OS INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS NA INTERFACE ENTRE HISTÓRIA E ENSINO DE MATEMÁTICA:
COMPREENDENDO O CENÁRIO NACIONAL NOS ÚLTIMOS 10 ANOS
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.225Parole chiave:
Instrumentos Matemáticos. Interface. História da Matemática. Ensino de matemática.Abstract
Pesquisas pautadas no diálogo entre a história e o ensino de matemática estão em expansão no Brasil, principalmente focalizando atividades didáticas, em particular, na formação do professor de matemática. Dentre os diversos objetos que ajudam na construção dessa interface, podem-se encontrar os instrumentos matemáticos antigos, que proporcionam uma conexão entre a teoria e a prática da experimentação. Nesse trabalho será apresentado um levantamento inicial de estudos envolvendo a construção de interface entre história e ensino de matemática nos últimos 10 anos, cujo principal foco é o instrumento matemático como articulador dos dois campos de conhecimentos (história da matemática e educação matemática). Dessa maneira, realizou-se uma busca no banco de teses da Capes, anais de eventos da área, livros e artigos em periódicos a fim de compreender o cenário nacional e vislumbrar possíveis desdobramentos didáticos do tema. Entretanto, nessa busca, apontou-se para diversos trabalhos cujos autores faziam ou fizeram parte do Grupo de Estudo e Pesquisa, HEEMa (História e Epistemologia na Educação Matemática) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP), criado 2008. Assim, optou-se por realizar uma breve análise dos 12 trabalhos produzidos no HEEMa, que versavam sobre a temática. Após a leitura, percebeu-se que muitas publicações fazem somente o estudo do contexto no qual os conhecimentos são mobilizados, deixando o movimento do pensamento, a elaboração das atividades e a aplicação para uma próxima etapa.