Estado avaliador e os indicadores de qualidade para os cursos de licenciatura em educação física

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e025002

Palabras clave:

Avaliação, Estado, Educação Física

Resumen

Buscar-se-á analisar os indicadores utilizados pelos instrumentos do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior na avaliação dos cursos de licenciatura em Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, tendo em vista que a análise e a interpretação dos dados partem do objeto como parte de uma totalidade. Com base nas investigações realizadas as conclusões sugerem que o modelo de avaliação atual é baseado na meritocracia, gerando desigualdades entre cursos e instituições principalmente no setor privado. Nos cursos de Educação Física, conclui-se que há uma diferença no número de indicadores avaliados pela Avaliação de Cursos de Graduação, podendo ter uma variação a depender da análise do Projeto Pedagógico do Curso e das Diretrizes Curriculares Nacionais. Contudo, ressalta-se a necessidade de garantir a qualidade do ensino a partir da criação de políticas educacionais que materializam as avaliações emancipatórias, dando real autonomia para as instituições.

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Biografía del autor/a

José Nailson Alves Dias, Secretaria Municipal de Educação de Sobral-CE

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Graduado em licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário Inta (UNINTA). Membro do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

Alisson Slider do Nascimento de Paula, Centro Universitário Inta (UNINTA)

Pós-Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE-UECE). Professor Adjunto da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Trabalho e Política Educacional (GPTPOED).

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Publicado

2025-02-07

Cómo citar

DIAS, J. N. A.; DE PAULA, A. S. do N. Estado avaliador e os indicadores de qualidade para os cursos de licenciatura em educação física. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 6, p. e025002, 2025. DOI: 10.51281/impa.e025002. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/14014. Acesso em: 5 dic. 2025.

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