Avaliação da cultura popular como conteúdo de ensino/aprendizagem na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024007

Palavras-chave:

Cultura popular, Educação Física, Prática docente

Resumo

Este texto traz um relato de experiência sobre como a cultura popular pode ser inserida no processo de ensino/aprendizagem das aulas de Educação Física escolar. Seu objetivo foi avaliar a possibilidade de o Maracatu ser utilizado dentro dos conteúdos estruturantes dessa disciplina. Para isso, em um primeiro momento, foi realizada uma pesquisa bibliográfica buscando elencar conceitos que tratem da cultura popular e suas diferentes vertentes. Em seguida, foi feita a associação dessa temática com os conteúdos estruturantes da Educação Física, propostos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de 2018. E, por fim, foram relatadas experiências ocorridas na EEEP Paulo VI e no programa PIBID/UECE, relacionando a cultura popular com as práticas docentes do ensino de Educação Física. Concluiu-se que cabe aos docentes ministrarem os conteúdos que já são propostos nos documentos oficiais, proporcionando aos alunos saberes das culturas dos povos tradicionais que participaram da formação da sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

Janderson Felipe Saldanha Oliveira, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Ceará. Professor efetivo da rede pública de ensino do estado do Ceará. Professor supervisor do PIBID/UECE de Educação Física na EEEP Paulo VI.

Letícia Ramalho Nascimento, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE)

Licenciada em Letras com habilitação em Português, Espanhol e suas respectivas Literaturas na Universidade Federal do Ceará. Professora da rede pública de ensino do estado do Ceará.

Referências

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Publicado

2024-08-24

Como Citar

OLIVEIRA, J. F. S.; NASCIMENTO, L. R. Avaliação da cultura popular como conteúdo de ensino/aprendizagem na educação física escolar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024007, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024007. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13559. Acesso em: 26 set. 2024.