Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores de Educação Física no Ensino Remoto: Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024008

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Programa Residência Pedagógica, Educação Física, Formação Inicial

Resumo

A experiência de ensino na formação inicial cumpre um papel importante para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica busca proporcionar a imersão dos licenciandos na escola visando o aperfeiçoamento da práxis docente. Deste modo, o estudo teve como objetivo relatar as experiências das estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) no Módulo I do Programa Residência Pedagógica, durante as regências no Ensino Remoto Emergencial no Fundamental I em uma escola Municipal no interior do Ceará. O estudo é de abordagem qualitativa por meio da narrativa de um relato de experiência. A atividade foi desenvolvida no mês de outubro de 2020 até março de 2021. A partir das experiências relatadas, percebemos que o Programa Residência Pedagógica propiciou a construção da formação e identidade docente mesmo diante dos desafios durante o Ensino Remoto, colaborando assim, para o aperfeiçoamento da prática pedagógica ainda na formação inicial.

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Biografia do Autor

Samia Maria Silva Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Eliana Costa da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe)

Thaidys da Conceição Lima do Monte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação pelo PPGE/UECE. Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar – GEPEFE e do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI).

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Publicado

2024-09-14

Como Citar

RIBEIRO, S. M. S.; SOUSA, J. S. de; CRUZ, E. C. da; MONTE, T. da C. L. do. Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores de Educação Física no Ensino Remoto: Um relato de experiência. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024008, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024008. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13586. Acesso em: 7 dez. 2024.

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