A formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11926

Palavras-chave:

Educação do Campo, Escola do Campo, Formação Continuada de Professores/as

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Visa apresentar a formação continuada de professores/as que atuam em escola do campo em Parintins, Amazonas. Encontra-se fundamentado nos estudos de Arroyo, Caldart e Molina (2011), Borges (2015), Borges e Souza (2021), Caldart (2012), Coelho (2017), Molina e Antunes-Rocha (2014), Pimenta (2015), Souza (2017) e outros autores. Os resultados apontam que as formações continuadas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação de Parintins nem sempre atendem às necessidades, particularidades e singularidades dos docentes que trabalham em escolas do campo desse município. Conclui-se ser emergente uma formação de professores/as alinhada aos princípios da Educação do Campo, que possa contribuir para a práxis do/a professor/a do campo, pautada numa perspectiva crítica de emancipação humana, nas suas intermediações com a realidade da classe trabalhadora camponesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Érica de Souza e Souza, Universidade Federal do Amazonas

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2014). Mestra pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. ÉPós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas e bolsista da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Heloisa da Silva Borges, Universidade Federal do Amazonas

Graduada em Pedagogia (FACED/UFAM), Especialista em Educação de Jovens e Adultos (FACED/UFAM), Mestrado em Educação, na Linha de Políticas Públicas e Doutorado em Educação na Linha de Formação de Professores, pelo PPGE da FACED/UFAM. Atualmente Professora do Departamento de Administração e Planejamento e do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação, da Universidade Federal Amazonas. Coordenadora do Curso de Especialização em Educação do Campo Práticas Pedagógicas - Convênio UFAM/MEC-Secadi, parceria com SEDUC-AM e Semeds. Coordenadora Institucional Parfor/UFAM. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação do Campo, Currículo e formação de professores/as na Amazônia

Gabriel Rodrigues do Nascimento , Universidade Federal do Amazonas

Bacharel em Engenharia de Pesca pela Universidade Federal do Amazonas (2005) e Licenciado em Pedagogia pela Universidade do Estado do Amazonas (2009). Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências na Amazônia na Universidade do Estado do Amazonas. É Tutor Educacional na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) na Secretaria Municipal de Educação de Manaus (SEMED) onde trabalha com a formação contínua de professores.

Referências

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C (org.). Por uma educação do campo. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2011.

BORGES, H. S. Educação do campo como processo de luta por uma sociedade justa. In: GHEDIN, E.; BORGES, H. S. (org.). Educação do Campo: a epistemologia de um horizonte de formação. Manaus: UEA, 2007. p. 77-116.

BORGES, H. S. Formação Continuada de professores(as) da educação do campo no Amazonas. 2015. 203 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

BORGES, H. S.; SOUZA, É. S. Os movimentos sociais na construção das políticas de formação de educadores/as do campo. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 30, n. 61, p. 68-84, 2021. DOI: 10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p68-84. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p68-84

BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a Política Nacional de Educação do Campo e sobre o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 5 nov. 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRASIL. Portaria nº 86, de 1º de fevereiro de 2013. Institui o Programa Nacional de Educação do Campo – PRONACAMPO, e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 fev. 2013.

CAJAIBA, J. B. M.; SANTOS, A. R.; BRITO, V. S. L. Formação docente do/no campo: protagonismo do Programa Formação de Professores do Campo (Formacampo). Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, p. e8075, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8075. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8075. Acesso em: 3 nov. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8075

CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 257-264.

CALDART, R. S. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009. DOI: https://doi.org/10.1590/S1981-77462009000100003

CALDART, R. S. Elementos para construção do projeto político e pedagógico da Educação do Campo. In: MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. Por uma Educação do Campo: contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional por uma Educação do Campo, 2004. p. 10-31.

COELHO, M. M. O. Formação de professor e o programa escola ativa: contribuindo para o processo ensino-aprendizagem em classes multisseriadas. Manaus, 2017.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 2021.

HAGE, S. A. M. Transgressão do paradigma da (multi)seriação como referência para a construção da escola pública do campo. Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 129, p. 1165-1182, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/ES0101-73302014144531

HAGE, S. M.; SILVA, H. S. A.; FREITAS, M. N. M. Escola pública do campo no contexto das políticas educacionais: desafios às práticas formativas do Programa Escola da Terra no Brasil e na Amazônia Paraense. Revista da Faeeba: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 30, n. 61, p. 299-314, 2021. DOI: https://doi.org/10.21879/faeeba2358-0194.2021.v30.n61.p299-314

MARX, K. Grundrisse. São Paulo: Boitempo; Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: Boitempo, 2014.

MEDEIROS, E. A.; AGUIAR, A. L. O. Educação do/no campo: história, memória e formação. Educação: Teoria e Prática, v. 25, n. 48, p. 6-18, 2015. DOI: https://doi.org/10.18675/1981-8106.vol25.n48.p06-18

MOLINA, M. C. Desafios e perspectivas na formação de educadores: reflexões a partir da licenciatura em educação do campo da universidade de Brasília. In: SOARES, L. et al. (org.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 369-388.

MOLINA, M. C.; ANTUNES-ROCHA, M. I. Educação do campo: história, práticas e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores – reflexões sobre o Pronera e o Procampo. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 22, n. 2, p. 220-253, 2014.

MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. A. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 17-31, 2011.

NETTO, J. P. lntrodução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011.

PIMENTA, A. C. T. Educação do campo: recorte das políticas públicas no município de Maués-AM. 2015. 152 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2015.

SILVA, K. A. C. P. C. A formação contínua docente como questão epistemológica. In: MONTEIRO, S. B.; OLINI, P. (org.). Formação continuada e desenvolvimento profissional docente. Cuiabá: UFMT, 2019.

SOUZA, C. P. B. A. Políticas públicas de formação continuada para professores de escolas multisseriadas do campo em Vargem Alta-ES: desafios e possibilidades. 2017. 213 f. Dissertação (Mestrado em Políticas Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Políticas Sociais, Universidade Estadual Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2017.

ZUIN, A. L. A.; DIAS, J. S. Formação dos professores que atuam na classe multisseriada na área rural no sul do Amazonas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 160-180, 2017. DOI: 10.25053/edufor.v2i4.1916. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/128. Acesso em: 2 dez. 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/edufor.v2i4.1916

Publicado

2023-12-19

Como Citar

SOUZA, Érica de S. e; BORGES, H. da S.; NASCIMENTO, G. R. do. A formação continuada de professores/as em uma escola do campo em Parintins/AM. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11926, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11926. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11926. Acesso em: 21 nov. 2024.