Perfil de alunos do ensino fundamental I com dificuldades de aprendizagem na rede pública municipal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e020007

Palavras-chave:

Dificuldade de aprendizagem. Didática. Educação Básica. Ensino.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados referentes aos dados das dificuldades de aprendizagem dos alunos do final de ciclo (3º e 5º ano), de uma escola na região periférica do Município de Rio Claro- SP. Objetivou-se identificar junto a uma comunidade escolar específica o perfil dos alunos apontados por seus professores como sendo crianças com dificuldades de aprendizagem, descrever quais são as características desses alunos e compreender quais os recursos e procedimentos adotados para o atendimento dos mesmos. Metodologicamente foi aplicado um questionário em que os professores responderam a respeito das dificuldades de seus alunos apontando suas características cognitivas, familiares e emocionais. A escola tem em média 670 alunos e o número representado por alunos com dificuldades de aprendizagem nas salas pesquisadas, totalizam 81 alunos. A pesquisa possibilitou um melhor entendimento sobre a temática das dificuldades de aprendizagem no contexto desta unidade escolar.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Camargo Diniz Fonte, Universidade Estadual Paulista

Mestra em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professora de Educação Especial da Rede Púlica Municipal de Rio Claro/SP e psicopedagoga clínica.

Andréia Osti, Universidade Estadual Paulista

Professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual Paulista (UNESP) e credenciada ao Programa de Pós-Graduação em Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Representações, Aprendizagem.

Publicado

2020-03-02

Como Citar

FONTE, C. C. D.; OSTI, A. Perfil de alunos do ensino fundamental I com dificuldades de aprendizagem na rede pública municipal. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e020007, 2020. DOI: 10.51281/impa.e020007. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/3746. Acesso em: 19 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)