Percurso formativo e as práticas educativas nas (auto)biografias de professores que ensinam Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15253

Palavras-chave:

Formação de Professores, Práticas Educativas, História de vida, Educação Matemática

Resumo

Este artigo investiga o percurso formativo e as práticas pedagógicas de professores que ensinam Matemática na Educação Básica, considerando suas experiências e reflexões a partir de (auto)biografias. Fundamentado em uma abordagem qualitativa, o estudo adota a Análise Textual Discursiva como metodologia de análise, apoiando-se em referenciais como Freire (2021), Nacarato (2010) e Skovsmose (2022), que destacam a importância da formação reflexiva, crítica e contextualizada. A partir das narrativas de 12 professores, foi possível evidenciar as lacunas na formação inicial, a relevância de práticas pedagógicas contextualizadas e a necessidade de uma formação continuada que dialogue com os desafios contemporâneos do ensino da Matemática. O estudo ressalta a relevância da formação continuada como elemento fundamental para a promoção de práticas pedagógicas eficazes e transformadoras, contribuindo para uma educação mais crítica e significativa.

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Biografia do Autor

Rodrigo Gomes, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Doutorando em Educação pela Unochapecó, mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e graduado em Matemática pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi). Professor da rede estadual de Santa Catarina.

Valdir Lamim-Guedes, Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina

Pós-Doutor pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Ecologia pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Professor temporário no Centro de Educação a Distância da Udesc, supervisor pedagógico na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e editor-chefe da editora Na Raiz.

Lucia Ceccato de Lima, Universidade do Planalto Catarinense

Pós-Doutora em Educação Ambiental e Sustentabilidade pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), doutora em Engenharia Ambiental pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professora pesquisadora do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação na Uniplac.

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

GOMES, R.; LAMIM-GUEDES, V.; LIMA, L. C. de. Percurso formativo e as práticas educativas nas (auto)biografias de professores que ensinam Matemática. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15253, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15253. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15253. Acesso em: 5 dez. 2025.