Práticas reflexivas do professor reflexivo
experiências metodológicas entre duas docentes do ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.47149/pemo.v1i2.3527Palavras-chave:
Ensino Superior, Metodologias Ativas, Prática Docente, Prática reflexiva, Professor ReflexivoResumo
Neste artigo objetivamos refletir sobre os modelos de práticas de ensino, que facilitaram o processo de aprendizagem, no que se refere a experiência didática e a reflexão deste processo, envolvendo práticas reflexivas e de profissional reflexivo de duas docentes do ensino superior, A metodologia deste estudo é de cunho qualitativo com caráter descritivo. Estas dinâmicas demonstraram que tais práticas desenvolvidas através de metodologias ativas (como a gamificação) e com intermédio da ludicidade e troca de saberes entre os discentes, demonstram um maior interesse na aprendizagem por parte dos alunos. Conclui-se que através das práticas pedagógicas das duas docentes há uma reformulação e uma reflexão sobre a própria prática pelo verso das discussões com um leque de metodologias distintas, que passaram inclusive por discussões coletivas.
Downloads
Referências
ALARCÃO, I. (org.). Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto Portugal: Porto Editora LDA, 1996.
ARAÚJO, R. M.; ESTEVES, M. M. A formação docente, inicial e contínua, para o trabalho com adultos em Portugal: o olhar dos professores. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 18-35, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/121 Acesso em: 30 jun. 2017.
BARRETO, A. L. de O. A análise da compreensão do conceito de função mediado por ambientes computacionais. 2009. 363f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federal do Ceará – UFC, Fortaleza, 2009.
CARDOSO, A. C. Pro-tecnologia: uma abordagem de formação inicial de professores para o uso das tecnologias digitais. Educação & Formação, v. 1, n. 3, p. 50-70, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/113 Acesso em: 20 jan. 2018.
CHAKUR, C. R. de S. L. Fundamentos da prática docente: por uma pedagogia ativa. Paidéia, FFCLRP- USP, Rib. Preto. p. 37-52, fev./ago. 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/paideia/n8-9/04.pdf Acesso em: 20 dez. 2018.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema. v.14, n. 1, p. 268-288, 2017. Disponível em: <https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4117719/mod_resource/content/1/Os%20princ%C3%ADpios%20das%20metodologias%20ativas%20de%20ensino%20abordagem%20te%C3%B3rica.pdf>. Acesso em: 15 dez. de 2018.
FANTIN, M. Educação, aprendizagem e tecnologia na pesquisa-formação. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 87-100, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/161 Acesso em: 5 fev. 2019.
FARIAS, I. M. S. de; SALES, J. de O. C. B.; BRAGA, M. M. S. de C.; FRANÇA, M. do S. L. M.. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4 ed. Brasília: Liber Livro, 2014.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.
GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5 ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
GENÚ, M. A abordagem da ação crítica e a epistemologia da práxis pedagógica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 55-70, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/856 Acesso em: 30 dez. 2018
JUNGES, F. C.; KETZER, C.; OLIVEIRA, V. M. Formação continuada de professores: Saberes ressignificados e práticas docentes transformadas. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 3, p. 88-101, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/858 Acesso em: 19 dez. 2018.
LAMAR, A. R.; ROACH, E. F. La filosofia de la tecnología en la formación de ingenieros: algunas ideas sobre la experiencia de Cuba. Educação & Formação, v. 4, n. 3, p. 3-20, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1425 Acesso em: 03 mar. 2019
MATTAR, J. Games em educação: como os nativos digitais aprendem. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.
MINAYO, M. C. de S. O Desafio do Conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde. 13 ed. São Paulo: Hucitec, 2013.
MORORÓ, L. A influência da formação continuada na prática docente. Educação & Formação, Fortaleza, v. 2, n. 1, p. 36-51, 2017. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/122 Acesso em: 20 jan. 2019.
OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento – um processo sócio-histórico. 5 ed. São Paulo: Scipione, 2010.
OLIVEIRA, C. M. de; MARQUES, V. F.; SCHRECK, R. S. C. Aplicação de metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem: relato de experiência. Rev.Eletrônica Pesquiseduca, v. 09, n. 19, p. 674-684, 2017. Disponível em: http://periodicos.unisantos.br/index.php/pesquiseduca/article/view/633 Acesso em: 13 dez. de 2018.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivos. IN: NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SILVA, J. B. da; SALES, G. L. Gamificação aplicada no ensino de Física: um estudo de caso no ensino de óptica geométrica. Acta Scientiae, v. 19, n. 5, p.782-798, 2017. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3174 Acesso em: 15 dez. 2018.
SILVEIRA, C. S.; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; AZEVEDO, M. R. de C. A pesquisa na formação do professor: estratégia de melhoria do seu campo teórico e prático. In: FARIAS, I. M. S. de; NÓBREGA-THERRIEN, S. M.; MORAES, L. C. S. de (Orgs.). Formação e desenvolvimento profissional em educação. São Luis, EDUFMA, p. 25-67, 2017.
VICKERY, A. Aprendizagem ativa. Porto Alegre: Penso, 2016.
TARDIF, M. Saberes Docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 18 ed. São Paulo: Cortez Editora, 2018.
TRIGUERO, I. M. Gamificación y tecnologías como recursos y estrategias innovadores para la enseñanza y aprendizaje de la historia. Educação & Formação, Fortaleza, v. 3, n. 2, p. 3-16, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/267 Acesso em: 02 dez. 2018.
VASCONCELLOS, K. R.; BERNARDO, E. Profissionalização docente: reflexões e perspectivas no Brasil. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 2, p. 208-222, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/109 Acesso em: 30 jun. 2018.
ZEICHNER, K. M.; DINIZ-PEREIRA, J. E. Pesquisa-ação e a formação docente voltada para a justiça social: um estudo de caso dos estados unidos. In: DINIZ-PEREIRA, Júlio Emílio.; ZEICHNER, K. M (Orgs.). A pesquisa na formação e no trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, p. 67-93, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Cristine Brandenburg, Arliene Stephanie Menezes Pereira, Lia Machado Fiuza Fialho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista "Práticas Educativas, Memórias e Oralidades permite ao/s autor/es os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de cinco anos para o caso de republicação ou referência ao primeiro local de publicação, no caso, o link da Rev. Pemo..
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.