Práticas Avaliativas na Educação Física no Ensino Fundamental: Um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.51281/impa.e024013Palavras-chave:
Avaliação, Educação Física, Ensino FundamentalResumo
O objetivo do estudo foi relatar as experiências de duas professoras de Educação Física, com base na aplicação das práticas avaliativas realizadas no primeiro semestre do ano de 2024 no Ensino Fundamental de duas escolas Públicas do interior do Ceará. O estudo é de abordagem qualitativa do tipo relato de experiência com base na ação crítica-reflexiva a partir das vivências de duas professoras em relação às práticas avaliativas. Dessa forma, verificamos que as práticas avaliativas relatas apresentaram-se como sendo fundamentais, pois as metodologias avaliativas diversificadas contribuiu de formas significativas para o processo de aprendizados dos alunos do Ensino Fundamental, transformado assim, tais conhecimentos em experiências práticas e teóricas com a mediação do professor, seja por meio da avaliação observacional, produções e registros, dimensão conceitual: por meio de provas, avaliação na dimensão atitudinal e na perspectiva da autoavaliação.
Métricas
Referências
BRASIL. Lei nº 9.696, de 1 de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Diário Oficial da União, Brasília. Disponível em : http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm Acesso em: 09 de maio. de 2024
CRUNFLI, M; LOURDES, M. Resenha do livro "Identidade em construção: investigando professores na prática da avaliação escolar" de Amândia Maria Borba Interações, v. 9, Universidade São Marcos, São Paulo, 2004. Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35401710 Acesso em: 29 jun. 2024.
DARIDO, S. C. A avaliação da educação física na escola. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, v. 16, p. 127-140, 2012. Disponível em: https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41554/3/01d19t08.pdf Acesso em: 25 jun. 2024.
DARIDO, S.C. Educação física na escola: conteúdos, suas dimensões e significados. In: UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. Prograd. Caderno de formação: formação de professores didática geral. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012. Disponível em :https://acervodigital.unesp.br/bitstream/123456789/41549/1/01d19t03.pdf Acesso em: 01 de jul.2024.
DARIDO; S.C; SOUZA JÚNIOR, O.M. Para ensinar educação física:possibilidades de intervenção na escola. 7.ed. Campinas-SP: Papirus, 2011
FERNANDES, S; GREENVILLE, R. Avaliação da aprendizagem na Educação Física escolar. Revista Motrivivência, Florianópolis, 2007. Doi: https://doi.org/10.5007/%25x
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2022.
LUCKESI,C.C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 22 ed. São Paulo. Revista Cortez, 2011.
MUSSI, R. F. F. M; FLORES, F. F. ALMEIDA, C. B. Pressupostos para a elaboração de relato de experiência como conhecimento. Revista Práxis Educacional. Vitória da Conquista - Bahia, 2021. DOI: https://doi.org/10.22481/praxisedu.v17i48.9010
MENDES, E. H. NASCIMENTO, J. V. do; MENDES, J. C. Metamorfoses na avaliação em educação física: da formação inicial à prática pedagógica escolar. Movimento, v. 13, n. 2, p. 55–76, 2007. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.3546
PONTES JUNIOR, J. A. F; SOARES, E. S; TROMPIERI FILHO, N. Expectativa discente sobre os instrumentos de avaliação na educação física escolar. In: Livro de Actas do I Seminário Internacional, Aprendizagem e Rendimento. Braga: Universidade do Minho, Centro de Investigação em Educação (CIEd), 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269222538_Expectativa_discente_sobre_os_instrumentos_de_avaliacao_na_Educacao_Fisica_escolar Acesso em: 20 de jul.de 2024.
PONTES JUNIOR, J. A et al. Da pedagogia do exame à cultura da avaliação no processo de ensino-aprendizagem. Revista Educação & Linguagem, v. 3, n. 1, p. 63-73, 2016. Disponível em: https://www.fvj.br/revista/wp-content/uploads/2017/05/6_EDUC_20161.pdf
Acesso em: 20 de jul.de 2024.
SMOLE, K. C. S. Avaliação escolar. Portal Salesianos. São Paulo, 2010. Disponível em: http://www.salesianos.com.br/downloads/SubsidioRSE6.pdf Acesso em: 25 jun. 2024.
SOARES, C.L et al. Metodologia do ensino de educação física. 2 ed. São Paulo: Revista Cortez, 2012.
SANTOS, W. et al. Formação de professores em educação física e avaliação: saberes teóricos/práticos. Revista Contemporânea de Educação, v. 14, n. 29, p. 287–308, 22 maio de 2019. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/19243 Acesso em: 12 maio 2024.
STIEG, R; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. Avaliação educacional e formação em educação física: análise dos currículos de treze IES latino-americanas. Revista Espaço do Currículo, 2022. DOI: https://10.22478/ufpb.1983-579.2022v15n3.62135
SOUSA, L. A et al. Experiências avaliativas na formação inicial de professores de Educação Física: a perspectiva dos estudantes do “Programa Residência Pedagógica”. Educación Física Y Ciencia, 2024. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e288
SOARES, C. L et al. Metodologia do ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
SILVA, L. S.; MEDEIROS FILHO, A. E. C. de; MAGALHÃES JUNIOR, A. G. Avaliação dos objetivos de ensino, metodologias e práticas avaliativas na educação física escolar. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, v. 4, p., 2023. DOI: https://doi.org/10.51281/impa.e023019
ZABALA, A. A prática educativa: Como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.