Produção de pesquisas na disciplina de Método Científico: uso de formulário eletrônico no ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.51281/impa.e022002

Palavras-chave:

Método Científico, Pesquisa, Ensino

Resumo

Esse estudo é um relato de experiências do uso de formulário eletrônico no ensino da disciplina de Metodologia Científica em 2020, com turmas de oitavos anos do ensino fundamental, tendo como público da pesquisa a comunidade escolar, durante o ensino remoto na pandemia de covid-19 em 2020. O objetivo foi realizar pesquisas fomentando a metodologia científica, o protagonismo e a cidadania através de temas de interesse dos próprios estudantes, motivando a inclusão digital e de tecnologias no processo educativo. Conclui-se que o ensino da disciplina de Metodologia Científica foi eficaz e satisfatório durante o momento remoto com o uso de formulários eletrônicos. Estima-se que o impacto na aprendizagem dos estudantes tenha ocorrido de forma significativa com a inclusão digital e de tecnologias no processo educativo, com a realização de pesquisas fomentando o pensamento crítico, o protagonismo e na sua cidadania, além de contribuir para a formação e prática docente.

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Biografia do Autor

José Gleison Gomes Capistrano, Prefeitura Municipal de Fortaleza-CE

Doutorando pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará/Rede Nordeste de Ensino no curso de Doutorado em Ensino, Mestre em Nutrição e professor de Área específica (Ciências) da Prefeitura Municipal de Fortaleza/CE.

Solonildo Almeida da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Graduado em Geografia, Sistemas e Mídias Digitais, Pedagogia, especialização em Formação de Formadores, Metodologias do Ensino de Geografia, mestrado em Sociologia, doutorado em Educação e Professor do Instituto Federal do Ceará.

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professor titular e pesquisador do IFCE e dos Mestrados ProfEPT (Educação Profissional e Tecnológica em rede nacional), PPGER (Mestrado Acadêmico em Energias Renováveis) e do Doutorado da Rede Nordeste de Ensino (RENOEN).

Patrícia Campelo do Amaral Façanha, Faculdade Cearense

Graduada em Nutrição pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Nutrição Clínica pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Ciências Fisiológicas pela Universidade Estadual do Ceará e Professora da Faculdade Cearense.

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Publicado

2022-01-08

Como Citar

CAPISTRANO, J. G. G.; SILVA, S. A. da; JUCÁ, S. C. S.; FAÇANHA, P. C. do A. Produção de pesquisas na disciplina de Método Científico: uso de formulário eletrônico no ensino remoto. Revista de Instrumentos, Modelos e Políticas em Avaliação Educacional, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e022002, 2022. DOI: 10.51281/impa.e022002. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/impa/article/view/6847. Acesso em: 30 dez. 2024.

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