Escolhas teórico-metodológicas e abordagens de pesquisa de um periódico na área de avaliação educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e024021

Palavras-chave:

Pesquisa, Abordagens, Técnicas de coleta

Resumo

O trabalho tem como objetivo investigar as escolhas teórico-metodológicas e as abordagens de pesquisa de um periódico na área de avaliação educacional. Trata-se de uma pesquisa documental, descritiva e de abordagem mista. Foi coletado um total de 88 trabalhos dispostos em 11 edições/volumes da revista IMPA ao longo do recorte temporal de 2020 a 2024, os quais foram selecionados para o processo de análise. Os dados foram apresentados em forma de quadro descritivo e distribuídos a partir de frequência relativa (%) e absoluta (n). Os resultados indicaram a predominância da abordagem de pesquisa qualitativa, além de bibliografia/documentos, documentos e questionário como as técnicas mais requisitadas no processo de obtenção dos dados.

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Biografia do Autor

Lucas Souza Silva Saturnino, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Mestrando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Bolsista de Produtividade Científica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ceará (FUNCAP). Licenciado em Educação Física. Membro do Grupo de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação (IMPA/UECE/CNPq).

Raniele Sampaio Nogueira, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC)

Mestra em Educação - Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora de matemática - Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

Ana Luísa Batista Santos, Universidad de la República (Udelar)

Mestra em Saúde Coletiva (UECE). Mestra em Engenharia Aeronaútica e Mecânica (ITA). Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) com graduação sanduíche em Indiana University-IN- Estados Unidos. Professora Assistente da Universidad de la República (Udelar), Uruguai. Desenvolve trabalhos na área de Saúde Pública, com ênfase em Saúde Coletiva e na promoção da saúde de escolares, gestantes e idosos.

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Publicado

2024-11-02

Como Citar

SATURNINO, L. S. S.; NOGUEIRA, R. S.; SANTOS, A. L. B. Escolhas teórico-metodológicas e abordagens de pesquisa de um periódico na área de avaliação educacional. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 5, p. e024021, 2024. DOI: 10.51281/impa.e024021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/13590. Acesso em: 7 dez. 2024.