OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO

Autores

  • Francisco Wagner Soares Oliveira IFCE/Aluno de Pós Graduação - Mestrado em ensino de ciências e matemática
  • Ana Cláudia Gouveia de Sousa

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v5i14.230

Palavras-chave:

História da Matemática; Ensino de Matemática; Valor da História no ensino.

Resumo

O presente estudo é um recorte de uma pesquisa desenvolvida como requisito para a obtenção do título de Licenciado em Matemática pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará Campus Canindé, a qual teve como título: Concepções de professores de matemática sobre o uso da história no ensino (OLIVEIRA, SOUSA, 2017) e que se desenvolveu sob a perspectiva de uma pesquisa qualitativa documental com uma contribuição bibliográfica. Neste texto, ainda com a intenção de contribuir de alguma forma com o trabalho do professor em sala e a luz de uma pesquisa de campo, de uma abordagem qualitativa desenvolvemos nosso estudo tento como principal objetivo identificar a partir dos argumentos dos professores o sentido atribuído a história da Matemática no ensino. Para tanto, realizamos uma leitura acerca da literatura que versa a respeito da educação Matemática em especial a que trata da história da Matemática como tendência metodológica de ensino afim de identificar o sentido dado ao uso da história no ensino por parte de educadores matemáticos e a concepção dos professores da educação básica quanto a tal prática, e a partir de então trabalhamos com a aproximação e discussão dos referidos dados de forma a alcançarmos nosso objetivo. Mediante a concretização de nosso trabalho podemos observar dentre outros resultados que tanto os educadores da educação Matemática como também os professores da educação básica entendem como uma prática valiosa a inserção da história no ensino, isso porquê dentre outros pontos acreditam que sua incorporação pode tornar o processo de ensino e aprendizagem mais prazeroso, atrativo e significativo para os alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-08-25

Como Citar

OLIVEIRA, F. W. S.; SOUSA, A. C. G. de. OS SENTIDOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES À HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 14, p. 08–15, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v5i14.230. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/230. Acesso em: 10 ago. 2022.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)