Relações conceituais em Freire, Piaget e Vygotsky utilizadas no ensino e aprendizagem da Matemática e na formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13259

Palavras-chave:

Interacionismo, Contribuições teóricas, Práticas pedagógicas, Matemática

Resumo

Este estudo busca identificar e descrever quais principais conceitos e perspectivas em Freire, Piaget e Vygotsky são utilizados no processo de ensino e aprendizagem da Matemática e na formação de professores. Para isso fez-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, do tipo estado da arte. Os dados obtidos advieram da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e tiveram sua busca pautada em descritores previamente definidos. Da análise destes, constatou-se que os conceitos de Freire são bastante utilizados na educação de jovens e adultos; os de Piaget, na Educação Infantil e anos iniciais; os de Vygotsky abarcam, predominantemente, da Educação Infantil ao Ensino Superior; e que todos os conceitos são largamente adotados na formação de professores. Dentre as contribuições destes autores, os pressupostos vinculados à problematização, mediação, contextualização, jogos e fazeres ativos são comuns quando se buscam caminhos para o ensino de Matemática. Por fim, constatou-se que, para além das divergências no pensamento, os autores se complementam na construção de uma visão interacionista da aprendizagem.

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Biografia do Autor

Marcos Sérgio Carvalho Rebouças, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutorando em Ensino de Ciências e Matemática (IFRN), Mestre em Educação Profissional e Tecnológica (IFRN), Especialista em Tecnologias para a Educação Profissional e Tecnológica, Matemática e suas Tecnologias (UFPI) e Docência na Educação Profissional e Tecnológica (IFES). É licenciado em Matemática (UFERSA), Filosofia (UniCV), Pedagogia (IMES) e Bacharel em Engenharia de Produção (UFERSA).

Marcos Antônio de Oliveira, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) com Doutor em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como docente do Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Diogo Pereira Bezerra, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Licenciado em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2008) com Mestrado (2010) e Doutorado em Engenharia Química (2014) pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, onde atua como docente do Doutorado em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

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Publicado

2024-10-30

Como Citar

REBOUÇAS, M. S. C.; OLIVEIRA, M. A. de; BEZERRA, D. P. Relações conceituais em Freire, Piaget e Vygotsky utilizadas no ensino e aprendizagem da Matemática e na formação de professores. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13259, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13259. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13259. Acesso em: 22 dez. 2024.