Conselho sem cor: intersecções de gênero/raça nos Conselhos de Controle Social - Sul da Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13626

Palavras-chave:

Financiamento da Educação, CACS/FUNDEB, Gênero, Raça

Resumo

O estudo problematiza a omissão de dados sobre a participação de mulheres negras nos Conselhos de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, refletindo sobre o racismo estrutural no Brasil e o comprometimento na falta da visibilidade das maiorias minorizadas e/ou minorias étnicas e raciais em espaços de decisão. O objetivo é investigar a representatividade de pessoas negras e mulheres no Sistema de Informação do Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação nos municípios do sul da Bahia. Metodologicamente, analisaram-se documentos como atas, regimentos e leis municipais, estaduais e federais. No debate teórico, discutiram-se a análise dos dados e de políticas em diálogo com Gohn (2006); o racismo estrutural a partir de Almeida (2019) e Gomes (2019); e a interseccionalidade por Crenshaw (2004). Apesar de avanços, como a maior participação feminina, inclusive nas presidências, as informações sobre cor/raça e gênero são praticamente inexistentes. Essa lacuna dificulta a análise da interseccionalidade e reforça a necessidade de fomentar o debate teórico e a denunciar o racismo implícito na estrutura do sistema.

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Biografia do Autor

Micaela Souza dos Santos Fernandes, Universidade Estadual de Santa Cruz

Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Direito (UESC). Discente do Programa de Pós- graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação (PPGE/UESC). Bolsista FAPESB. Integrante do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED/UESC).

Cíntia Borges de Almeida, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (ProPEd/UERJ). Docente permanente e coordenadora do Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação (PPGE/UESC). Coordenadora do Grupo de Pesquisa em Política e História da Educação (GRUPPHED/UESC).

Celi Nelza Zulke Taffarel, Universidade Estadual de Santa Cruz

Doutora em Educação (UNICAMP). Docente visitante Programa de Pós-graduação Mestrado e Doutorado Profissional em Educação (PPGE/UESC). Coordenadora da Linha de Estudos e Pesquisas em Educação Física, Esporte e Lazer (LEPEL).

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Publicado

2024-12-27

Como Citar

FERNANDES, M. S. dos S.; ALMEIDA, C. B. de; TAFFAREL, C. N. Z. Conselho sem cor: intersecções de gênero/raça nos Conselhos de Controle Social - Sul da Bahia. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13626, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13626. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13626. Acesso em: 22 jan. 2025.