A formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11926Palavras-chave:
Educação do Campo, Escola do Campo, Formação Continuada de Professores/asResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Visa apresentar a formação continuada de professores/as que atuam em escola do campo em Parintins, Amazonas. Encontra-se fundamentado nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Borges (2015), Borges e Souza (2021), Caldart (2012), Coelho (2017), Molina e Antunes-Rocha (2014), Pimenta (2015), Souza (2017) e outros autores. Os resultados apontam que as formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Parintins nem sempre atendem às necessidades, particularidades e singularidades dos docentes que trabalham em escolas do campo desse município. Conclui-se ser emergente uma formação de professores/as alinhada aos princípios da Educação do Campo, que possa contribuir para a práxis do/a professor/a do campo, pautada numa perspectiva crítica de emancipação humana, nas suas intermediações com a realidade da classe trabalhadora camponesa.
Downloads
Referências
ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.
BORGES, H. S. Educação do campo como processo de luta por uma sociedade justa. In: GHEDIN, E.; BORGES, H. S. (org.). Educação do Campo: a epistemologia de um horizonte de formação. Manaus: UEA, 2007. p. 77-116.
BORGES, H. S. Formação Continuada de professores(as) da educação do campo no Amazonas. 2015. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
BORGES, H. S.; SOUZA, É. S. Os movimentos sociais na construção das políticas de formação de educadores/as do campo. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 30, n. 61, p. 68-84, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p68-84. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p68-84
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 nov. 2010.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.
BRASIL. Portaria nº 86, de 1º de fevereiro de 2013. Institui o Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 fev. 2013.
CAJAIBA, J. B. M.; SANTOS, A. R.; BRITO, V. S. L. Formação docente do/no campo: protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo). Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, p. e8075, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8075. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8075. Acesso em: 3 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8075
CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 257-264.
CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003
CALDART, R. S. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. Por uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2004. p. 10-31.
COELHO, M. M. O. Formação de professor e o programa escola ativa: contribuindo para o processo ensino-aprendizagem em classes multisseriadas. Manaus, 2017.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.
HAGE, S. A. M. Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531
HAGE, S. M.; SILVA, H. S. A.; FREITAS, M. N. M. Escola pública do campo no contexto das políticas educacionais: desafios às práticas formativas do Programa Escola da Terra no Brasil e na Amazônia Paraense. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 30, n. 61, p. 299-314, 2021. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p299-314
MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: Boitempo, 2014.
MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Educação do/no campo: história, memória e formação. Educação: Teoria e Prática, v. 25, n. 48, p. 6-18, 2015. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n48.p06-18
MOLINA, M. C. Desafios e perspectivas na formação de educadores: reflexões a partir da licenciatura em educação do campo da universidade de Brasília. In: SOARES, L. et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 369-388.
MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-253, 2014.
MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. A. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, 2011.
NETTO, J. P. lntrodução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.
PIMENTA, A. C. T. Educação do campo: recorte das políticas públicas no município de Maués-AM. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.
SILVA, K. A. C. P. C. A formação contínua docente como questão epistemológica. In: MONTEIRO, S. B.; OLINI, P. (org.). Formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Cuiabá: UFMT, 2019.
SOUZA, C. P. B. A. Políticas públicas de formação continuada para professores de escolas multisseriadas do campo em Vargem Alta-ES: desafios e possibilidades. 2017. 213 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2017.
ZUIN, A. L. A.; DIAS, J. S. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 160-180, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i4.1916. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128. Acesso em: 2 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1916
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Érica de Souza e Souza, Heloisa da Silva Borges, Gabriel Rodrigues do Nascimento
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.