Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores de Educação Física no Ensino Remoto: Um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024008

Palavras-chave:

Ensino remoto emergencial, Programa Residência Pedagógica, Educação Física, Formação Inicial

Resumo

A experiência de ensino na formação inicial cumpre um papel importante para o aprimoramento das práticas pedagógicas. Nesse sentido, o Programa Residência Pedagógica busca proporcionar a imersão dos licenciandos na escola visando o aperfeiçoamento da práxis docente. Deste modo, o estudo teve como objetivo relatar as experiências das estudantes do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE) no Módulo I do Programa Residência Pedagógica, durante as regências no Ensino Remoto Emergencial no Fundamental I em uma escola Municipal no interior do Ceará. O estudo é de abordagem qualitativa por meio da narrativa de um relato de experiência. A atividade foi desenvolvida no mês de outubro de 2020 até março de 2021. A partir das experiências relatadas, percebemos que o Programa Residência Pedagógica propiciou a construção da formação e identidade docente mesmo diante dos desafios durante o Ensino Remoto, colaborando assim, para o aperfeiçoamento da prática pedagógica ainda na formação inicial.

Métricas

Visualizações em PDF
86
Sep 16 '24Sep 19 '24Sep 22 '24Sep 25 '24Sep 28 '24Oct 01 '24Oct 04 '24Oct 07 '24Oct 10 '24Oct 13 '249
|

Biografia do Autor

Samia Maria Silva Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe).

Eliana Costa da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI) e do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe)

Thaidys da Conceição Lima do Monte, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação pelo PPGE/UECE. Professora Efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar – GEPEFE e do grupo de pesquisa em Educação Física, Saúde e Inclusão (GPEFSI).

Referências

ANDRÉ, Marli.(Org). Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

AQUINO, Julio Groppa. A relação professor-aluno: do pedagógico ao institucional. São Paulo: Summus, 1996.

BERNARDES, Elizabeth Lannes. Jogos e brincadeiras: ontem e hoje. Cadernos de História da Educação, v. 4, 4 mar. 2008.

BETTI, M; ZULLIANE L. R. Educação Física Escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, p. 73-81, 2002. Disponivel: https://www.mackenzie.br/fileadmin/OLD/47/Graduacao/ CCBS/Cursos/Educacao_Fisica/REMEFE-1-1-2002/art6_edfis1n1.pdf. Acesso: 25 fev. 2022.

BRASIL. Portaria GAB N° 38, de 28 de Fevereiro de 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018). Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf Acesso: 25 fev. 2022.

BRASIL. Edital No 06/2018. Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018). Disponível em: https://www.capes.gov.br/images/stories/download/editais/01032018-Edital-6-2018-Residencia-pedagogica.pdf Acesso: 25 fev. 2022.

BRASIL, Decreto Nº 8.977 De 30 De Janeiro De 2017. Aprova o estatuto e o quadro demonstrativo dos cargos em comissão e das funções de confiança da coordenação de aperfeiçoamento de pessoal de nível superior. Disponível em: https://legislacao.presidencia.gov.br/atos/?tipo=DEC&numero=8977&ano=2017&ato=852oXSU9EeZpWTffe Acesso em: 15 jul. 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Consulta Pública. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2015. Disponível em: http://basenaci. Acesso em: 23 jun. 2021.

BRASIL. Lei n. 12.796, de 04 de abril de 2013. Altera a Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm. Acesso em: 15 jun. 2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Disponível em: http://abre.ai/bgvB . Acesso em: 14 jun. 2021.

CASTILHO, A. P.; BORGES, N. R. M.; PEREIRA, V. T. Manual de Metodologia Científica. 2. ed. Itumbiara: Ulbra, 2014

CAPES. Edital nº 9/2020 - Seleção para o Programa Institucional de Residência Pedagógica (PRP).pdf. [S. l.], 2020. Disponível em: https://ifce.edu.br/acesso-rapido/concursos-publicos/editais/ensino/programa-residencia-pedagogica/campus-caninde/2020/edital-no-9-2020-selecao-para-o-programa-institucional-de-residencia-pedagogica-prp.pdf/@@download/file/Edital%20n%C2%BA9-2020%20-%20PRP.pdf Acesso em: 14 jun. 2024.

DARIDO, S.C. Educação física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2008.

FEITOSA, M.C et al.. Ensino Remoto: O que Pensam os Alunos e Professores?. In: CONGRESSO SOBRE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO (CTRL+E), 5. , 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. p. 60-68. DOI: https://doi.org/10.5753/ctrle.2020.11383.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FARIA, Juliana. O naufrágio, o baile e a narrativa de uma pesquisa: Experiências de formação de sujeitos em imersão docente. Tese - (Doutorado) - Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, 2018. Disponível em : http://hdl.handle.net/1843/BUOS-BA8PTQ. Acesso em 02 de abr. de 2022.

FILHO, E. M et al. Atuação Docente na Formação de Professores em Educação Física. Psicologia, Educação e Cultura. v. 12, n. 2, p. 90-107, dez. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/331741606_ATUACAO_DOCENTE_NA_FORMACAO_DE_PROFESSORES_EM_EDUCACAO_FISICA. Acesso em: 19 jul. 2021.

GUEDES, N. C. A importância do Projeto Político Pedagógico no processo de democratização da escola. Ensino em Perspectivas, n. 2, p. 1–15, 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4815. Acesso em: 28 jul. 2021.

GOMES, Alberto Albuquerque. A Supervisão Pedagógica em Educação Física. Lisboa: Livros Horizonte, 2005.

JESUS, D. A. D; GERMANO, J. Importância do planejamento e da rotina na educação infantil. Set/2013.

LIBÂNEO, J. C. Concepções e Práticas de Organização e Gestão da Escola: Considerações Introdutórias para um Exame Crítico da Discussão Atual no Brasil. Revista espanõla de Educacíon Comparada, Madrid, Espanha, 2007.

PONTES JUNIOR, J. A. F; SOARES, E. S; TROMPIERI FILHO, N. Expectativa discente sobre os instrumentos de avaliação na educação física escolar. In: Livro de Actas do I Seminário Internacional, Aprendizagem e Rendimento. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2014. Disponível em https://www.researchgate.net/publication/269222538_Expectativa_discente_sobre_os_instrumentos_de_avaliacao_na_Educacao_Fisica_escolar.Acesso em: 8 jun. 2024.

SOUSA, L. A et al. Experiências avaliativas na formação inicial de professores de Educação Física: a perspectiva dos estudantes do “Programa Residência Pedagógica”. Educación Física Y Ciencia, 2024. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e288.

STIEG, R.; FERREIRA NETO, A ; SANTOS, W. Avaliação educacional e formação em educação física: análise dos currículos de treze IES latino-americanas. Revista Espaço do Currículo, 2022. DOI: https://10.22478/ufpb.1983-579.2022v15n3.62135.

Publicado

2024-09-14

Como Citar

RIBEIRO, S. M. S.; SOUSA, J. S. de; CRUZ, E. C. da; MONTE, T. da C. L. do. Programa Residência Pedagógica na Formação Inicial de Professores de Educação Física no Ensino Remoto: Um relato de experiência. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024008, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024008. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13586. Acesso em: 18 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)