Professores e cultura digital: expectativas e vivências em formações continuadas
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13469Palavras-chave:
Formação continuada de professores., Tecnologias digitais na educação., Cultura digital., Práticas pedagógicas inovadorasResumo
Este artigo analisa as expectativas e vivências de professores em relação à formação continuada com enfoque na promoção da cultura digital. Seu objetivo é analisar as percepções e expectativas de um grupo de professores em relação a uma formação continuada com foco na promoção de competências digitais e na integração de tecnologias em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que utilizou questionários online para a coleta de dados. A formação contou com 65 professores da Educação Básica, atuantes em diferentes regiões do Brasil, predominantemente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. As respostas foram analisadas pela metodologia de Tematização e categorizadas em quatro temas principais: aprimoramento de conhecimentos e habilidades, integração de tecnologia nas práticas pedagógicas, troca de experiências e colaboração, e inovação e melhoria das metodologias. Os resultados indicam que os professores buscam desenvolver competências tecnológicas, adaptar práticas pedagógicas, colaborar com colegas e inovar em suas metodologias. Conclui-se que a formação continuada deve ser abrangente e dinâmica, contemplando a reflexão crítica, a integração teoria-prática, a colaboração e a inovação, qualificando os professores para promover a cultura digital em sua prática.
Downloads
Referências
ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora, 2003.
ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: Estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2010.
ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Tecnologia no ensino: Aprendizagem que transforma. São Paulo: Avercamp, 2011.
ARARIPE, Juliana Pereira Gonçalves de Andrade; LINS, Walquíria Castelo Branco. Competências Digitais na Formação Inicial de Professores. São Paulo: CIEB; Recife: CESAR School, 2020. E-book em pdf.
BERLINER, David C. Our schools and our future: Are we still at risk?. Stanford, CA: Hoover Institution Press, 2001.
BORKO, Hilda. Professional development and teacher learning: Mapping the terrain. Educational Researcher, v.33, n.8, p.3-15, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BRAZELTON, T. Berry. Ethical considerations in educational research. Journal of Education, v. 34, n. 1, p. 45-60, 2023.
CARTAXO, Simone Regina Manosso; MIRA, Marília Marques; GASPARIM, Rosângela. Formação de professores da educação básica: análise dos processos formativos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 78–94, 2020. v 29. n 57. p. 78-94. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8270. Acesso em: 14 out. 2024.
COSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira; SANTOS, Adriana Ramos dos; MARTINS, Joseane de Lima. A formação docente: por uma prática educacional libertadora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1193-1204, jul./set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12511. Acesso em: 14 out. 2024.
CRESWELL, John W.; CRESWELL, David J. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 5. ed. Los Angeles: Sage, 2018.
CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
COSTA, Eliane Miranda; MATOS, Cleide Carvalho de; CAETANO, Vivianne Nunes da Silva. Formação e trabalho docente: intencionalidades da BNC-Formação Continuada. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1188-1207, set./dez. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.12. Acesso em: 14 out. 2024.
DANTAS, Paulo Henrique Rafael Sousa; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira; NAKAMOTO, Paula Teixeira. A educação midiática e a formação continuada docente. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 18, n. 54, p. 312-325, out./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010. Acesso em: 14 out. 2024.
DARLING-HAMMOND, Linda. Powerful teacher education: Lessons from exemplary programs. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2006.
FAVARIN, Edenise do Amaral; ROCHA, Adriana Moreira da. Gestão educacional inovadora: o professor na cultura digital. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 4, n. 8, p. 59-78, jul./dez. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/2318133817610. Acesso em: 14 out. 2024.
FERREIRA, Francieli Lara Rodrigues Pinto; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. A formação de professores na/para a educação básica: pontos e contrapontos. Revista Científica Novas Configurações - Diálogos Plurais, Luziânia, v. 2, n. 1, p. 34-41, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4322/2675-4177.2021.004. Acesso em: 14 out. 2024.
FLORENTINO, José Augusto. A formação continuada e os desafios à (re)construção da profissionalidade. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 74-87, jan./jun. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.22283. Acesso em: 14 out. 2024.
FONTOURA, Helena Amaral da. Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niteroi: Intertexto Editora e Consultoria, 2011.
FULLAN, Michael. The new meaning of educational change. New York: Teachers College Press, 2007.
GATTI, Bernardete A. A formação de professores no Brasil: políticas e práticas. Brasília: UNESCO, 2008.
GEWEHR, Diógenes; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Percepções e hábitos de nativos digitais sobre ensino e aprendizagem com TDICs na escola e em ambientes não escolares. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 24-37, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34837. Acesso em: 14 out. 2024.
HARGREAVES, Andy; FULLAN, Michael. Professional capital: Transforming teaching in every school. New York: Teachers College Press, 2012.
HERDINA, Griseldis Faden; NINGRUM, Ary Setya Budhi. Teachers’ perceptions and challenges of integrating technology in English reading course: a systematic research review. English Education: Journal of English Teaching and Research, v. 8, n. 1, p. 91-101, maio 2023.
KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.
MALLMANN, Elena Maria. Conjecturas tecnológicas e formativas nas políticas públicas educacionais. Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 562-582, maio/ago. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v48i2.74994. Acesso em: 14 out. 2024.
MARTINI, Tatiane Aparecida; HOBOLD, Márcia de Souza. Movimento Profissão Docente (PD): concepções sobre a formação inicial de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v.9, e12713, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/e12713.
MONTERO, Aler Joel Cabanillas; LOYOLA, Héctor Willy Pereda. La práctica reflexiva como fortalecimiento del desempeño docente. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, Ciudad de México, v. 5, n. 6, p. 12770-12785, nov./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v5i6.1281. Acesso em: 14 out. 2024.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2015.
NÓVOA, Antônio. Nada substitui um bom professor. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 14 out. 2024.
OLIVEIRA, Terezinha Marisa Ribeiro de; AMARAL, Luiz Henrique; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. A prática pedagógica reflexiva em questão: estudo de caso de uma escola brasileira. Revista Portuguesa de Educação, v. 36, n. 2, e23027, 2023. Disponível em: http://doi.org/10.21814/rpe.24860. Acesso em: 14 out. 2024.
PAULI, Ricardo de; SILVA, Arleide Rosa da. BNC-Formação Continuada: diretrizes e tensões na formação continuada de professores no contexto educacional brasileiro. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 21, n. 3, p. 309-321, ago./dez. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.8180. Acesso em: 14 out. 2024.
PESSOA, Ronaldo Augusto Campos; SANTANA, Thainá Nunes Pires. Ensino e aprendizagem na era das tecnologias digitais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 6, p. 775-789, jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10249. Acesso em: 14 out. 2024.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Saberes da docência e identidade do professor. São Paulo: Cortez Editora, 2002.
PLACIDO, Reginaldo Leandro; PLACIDO, Ivonete Telles Medeiros; ALBERTO, Simão. A profissão docente: uma abordagem a partir da formação continuada. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1-21, e-17417.0xx, 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 14 out. 2024.
SÁ-PINTO, Xana; FONSECA, Maria João; PONCE, Rita; OLIVEIRA, Paulo de; CAMPOS, Rita. Evolução biológica no dia a dia das escolas. Revista de Ciência Elementar, v. 2, n. 3, p. 055, set. 2014. Disponível em: http://doi.org/10.24927/rce2014.055. Acesso em: 14 out. 2024.
SAUNDERS, Mark; LEWIS, Philip; THORNHILL, Adrian. Research methods for business students. 7. ed. Harlow: Pearson, 2016.
SCHÖN, Donald A. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.
SOARES, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira. Interfaces e letramentos digitais na formação continuada de professores. Revista de Ciência da Computação - ReCiC, v. 2, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6555. Acesso em: 14 out. 2024.
SOUZA, Lívia Barbosa Pacheco. Formação continuada: qualificação profissional docente. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 5, p. 2249-2261, maio 2023. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9969. Acesso em: 14 out. 2024.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.
VALENTE, José Armando. Formação de professores e cultura digital: repensando a prática pedagógica. Educação & Tecnologia, 2014.
VERGUTZ, Silvano Artur Busch; PACÍFICO, Marsiel; SALES, Antonio. Conquistas e desafios para a formação continuada docente a partir do plano municipal de educação em Ponta Porã/MS aprovado no ano de 2015. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, e074, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e074.id1272. Acesso em: 14 out. 2024.
ZEICHNER, Kenneth M.; LISTON, Daniel P. Reflective teaching: An introduction. Lawrence Erlbaum Associates, 1996.
WILIAM, Dylan. Embedded formative assessment. Bloomington, In: Solution Tree Press, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Luciana do Amaral Teixeira, Maria de Fátima Alves de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.