Professores e cultura digital: expectativas e vivências em formações continuadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13469

Palavras-chave:

Formação continuada de professores., Tecnologias digitais na educação., Cultura digital., Práticas pedagógicas inovadoras

Resumo

Este artigo analisa as expectativas e vivências de professores em relação à formação continuada com enfoque na promoção da cultura digital. Seu objetivo é analisar as percepções e expectativas de um grupo de professores em relação a uma formação continuada com foco na promoção de competências digitais e na integração de tecnologias em suas práticas pedagógicas. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e descritiva, que utilizou questionários online para a coleta de dados. A formação contou com 65 professores da Educação Básica, atuantes em diferentes regiões do Brasil, predominantemente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. As respostas foram analisadas pela metodologia de Tematização e categorizadas em quatro temas principais: aprimoramento de conhecimentos e habilidades, integração de tecnologia nas práticas pedagógicas, troca de experiências e colaboração, e inovação e melhoria das metodologias. Os resultados indicam que os professores buscam desenvolver competências tecnológicas, adaptar práticas pedagógicas, colaborar com colegas e inovar em suas metodologias. Conclui-se que a formação continuada deve ser abrangente e dinâmica, contemplando a reflexão crítica, a integração teoria-prática, a colaboração e a inovação, qualificando os professores para promover a cultura digital em sua prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana do Amaral Teixeira, Fundação Oswaldo Cruz

É Tecnóloga de Processamento de Dados pela Universidade Castelo Branco, com diversos cursos de pós-graduação lato sensu, como Análise de Sistemas, pela Universidade Estácio de Sá, Mediação em EAD, pela PUC-Rio, e Design Instrucional, pela UNIFEI. Possui Bacharelado em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e é mestre em Estudos da Linguagem pela mesma instituição. Atualmente, cursa doutorado em Ensino em Biociências e Saúde, na FIOCRUZ-RJ, com pesquisa na área de formação de professores para promoção da cultura digital.

Maria de Fátima Alves de Oliveira, Fundação Oswaldo Cruz

Doutora em Ensino de Biociências e Saúde pelo Instituto Oswaldo Cruz. Docente no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz.

Referências

ALARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez Editora, 2003.

ALARCÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: Estratégias de supervisão. Porto: Porto Editora, 2010.

ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de; VALENTE, José Armando. Tecnologia no ensino: Aprendizagem que transforma. São Paulo: Avercamp, 2011.

ARARIPE, Juliana Pereira Gonçalves de Andrade; LINS, Walquíria Castelo Branco. Competências Digitais na Formação Inicial de Professores. São Paulo: CIEB; Recife: CESAR School, 2020. E-book em pdf.

BERLINER, David C. Our schools and our future: Are we still at risk?. Stanford, CA: Hoover Institution Press, 2001.

BORKO, Hilda. Professional development and teacher learning: Mapping the terrain. Educational Researcher, v.33, n.8, p.3-15, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRAZELTON, T. Berry. Ethical considerations in educational research. Journal of Education, v. 34, n. 1, p. 45-60, 2023.

CARTAXO, Simone Regina Manosso; MIRA, Marília Marques; GASPARIM, Rosângela. Formação de professores da educação básica: análise dos processos formativos. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 29, n. 57, p. 78–94, 2020. v 29. n 57. p. 78-94. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/8270. Acesso em: 14 out. 2024.

COSTA, Ademárcia Lopes de Oliveira; SANTOS, Adriana Ramos dos; MARTINS, Joseane de Lima. A formação docente: por uma prática educacional libertadora. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 3, p. 1193-1204, jul./set. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.21723/riaee.v15i3.12511. Acesso em: 14 out. 2024.

CRESWELL, John W.; CRESWELL, David J. Research design: Qualitative, quantitative, and mixed methods approaches. 5. ed. Los Angeles: Sage, 2018.

CONTRERAS, José. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

COSTA, Eliane Miranda; MATOS, Cleide Carvalho de; CAETANO, Vivianne Nunes da Silva. Formação e trabalho docente: intencionalidades da BNC-Formação Continuada. Currículo sem Fronteiras, v. 21, n. 3, p. 1188-1207, set./dez. 2021. Disponível em: http://dx.doi.org/10.35786/1645-1384.v21.n3.12. Acesso em: 14 out. 2024.

DANTAS, Paulo Henrique Rafael Sousa; RUFINO, Hugo Leonardo Pereira; NAKAMOTO, Paula Teixeira. A educação midiática e a formação continuada docente. Revista Tecnologia e Sociedade, Curitiba, v. 18, n. 54, p. 312-325, out./dez. 2022. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/rts/article/view/15010. Acesso em: 14 out. 2024.

DARLING-HAMMOND, Linda. Powerful teacher education: Lessons from exemplary programs. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2006.

FAVARIN, Edenise do Amaral; ROCHA, Adriana Moreira da. Gestão educacional inovadora: o professor na cultura digital. Regae: Revista de Gestão e Avaliação Educacional, Santa Maria, v. 4, n. 8, p. 59-78, jul./dez. 2015. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5902/2318133817610. Acesso em: 14 out. 2024.

FERREIRA, Francieli Lara Rodrigues Pinto; PURIFICAÇÃO, Marcelo Máximo. A formação de professores na/para a educação básica: pontos e contrapontos. Revista Científica Novas Configurações - Diálogos Plurais, Luziânia, v. 2, n. 1, p. 34-41, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.4322/2675-4177.2021.004. Acesso em: 14 out. 2024.

FLORENTINO, José Augusto. A formação continuada e os desafios à (re)construção da profissionalidade. Educação Por Escrito, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 74-87, jan./jun. 2016. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15448/2179-8435.2016.1.22283. Acesso em: 14 out. 2024.

FONTOURA, Helena Amaral da. Formação de professores e diversidades culturais: múltiplos olhares em pesquisa. Niteroi: Intertexto Editora e Consultoria, 2011.

FULLAN, Michael. The new meaning of educational change. New York: Teachers College Press, 2007.

GATTI, Bernardete A. A formação de professores no Brasil: políticas e práticas. Brasília: UNESCO, 2008.

GEWEHR, Diógenes; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Percepções e hábitos de nativos digitais sobre ensino e aprendizagem com TDICs na escola e em ambientes não escolares. Imagens da Educação, v. 7, n. 2, p. 24-37, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.4025/imagenseduc.v7i2.34837. Acesso em: 14 out. 2024.

HARGREAVES, Andy; FULLAN, Michael. Professional capital: Transforming teaching in every school. New York: Teachers College Press, 2012.

HERDINA, Griseldis Faden; NINGRUM, Ary Setya Budhi. Teachers’ perceptions and challenges of integrating technology in English reading course: a systematic research review. English Education: Journal of English Teaching and Research, v. 8, n. 1, p. 91-101, maio 2023.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 2. ed. São Paulo: EPU, 2013.

MALLMANN, Elena Maria. Conjecturas tecnológicas e formativas nas políticas públicas educacionais. Inter-Ação, Goiânia, v. 48, n. 2, p. 562-582, maio/ago. 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.5216/ia.v48i2.74994. Acesso em: 14 out. 2024.

MARTINI, Tatiane Aparecida; HOBOLD, Márcia de Souza. Movimento Profissão Docente (PD): concepções sobre a formação inicial de professores. Educação & Formação, Fortaleza, v.9, e12713, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/e12713.

MONTERO, Aler Joel Cabanillas; LOYOLA, Héctor Willy Pereda. La práctica reflexiva como fortalecimiento del desempeño docente. Ciencia Latina Revista Científica Multidisciplinar, Ciudad de México, v. 5, n. 6, p. 12770-12785, nov./dez. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.37811/cl_rcm.v5i6.1281. Acesso em: 14 out. 2024.

MORAN, José Manuel. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas: Papirus, 2015.

NÓVOA, Antônio. Nada substitui um bom professor. São Paulo: Fundação Santillana, 2019.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação num tempo de metamorfose da escola. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 44, n. 3, e84910, 2019. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623684910. Acesso em: 14 out. 2024.

OLIVEIRA, Terezinha Marisa Ribeiro de; AMARAL, Luiz Henrique; AMARAL, Carmem Lúcia Costa. A prática pedagógica reflexiva em questão: estudo de caso de uma escola brasileira. Revista Portuguesa de Educação, v. 36, n. 2, e23027, 2023. Disponível em: http://doi.org/10.21814/rpe.24860. Acesso em: 14 out. 2024.

PAULI, Ricardo de; SILVA, Arleide Rosa da. BNC-Formação Continuada: diretrizes e tensões na formação continuada de professores no contexto educacional brasileiro. Ensino & Pesquisa, União da Vitória, v. 21, n. 3, p. 309-321, ago./dez. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.33871/23594381.2023.21.3.8180. Acesso em: 14 out. 2024.

PESSOA, Ronaldo Augusto Campos; SANTANA, Thainá Nunes Pires. Ensino e aprendizagem na era das tecnologias digitais. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 6, p. 775-789, jun. 2023. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v9i6.10249. Acesso em: 14 out. 2024.

PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: Saberes da docência e identidade do professor. São Paulo: Cortez Editora, 2002.

PLACIDO, Reginaldo Leandro; PLACIDO, Ivonete Telles Medeiros; ALBERTO, Simão. A profissão docente: uma abordagem a partir da formação continuada. Olhar de Professor, Ponta Grossa, v. 25, p. 1-21, e-17417.0xx, 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor. Acesso em: 14 out. 2024.

SÁ-PINTO, Xana; FONSECA, Maria João; PONCE, Rita; OLIVEIRA, Paulo de; CAMPOS, Rita. Evolução biológica no dia a dia das escolas. Revista de Ciência Elementar, v. 2, n. 3, p. 055, set. 2014. Disponível em: http://doi.org/10.24927/rce2014.055. Acesso em: 14 out. 2024.

SAUNDERS, Mark; LEWIS, Philip; THORNHILL, Adrian. Research methods for business students. 7. ed. Harlow: Pearson, 2016.

SCHÖN, Donald A. The reflective practitioner: How professionals think in action. New York: Basic Books, 1983.

SOARES, Claudia Vivien Carvalho de Oliveira. Interfaces e letramentos digitais na formação continuada de professores. Revista de Ciência da Computação - ReCiC, v. 2, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.22481/recic.v2i1.6555. Acesso em: 14 out. 2024.

SOUZA, Lívia Barbosa Pacheco. Formação continuada: qualificação profissional docente. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, São Paulo, v. 9, n. 5, p. 2249-2261, maio 2023. Disponível em: https://doi.org/10.51891/rease.v9i5.9969. Acesso em: 14 out. 2024.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2014.

VALENTE, José Armando. Formação de professores e cultura digital: repensando a prática pedagógica. Educação & Tecnologia, 2014.

VERGUTZ, Silvano Artur Busch; PACÍFICO, Marsiel; SALES, Antonio. Conquistas e desafios para a formação continuada docente a partir do plano municipal de educação em Ponta Porã/MS aprovado no ano de 2015. Revista Prática Docente, v. 6, n. 2, e074, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.23926/RPD.2021.v6.n2.e074.id1272. Acesso em: 14 out. 2024.

ZEICHNER, Kenneth M.; LISTON, Daniel P. Reflective teaching: An introduction. Lawrence Erlbaum Associates, 1996.

WILIAM, Dylan. Embedded formative assessment. Bloomington, In: Solution Tree Press, 2011.

Publicado

2024-11-21

Como Citar

TEIXEIRA, L. do A.; OLIVEIRA, M. de F. A. de. Professores e cultura digital: expectativas e vivências em formações continuadas. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13469, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13469. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13469. Acesso em: 22 nov. 2024.