Avaliação dos objetivos e conteúdo de ensino na Educação Física escolar no ensino médio no estado do Ceará: a perspectiva dos professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020006

Palavras-chave:

Educação Física. Professor. Ensino-Aprendizado.

Resumo

O objetivo desta pesquisa foi avaliar a perspectiva dos professores que estão em efetiva regência na disciplina de educação física em escolas de ensino médio dos municípios dos sertões de Canindé-CE, sobre os objetivos e conteúdo da educação física escolar. Para tanto foi realizado um estudo de cunho exploratório, e de abordagem quanti-qualitativa com 26 professores. Os dados foram coletados a partir de um questionário adaptado sobre perspectivas de ensino-aprendizagem na educação física escolar. Para tratamento dos dados e análise estatística foi utilizado o Software R. Os resultados apontam que os objetivos de ensino-aprendizado relacionados à saúde apresentam maior correspondência enquanto as manifestações culturais, já os conteúdos que mais predominam nas aulas estão em grande escala os conhecimentos do corpo, aulas teóricas e o esporte com base na percepção dos professores. Por outro lado, outros conteúdos como lutas e danças estão menos presentes nas propostas.

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Biografia do Autor

Wesley Cosmo Martins, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Licenciado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Aluno do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT/IFCE). Docente da Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc Ce).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Aluna de Licenciatura em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Publicado

2020-01-06

Como Citar

MARTINS, W. C.; SOUSA, J. S. de. Avaliação dos objetivos e conteúdo de ensino na Educação Física escolar no ensino médio no estado do Ceará: a perspectiva dos professores. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e020006, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020006. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3856. Acesso em: 18 abr. 2024.