Escolhas teórico-metodológicas e abordagens de pesquisa de um periódico na área de avaliação educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024021

Palavras-chave:

Pesquisa, Abordagens, Técnicas de coleta

Resumo

O trabalho tem como objetivo investigar as escolhas teórico-metodológicas e as abordagens de pesquisa de um periódico na área de avaliação educacional. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e de abordagem mista. Foi coletado um total de 88 trabalhos dispostos em 11 edições/volumes da revista IMPA ao longo do recorte temporal de 2020 a 2024, os quais foram selecionados para o processo de análise. Os dados foram apresentados em forma de quadro descritivo e distribuídos a partir de frequência relativa (%) e absoluta (n). Os resultados indicaram a predominância da abordagem de pesquisa qualitativa, além de bibliografia/documentos, documentos e questionário como as técnicas mais requisitadas no processo de obtenção dos dados.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lucas Souza Silva Saturnino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Bolsista de Produtividade Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (FUNCAP). Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA/UECE/CNPq).

Raniele Sampaio Nogueira, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Mestra em Educação - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de matemática - Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Ana Luísa Batista Santos, Universidad de la República (Udelar)

Mestra em Saúde Coletiva (UECE). Mestra em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com graduação sanduíche em Indiana University-IN- Estados Unidos. Professora Assistente da Universidad de la República (Udelar), Uruguai. Desenvolve trabalhos na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva e na promoção da saúde de escolares, gestantes e idosos.

Referências

BRAGA, J. L. Para começar um projeto de pesquisa. Comunicação & Educação, v. 10, n. 3, p. 288-296, 2005.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio. Seção 1, 44-46, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br-resolucoes-2016-reso510.pdf Acesso em: 0 julho. 2024.

CHAER, G.; DINIZ, R. R. P.; RIBEIRO, E. A. A técnica do questionário na pesquisa educacional. Revista Evidência, v. 7, 2024. Disponível em: https://ojs.uniaraxa.edu.br/index.php/evidencia/article/view/201/187 Acesso em: 01 julho. 2024.

GIL, A. C.; VERGARA, S. C. Tipo de pesquisa. Universidade Federal de Pelotas. Rio Grande do Sul, p. 31, 2015.

GÜNTHER, H. Pesquisa qualitativa versus pesquisa quantitativa: esta é a questão?. Psicologia: teoria e pesquisa, v. 22, p. 201-209, 2006.

MACHADO, J. R. F. Metodologias de pesquisa: um diálogo quantitativo, qualitativo e quali-quantitativo. Devir Educação, v. 7, n. 1, 2023.

MEDEIROS FILHO, A. E. C.; LIMA, P. R.; SILVA, L. S. Abordagens em pesquisas de mestrado do ppge da ufmg (2016-2019). Revista Ciências Humanas, v. 14, n. 1, 2021. DOI: https://doi.org/10.32813/2179-1120.2021.v14.n1.a727

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5.ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SIQUEIRA, V. A. S.; FREITAS, P. F.; ALAVARSE, O. M. Professores e lacunas formativas em avaliação da aprendizagem: evidências e problematizações. Educação e Pesquisa, v. 47, p. e241339, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1678-4634202147241339

SOARES, T. E. A.; SOARES, D. J; SANTOS, W. Sistema de Avaliação da Educação Básica: revisão sistemática da literatura. Estudos em Avaliação Educacional, v. 32, 2021. DOI: https://doi.org/10.18222/eae.v32.7839

Publicado

2024-11-02

Como Citar

SATURNINO, L. S. S.; NOGUEIRA, R. S.; SANTOS, A. L. B. Escolhas teórico-metodológicas e abordagens de pesquisa de um periódico na área de avaliação educacional. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024021, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13590. Acesso em: 21 nov. 2024.