O LIVRO DIDÁTICO E A HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES

Autores

  • Francisco Wagner Soares Oliveira IFCE/Aluno de Pós Graduação - Mestrado em ensino de ciências e matemática http://orcid.org/0000-0001-9296-8200
  • Ana Cláudia Gouveia de Sousa Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE - campus Canindé.

Resumo

Tendo em vista possibilitar aos professores em exercício na educação básica ou mesmo a pesquisadores da área de educação matemática mais um instrumento de estudo que lhes traga algumas considerações a respeito da incorporação da história no ensino de matemática, desenvolvemos o presente artigo sobre um olhar acerca do livro didático da educação básica como instrumento de inserção para tal prática. Nessa perspectiva, elencamos como objetivo geral deste trabalho identificar como o livro didático pode se constituir em um instrumento de inserção da história no ensino de matemática. Para tanto desenvolvemos nossa pesquisa sob a perspectiva de uma pesquisa de campo exploratória de abordagem qualitativa. Para realizá-la contamos com uma revisão bibliográfica e observação de duas coleções de livros didáticos de matemática destinadas ao ensino médio, aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) – 2015. A partir das considerações apresentas pela literatura da educação matemática quanto ao foco deste estudo, buscamos confrontar os dados dessa investigação para dessa forma alcançar o objetivo definido. Dessa investigação observamos, dentre outros pontos, que alguns tópicos da história da matemática são contemplados no livro didático, porém tal apresentação é feita de forma pontual e superficial, já que é realizada dentre outras formas, pela inserção de imagens da malha histórica, por textos de biografia e pela apresentação de pequenos trechos históricos sobre o desenvolvimento de determinados conteúdos. Nessa perspectiva, entendemos que o livro didático se apresenta como um instrumento limitado quando se pensa em extrair da história da matemática possíveis potencialidades didáticas para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. Porém as informações históricas presentes nele podem servir como base, possibilitando a ampliação pelo professor, para a exploração didática da história da matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

OLIVEIRA, F. W. S.; SOUSA, A. C. G. de. O LIVRO DIDÁTICO E A HISTÓRIA NO ENSINO DE MATEMÁTICA: LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 5, n. 13, p. 16–27, 2018. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/21. Acesso em: 23 abr. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)