Do ensino remoto ao presencial: entre travessias e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13729

Palavras-chave:

Educação superior., Formação de professores., Curso de Licenciatura

Resumo

Objetivou-se discutir os desafios da formação de professores na educação superior, na travessia entre o ensino remoto e o retorno ao presencial, por meio das respostas de docentes e acadêmicos das licenciaturas de um Instituto Federal. A produção de dados ocorreu em dois momentos, o primeiro durante o ensino remoto e o segundo após o retorno às atividades presenciais, utilizando questionário semiestruturado on-line, na plataforma Google Forms, com questões dirigidas aos docentes e estudantes dos cursos de licenciatura. As análises seguiram a perspectiva descritiva e interpretativa. Constatou-se que os estudantes viveram processo de adoecimento não apenas individual, mas também coletivo, com dificuldades nos processos de (re)adaptação, prejuízos na aprendizagem e cansaço físico e mental. Com relação aos docentes, houve aumento da burocratização das atividades, adoecimento mental e psíquico, decorrente do processo de intensificação e extensificação do trabalho, iniciado ainda no contexto da pandemia, aproximando-os da lógica da gestão empresarial.

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Biografia do Autor

Idorlene da Silva Hoepers, Instituto Federal Catarinense

Doutora em Educação e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE-IFC) - Lider do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos sobre Diversidade, Inclusão e Processos Formativos - GINPEDIN-IFC.

Alexandre Vanzuita, Instituto Federal Catarinense

Doutor em Educação e Docente permanente do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE-IFC) - Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas e Estudos sobre Diversidade, Inclusão e Processos Formativos - GINPEDIN-IFC.

Francini Scheid Martins , Faculdade Municipal de Palhoça

Doutora em Educação e Professora Colaboradora e Coordenadora do Núcleo de Pós-Graduação na Faculdade Municipal de Palhoça (FMP) - Vice-líder do Grupo de Pesquisa Trabalho e Conhecimento na Educação Superior - TRACES (UFSC/CNPq).

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Publicado

2024-12-04

Como Citar

HOEPERS, I. D. S.; VANZUITA, A.; MARTINS , F. S. Do ensino remoto ao presencial: entre travessias e desafios. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13729, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13729. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13729. Acesso em: 20 dez. 2024.