Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1706

Palavras-chave:

Pesquisa, Educação, Colonialismo

Resumo

O trabalho apresenta uma reflexão a partir dos dados de uma pesquisa com resultados preliminares dos seus primeiros doze meses. Desse modo, a análise é parte do estudo “Aspectos epistemológicos e metodológicos da pesquisa em educação no Amazonas” que investiga as pesquisas em educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE), com foco nas questões epistemológicas e metodológicas. O estudo usou procedimentos técnicos que lhe caracterizam como uma pesquisa documental, com ênfase na catalogação das teses publicadas no Banco de Teses - TEDE, dos anos 2013 e 2014. A análise corresponde a oito teses disponíveis online, que colocam como centralidade a fundamentação teórica presente nos trabalhos disponíveis, com a análise da origem geográfica das obras listadas que deram alicerce para uma reflexão sobre o colonialismo científico. Desse modo, identificamos pesquisadores de distintos contextos, destacando o orientador, os demais docentes do PPGE-UFAM e às produções específicas da América Latina.

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Biografia do Autor

Fabiane Maia Garcia, Universidade Federal do Amazonas

Docente do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE/UFAM - Linha de Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional. Doutora em Educação pela Universidade de Minho - Portugal (2015), mestra em Sociedade e Cultura na Amazônia - UFAM (2005), com graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal do Amazonas (1995). Professora Adjunto III da Universidade Federal do Amazonas, Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e professora do Curso de Pedagogia.

Bruna Chizuka Yasuda, Universidade Federal do Amazonas

Estudante finalista do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Amazonas e bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM.

Leonel Elias Bene, Universidade Púngué - Extensão de Tete, Médicos Sem Fronteiras - Bélgica, Direcção Distrital de Saúde de Tsangano, Universidade Pedagogica

Professor da Universidade Púnguè - Extensão de Tete (ex-Universidade Pedagógica de Moçambique Delegação de Tete, extinta pelo Decreto 2/2019 de 13 de fevereiro). Atuando na Graduação nas disciplinas de Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem, Orientação Escolar e Profissional. Áreas de interesse Psicologia e Educação.

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Publicado

2020-01-20

Como Citar

GARCIA, F. M.; YASUDA, B. C.; BENE, L. E. Observações preliminares acerca das pesquisas em educação do Amazonas. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 14, p. 36–53, 2020. DOI: 10.25053/redufor.v5i14mai/ago.1706. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1706. Acesso em: 21 dez. 2024.