Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia

reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7342

Palavras-chave:

Residência Pedagógica, Formação de Professores, Pandemia COVID-19, Prática Docente

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) se apresenta nos últimos anos como uma iniciativa para contribuir com a formação inicial, principalmente promovendo a prática e o contato dos licenciandos com seu futuro local de trabalho e professores atuantes. No entanto, o grave cenário pandêmico causado pela COVID-19 influenciou o cenário educacional em proporções globais, e com isso a formação prática foi prejudicada. Entender como o Programa contribuiu com o desenvolvimento dos futuros docentes é essencial para avaliar e aprimorar o PRP, assim como auxiliar na formação dos graduandos envolvidos. Conclui-se que apesar dos obstáculos impostos, o PRP foi crucial para os residentes, pois o contato direto (mesmo que remoto) com os preceptores foi essencial para expandir seu “repertório de saberes” e se prepararem para o futuro. Outro ponto destacado foi a troca de experiências entre os pares, colaborando para a solução de problemas envolvendo aulas a distância e socialização de saberes.

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Biografia do Autor

Heitor Perrud Tardin, Universidade Estadual Paulista

Mestrando no Programa de Pós-Graduação de Ciências do Movimento pela Universidade Estadual Julio Mesquita Filho. Membro do grupo de pesquisa do Núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Física da Universidade Estadual Paulista. Professor eventual na Rede Estadual de São Paulo, docente contratado na Rede Municipal em Martinópolis - SP.

Luiz Rogério Romero, Universidade Estadual Paulista

Doutorado em Saúde Coletiva UNESP/Botucatu; Professor no Programa de Pós-graduação, Mestrado Profissional em Educação Física Escolar - PROEF em Rede Nacional. Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia - Universidade Estadual Paulista/UNESP - Campus de Presidente Prudente. Professor Coordenador do Programa Residência Pedagógica Educação Física/FCT - UNESP-CAPES; Vice-Coordenador do Curso de Educação Física FCT-UNESP. Linhas de pesquisa: Saúde Coletiva; Formação de professores; Educação Física; Voleibol; Atividades Aquáticas.

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Publicado

2022-05-02

Como Citar

TARDIN, H. P.; ROMERO, L. R. . Formação prática na Residência Pedagógica em tempos de pandemia: reflexões sobre contribuições e aperfeiçoamento. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e7342, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e7342. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7342. Acesso em: 19 abr. 2024.