A formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11926

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola do Campo, Formação Continuada de Professores/as

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Visa apresentar a formação continuada de professores/as que atuam em escola do campo em Parintins, Amazonas. Encontra-se fundamentado nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Borges (2015), Borges e Souza (2021), Caldart (2012), Coelho (2017), Molina e Antunes-Rocha (2014), Pimenta (2015), Souza (2017) e outros autores. Os resultados apontam que as formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Parintins nem sempre atendem às necessidades, particularidades e singularidades dos docentes que trabalham em escolas do campo desse município. Conclui-se ser emergente uma formação de professores/as alinhada aos princípios da Educação do Campo, que possa contribuir para a práxis do/a professor/a do campo, pautada numa perspectiva crítica de emancipação humana, nas suas intermediações com a realidade da classe trabalhadora camponesa.

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Biografia do Autor

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. ÉPós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas e bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação do Campo, Currículo e formação de professores/as na Amazônia

Gabriel Rodrigues do Nascimento , Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas (2005) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2009). Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas. É Tutor Educacional na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) onde trabalha com a formação contínua de professores.

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Publicado

2023-12-19

Como Citar

SOUZA, Érica de S. e; BORGES, H. da S.; NASCIMENTO, G. R. do. A formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11926, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11926. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11926. Acesso em: 16 maio. 2024.