento de Química, do PPGE e do PROFQUI da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa. Líder do COM-FABULAÇÕES: ateliê de pesquisas inventivas em Educação. Pesquisa gênero, currículos e as vidas pelos estudos culturais e lentes pós.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

ALBINO, Ângela C. A.; RODRIGUES, A. C. da S.; DUTRA-PEREIRA, F. K. A formação docente em disputa política: as persistentes apostas curriculares neopragmatistas e neoconservadoras. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e14103, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e14103. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14103. Acesso em: 22 jan. 2025.