OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

Autores

  • Francisco Wagner Soares Oliveira IFCE/Aluno de Pós Graduação - Mestrado em ensino de ciências e matemática
  • Ana Cláudia Gouveia de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.230

Palavras-chave:

História da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino.

Resumo

O presente estudo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Canindé, a qual teve como título: Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino (OLIVEIRA, SOUSA, 2017) e que se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Neste texto, ainda com a intenção de contribuir de alguma forma com o trabalho do professor em sala e a luz de uma pesquisa de campo, de uma abordagem qualitativa desenvolvemos nosso estudo tento como principal objetivo identificar a partir dos argumentos dos professores o sentido atribuído a história da Matemática no ensino. Para tanto, realizamos uma leitura acerca da literatura que versa a respeito da educação Matemática em especial a que trata da história da Matemática como tendência metodológica de ensino afim de identificar o sentido dado ao uso da história no ensino por parte de educadores matemáticos e a concepção dos professores da educação básica quanto a tal prática, e a partir de então trabalhamos com a aproximação e discussão dos referidos dados de forma a alcançarmos nosso objetivo. Mediante a concretização de nosso trabalho podemos observar dentre outros resultados que tanto os educadores da educação Matemática como também os professores da educação básica entendem como uma prática valiosa a inserção da história no ensino, isso porquê dentre outros pontos acreditam que sua incorporação pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, atrativo e significativo para os alunos.

 

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
569
Aug 25 '18Aug 28 '18Aug 31 '18Sep 01 '18Sep 04 '18Sep 07 '18Sep 10 '18Sep 13 '18Sep 16 '18Sep 19 '18Sep 22 '188
| |

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

OLIVEIRA, F. W. S.; SOUSA, A. C. G. de. OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 08–15, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.230. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230. Acesso em: 8 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)