Metodologias Ativas em aulas de matemática: caracterização de normatizações curriculares e didáticas para o ensino médio público cearense
DOI:
https://doi.org/10.30938/bocehm.v11i31.11112Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Políticas Curriculares no Ceará, Ensino de Matemática, Ensino MédioResumo
O ensino e a aprendizagem de matemática são processos influenciados pela convergência de fatores cognitivos, socioculturais, didáticos, curriculares, dentre outros. Ao levar-se em conta a relação desses fatores com as orientações e normatizações em documentos curriculares oficiais, destacam-se, neste texto, as metodologias de ensino abordadas em aulas. Historicamente vinculadas à tendência pedagógica tradicional, essas metodologias também são marcadas pela tentativa de contraposição ao ensino tradicional da matemática, pela necessidade do estudante ser ativo em seu processo de aprendizagem. Este estudo discute as Metodologias Ativas (MA) no enfrentamento dessa problemática, em especial nas aulas de matemática no ensino médio público cearense. Desse modo, pergunta-se: as Metodologias Ativas são recomendadas para serem empregadas em aulas de matemática, no âmbito do ensino médio em escolas públicas estaduais do Ceará? Como essa recomendação aparece em documentos curriculares oficiais? A pesquisa teve como objetivo caracterizar orientações para o uso das Metodologias Ativas no ensino médio público cearense, presentes em normatizações curriculares e didáticas oficiais. Para tanto, realizaram-se estudos bibliográficos sobre MA e políticas curriculares; estudos documentais na Base Nacional Comum Curricular do ensino médio - BNCC e no Documento Curricular Referencial do Ceará - DCRC. Foi identificado, como resultado, que existem orientações explícitas e implícitas, acerca do uso das Metodologias Ativas nas aulas de matemática do ensino médio público cearense, tanto no documento curricular nacional quanto no estadual. Implícitas na BNCC, quando indica a ação do aluno para aprender, em aulas que privilegiem a formação de habilidades e competências nessa perspectiva; e explícitas no DCRC, quando indica claramente as metodologias ativas como uma das possibilidades didáticas para aulas de matemática.
Downloads
Métricas
Referências
ARAÚJO, José Carlos Sousa. Fundamentos Da Metodologia De Ensino Ativa (1890-1931). 2015. UFSC – Florianópolis. Disponível em: <https://www.anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt02-4216.pdf>. Acesso em: 13 de jul de 2023.
BARBOSA, John Mateus. O flexível ensino médio do governo Temer (Lei N.º 13.415/2017): hegemonia financeira e a inflexível formação da/para espoliação. Revista Educação em Debate, v. 41, p. 77-92, 2019.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília, DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 23 mar. 2017.
BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União DF, 1996. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf>. Acesso em 14 nov. 2022
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular. 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em 14 nov. 2022.
CARNEIRO, Vera Clotilde. Educação Matemática no Brasil: uma meta-investigação. Quadrante, v. 9, n. 1, p. 117-146, 2000. Disponível em: <https://revistas.rcaap.pt/index.php/quadrante/article/view/22724>. Acesso em: 18 de dez. de 2021.
CEARÁ. Secretaria De Educação Do Estado Do Ceará. Ceará lidera em resultado educacionais. Dez, 2020. Disponível em: <https://www.seduc.ce.gov.br/2020/12/30/ceara-lidera-em-resultados-educacionais/>. Acesso em: 16 de mar. 2023.
CEARÁ. Secretaria De Educação Do Estado Do Ceará. Fev, 2023a. Ceará tem maior proporção de alunos do ensino fundamental em tempo integral do Brasil. Disponível em: <https://www.seduc.ce.gov.br/2023/02/08/ceara-tem-maior-proporcao-de-alunos-do-ensino-fundamental-em-tempo-integral-no-brasil/#:~:text=No%20total%2C%20s%C3%A3o%20472%20unidades,mil%20estudantes%20em%20165%20munic%C3%ADpios>. . Acesso em: 05 de mar.. 2023.
CEARÁ. Secretaria De Educação Do Estado Do Ceará. Enem Chego Junto, Chego Bem. Mai, 2021a Disponível em: <https://www.ceara.gov.br/2021/05/25/enem-chego-junto-chego-bem-inicia-acoes-de-reforco-a-preparacao-de-alunos-para-o-exame/>. Acesso em: 16 de mar. 2023.
CEARÁ. Secretaria De Educação Do Estado Do Ceará. Documento Curricular Referencial do Ceará do Ensino Médio. Set, 2021b. Disponível em: <https://www.seduc.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/37/2022/01/dcrc_completo_v14_09_2021.pdf>. Acesso em: 14 de nov. de 2022.
CEARÁ. Secretaria De Educação Do Estado Do Ceará. Governo do Ceará lança temporada de preparação para Enem para alunos da rede estadual. Abr, 2023b. Disponivel em: <https://www.seduc.ce.gov.br/2023/04/11/governo-do-ceara-lanca-temporada-de-preparacao-para-enem-para-alunos-da-rede-publica-estadual/#:~:text=O%20Governo%20do%20Cear%C3%A1%2C%20por,do%20Ensino%20M%C3%A9dio%20em%202023>. Acesso em: 16 de mar. 2023.
CEARÁ. Secretaria De Educação Do Estado Do Ceará. Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica. s/a. Disponível em: <https://www.seduc.ce.gov.br/spaece/#:~:text=O%20SPAECE%2C%20na%20vertente%20Avalia%C3%A7%C3%A3o,em%20L%C3%ADngua%20Portuguesa%20e%20Matem%C3%A1tica>. Acesso em: 05 mar. 2023.
CUNHA, Márcia Borin. da, et all. Metodologias Ativas: Em Busca De Uma Caracterização E Definição. 2022. Disponível em: <https://preprints.scielo.org/index.php/scielo/preprint/download/3885/7289/7622>. Acesso em: 13 de jul. 2023.
FERRARINI, Rosilei; SAHEB, Daniele; TORRES, Patricia Lupion. Metodologias ativas e tecnologias digitais:. Revista Educação em Questão, v. 57, n. 52, 18 mar. 2019. Disponível em: <https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/15762> . Acesso em: 21 de março de 2022.
QEdu. Ideb. 2023. Disponivel em: <https://qedu.org.br/uf/23-ceara/ideb>. Acesso em: 05 mar. de 2023.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Pensamento e linguagem. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mário Lucas Marques Vasconcelos, Ana Cláudia Gouveia de Sousa, Kiara Lima Costa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.