Professores e cultura digital: expectativas e vivências em formações continuadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13469

Palavras-chave:

Formação continuada de professores., Tecnologias digitais na educação., Cultura digital., Práticas pedagógicas inovadoras

Resumo

Este artigo analisa as expectativas e vivências de professores em relação à formação continuada com enfoque na promoção da cultura digital. Seu objetivo é analisar as percepções e expectativas de um grupo de professores em relação a uma formação continuada com foco na promoção de competências digitais e na integração de tecnologias em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que utilizou questionários online para a coleta de dados. A formação contou com 65 professores da Educação Básica, atuantes em diferentes regiões do Brasil, predominantemente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. As respostas foram analisadas pela metodologia de Tematização e categorizadas em quatro temas principais: aprimoramento de conhecimentos e habilidades, integração de tecnologia nas práticas pedagógicas, troca de experiências e colaboração, e inovação e melhoria das metodologias. Os resultados indicam que os professores buscam desenvolver competências tecnológicas, adaptar práticas pedagógicas, colaborar com colegas e inovar em suas metodologias. Conclui-se que a formação continuada deve ser abrangente e dinâmica, contemplando a reflexão crítica, a integração teoria-prática, a colaboração e a inovação, qualificando os professores para promover a cultura digital em sua prática.

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Biografia do Autor

Luciana do Amaral Teixeira, Fundação Oswaldo Cruz

É Tecnóloga de Processamento de Dados pela Universidade Castelo Branco, com diversos cursos de pós-graduação lato sensu, como Análise de Sistemas, pela Universidade Estácio de Sá, Mediação em EAD, pela PUC-Rio, e Design Instrucional, pela UNIFEI. Possui Bacharelado em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. Atualmente, cursa doutorado em Ensino em Biociências e Saúde, na FIOCRUZ-RJ, com pesquisa na área de formação de professores para promoção da cultura digital.

Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz. Docente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz.

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Publicado

2024-11-21

Como Citar

TEIXEIRA, L. do A.; OLIVEIRA, M. de F. A. de. Professores e cultura digital: expectativas e vivências em formações continuadas. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13469, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13469. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13469. Acesso em: 7 dez. 2024.