Experiências avaliativas com uso de tecnologias dos estudantes de Educação Física no programa Residência Pedagógica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e023014

Palabras clave:

Formação docente, Tecnologia de avaliação, Residência Pedagógica

Resumen

O estudo objetivou investigar as experiências avaliativas com uso de tecnologias dos estudantes de licenciatura em Educação Física no âmbito do Programa Residência Pedagógica (PRP). A pesquisa é de abordagem qualitativa. Participaram do estudo 12 estudantes de Educação Física que participaram do PRP. Para coleta e análise de dados foi utilizada uma entrevista semiestruturada e a análise temática. Diante disso, foi evidenciado que a avaliação não deve se limitar apenas ao método tradicional, mas na utilização de metodologias avaliativas por meio do uso das tecnologias. Assim sendo, o PRP contribuiu para a formação inicial, uma vez que enfatizou a relevância da utilização de novas ferramentas para criar, avaliar e transformar prática docente a partir da inserção de metodologias inovadoras no contexto da avaliação. Deste modo, conclui-se que o programa promoveu vivências avaliativas significativas aos futuros professores por meio da utilização das tecnologias ainda na formação inicial.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Samia Maria Silva Ribeiro, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Janiele Santos de Sousa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Grasiany Sousa de Almeida, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutoranda em Ensino pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE). 

Eliana Costa da Cruz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licencianda em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Integrante do Núcleo de Investigação em Avaliação Educacional (NiAVe/IFCE).

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Doutor em educação pela Universidade Federal do Ceará (2011). Mestrado em Sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (2005). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará (2016). Professor do Instituto Federal do Ceará (IFCE).

Citas

ANDRÉ, M. Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, SP: Papirus, 2016.

ANDRÉ, M. Políticas e Programas de apoio aos Professores iniciantes no Brasil. Cadernos de pesquisa. v. 42 n. 145 p. 112-129 jan./abr. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S0100-15742012000100008.

BRASIL. Portaria GAB No 38, de 28 de fevereiro de 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (2018). Disponível em:

https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38-Institui_RP.pdf. Acesso: 25 mar. 2023.

CAMARGO, B.V; JUSTO. A. M. Tutorial para uso do software de análise textual IRAMUTEQ. Laboratório de Psicologia Social da Comunicação e Cognição, Brasil, 2013. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/tutoriel-en-portugais. Acesso em: 29 de abril. 2022.

CARDOSO, M. L. M; KIMURA, P. R. O; NASCIMENTO, Y.P. Pedagógica: estado do conhecimento sobre programa de iniciação à docência. Revista Cocar. V.15, Belém, 2021. Disponível em: https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/2912. Acesso em: 21 abr. 2023.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: método qualitativo, quantitativo e misto. 2ª ed. Porto Alegre: ArtMed, 2007.

FARIAS, A. N; IMPOLCETTO, F. M; BENITES, L. C. A análise de dados qualitativos em um estudo sobre educação física escolar: o processo de codificação e categorização. Revista Pensar a Prática. 2020, v.23:57323. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v23.57323.

MELLO, D. I et al. O programa residência pedagógica - experiências formativas no curso de pedagogia. Revista on-line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 24, n. 2, p. 518-535, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v24i2.13631.

MENDES, E. H. NASCIMENTO, J. V. do; MENDES, J. C. Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, v. 13, n. 2, p. 55–76, 2007. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3546.

MOREIRA, J. A. HENRIQUE, S. BARROS, D. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Rev Dialogia. São Paulo, n.34, p. 351-364, jan./abr. 2020. DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123.

RIEDNER, D. D. T.; PISCHETOLA, M. . A inovação das práticas pedagógicas com uso de tecnologias digitais no ensino superior: um estudo no âmbito da formação inicial de professores. ETD - Educação Temática Digital, Campinas, SP, v. 23, n. 1, p. 64–81, 2021. DOI:https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655732.

SALVIATI, E. M. Manual do Aplicativo Iramuteq. (versão 0.7 Alpha 2 e R Versão 3.2.3) compilação, organização e notas. Planaltina, março de 2017. Disponível em: http://www.iramuteq.org/documentation/fichiers/manual-do-aplicativo-iramuteq-par-maria-eli%20sabeth-salviati. Acesso em: 21 de mar. 2023.

SANTOS, F. Programa Residência Pedagógica no Contexto do Ensino Remoto. MIMESIS, Bauru, v. 42, n. 2, p. 90-96, 2021. Disponível em: https://capela.unisagrado.edu.br/index.php/mimesis/article/download/238/144. Acesso em : 25 mar. 2023.

SANTOS, W. et al. Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 287–308, 22 maio de 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/19243. Acesso em: 12 maio 2023.

TARDIN, H. P.; ROMERO, L. R. Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educ. Form., v. 7, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7342. Acesso em: 25 mar. 2023.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 05.ed. Maurice. Tardif.Petrópolis, RJ. Editora Vozes, 2005.

Publicado

2023-12-15

Cómo citar

RIBEIRO, S. M. S.; SOUSA, J. S. de; SOUSA DE ALMEIDA, G.; CRUZ, E. C. da; SILVA, S. A. da. Experiências avaliativas com uso de tecnologias dos estudantes de Educação Física no programa Residência Pedagógica. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 4, p. e023014, 2023. DOI: 10.51281/impa.e023014. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/12092. Acesso em: 12 may. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.