UMA ATIVIDADE PARA OS ANOS INICIAIS ENVOLVENDO PROPRIEDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO MAIA

Autores

  • Lucieli Maria Trivizoli
  • Eliane Siviero da Silva

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v3i7.59

Palavras-chave:

História da Matemática; Sistema de numeração Maia; Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Resumo

A História da Matemática ao ser utilizada como recurso didático juntamente com outros recursos pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Este artigo apresenta uma proposta para o ensino de sistema de numeração para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental fundamentada nos aspectos da História da Matemática. Vários povos desenvolveram sua própria forma de contagem e seu sistema de numeração. Os maias habitaram a América Central durante mais de mil anos e desenvolveram um sistema de numeração vigesimal (base 20) posicional, no qual o valor dos algarismos é determinado pela posição ocupada e também incluíram uma representação para o zero. A proposta apresentada neste artigo se caracteriza pelo desenvolvimento de atividades envolvendo propriedades do sistema de numeração Maia, utilizando materiais manipuláveis e foca nas relações entre contagem, conceito de agrupamento e esquema simbólico para escrever os números em determinado sistema de numeração. Dessa maneira, espera-se que este artigo se constitua uma referência aos professores, já que a quantidade de materiais que envolvem a História da Matemática nos primeiros anos do Ensino Fundamental ainda é incipiente. Além disso, estas atividades podem fornecer indícios para verificar se os alunos estão desenvolvendo suas compreensões sobre valor posicional, se estão integrando os conceitos de contagem e de agrupamento e se estão relacionando com seus registros numéricos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2018-06-01

Como Citar

TRIVIZOLI, L. M.; SILVA, E. S. da. UMA ATIVIDADE PARA OS ANOS INICIAIS ENVOLVENDO PROPRIEDADES DO SISTEMA DE NUMERAÇÃO MAIA. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 19–30, 2018. DOI: 10.30938/bocehm.v3i7.59. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/59. Acesso em: 21 nov. 2024.