A justiça social por meio das cotas na Universidade Federal de Rondônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.945

Palavras-chave:

Lei de Cotas; Justiça Social; Medicina. Direito. UNIR.

Resumo

O problema que orientou essa pesquisa foi se a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), enquanto política pública de ação afirmativa, é favorável ao atendimento da justiça social. Para traçar o perfil dos estudantes que ingressaram na Universidade Federal de Rondônia (UNIR - Porto Velho), por meio das Cotas tomou como base documental os registros acadêmicos da Instituição. O aporte teórico epistemológico respaldou-se nas concepções de Paulo Freire em seu método dialético crítico. Sobre a escolha dos cursos analisados, Medicina e Direito, levou-se em consideração a maior concorrência nos processos seletivos da UNIR (2013-2018), apontando: Medicina, em primeiro lugar; Direito, em segundo; a tradição destes na formação da classe elitizada brasileira, o status que ambos os cursos pressupõem dar aos concluintes. Os resultados assinalaram que as cotas hoje, apesar de uma série de críticas, oposições e erros de aplicação, têm sido a possibilidade de ingresso no ensino superior público.

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Biografia do Autor

Aparecida Luzia Alzira Zuin, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e vice-coordenadora do Mestrado em Educação da Universidade Federal de Rondônia.

Eliane Bastos, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Educação, pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado Acadêmico em Educação. Universidade Federal de Rondônia. Graduada em Sociologia.

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Publicado

2019-09-02

Como Citar

ZUIN, A. L. A.; BASTOS, E. A justiça social por meio das cotas na Universidade Federal de Rondônia. Educ. Form., [S. l.], v. 4, n. 12, p. 104–123, 2019. DOI: 10.25053/redufor.v4i12.945. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/945. Acesso em: 19 set. 2021.