Avaliação em tempos de ensino remoto relato de experiência de um processo avaliativo na pós-graduação
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e021021Palavras-chave:
Avaliação, Padlet, Formação, Pós-graduaçãoResumo
O ambiente educacional, devido à pandemia do COVID-19, passa por transformações significativas. O presente estudo tem por objetivo relatar a experiência avaliativa vivenciada em uma disciplina do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. A disciplina Formação Docente de Profissionais de Educação Física e Esportes foi lecionada no período de 6 de abril a 29 de junho de 2021 pautada na reflexão e no contexto dialógico. Para o seu processo avaliativo foi solicitado aos alunos a participação em um mural colaborativo, a plataforma padlet. A estratégia foi vista como positiva pelos alunos, destacando como resultados a oportunidade de experimentação de novas ferramentas tecnológicas, as contribuições dos colegas na plataforma, que permitiram novos olhares sobre as temáticas e o estímulo à criatividade proporcionado pela dinâmica da ferramenta associada aos comandos de cada padlet. Consideramos que essa estratégia possibilitou um trabalho colaborativo e de interação e partilha de conhecimentos.
Métricas
Referências
ABREU, Samara Moura Barreto. A formação para a pesquisa de licenciandos em educação física: uma experiência (auto)formadora. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Universidade Estadual do Ceará. Mestrado Acadêmico em Educação, Fortaleza, 2015. Disponível em: http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/06/Disserta%C3%A7%C3%A3o_SAMARA-MOURA-BARRETO-DE-ABREU.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.
GROLLMUS, Nicholas S.; TARRÈS, Joan P. Relatos metodológicos: difractando
experiências narrativas de investigación. Fórum Qualitative Social Research, v. 16, n. 2, mayo 2015. Disponível em:< file:///C:/Users/User%20Lenovo/Downloads/2207-Article%20Text-9561-1-10-20150426.pdf> Acesso em: 18 ago. 2021.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrey; BOND, Aaron. The Difference between emergency remote teaching and online learning. Educause Review, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning#fn7. Acesso em: 25 jul. 2021.
LOCH, Jussara Margareth de Paula. Avaliação: uma perspectiva emancipatória. In: Química na Escola, n° 12, novembro, 2000, p. 30-33.
LOPES, Patrícia; LIMA, Gercina Angela. A. Estratégias de Organização, Representação e Gestão de Trilhas de Aprendizagem: uma revisão sistemática de literatura. Perspectivas em Ciência da Informação, v.24, n.2, p.165-195, abr./jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pci/a/9sY8wHY966VgpqJppyLT5Md/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2021.
LUDKE, Menga; ANDRE, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: uma abordagem qualitativa. 2.ed. São Paulo: EPU, 2013.
NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; MENEZES, Eunice Andrade de Olveira. A reflexividade como busca de sentidos e significados: contribuição na formação dos saberes docentes. Revista UEMGR, Ano 18, n. 25, p. 171-199, jul. 2015. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/download/587/753. Acesso em: 21 jul. 2021.
RIBEIRO, Elizabete Aparecida Garcia. Avaliação formativa em foco: concepção e características no discurso discente. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2011, Disponível em: http://www.uel.br/pos/ppedu/images/stories/downloads/dissertacoes/2011/2011_-_RIBEIRO_Elizabete_Aparecida_Garcia.pdf . Acesso em: 10 jul. 2021.
SILVA, Patrícia Grasel da; LIMA, Dione Sousa de. Padlet como ambiente virtual de aprendizagem na formação de profissionais da educação. V. 16 n 1, julho, 2018 RENOTE. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/renote/article/view/86051. Acesso em: 14 jul. 2021.