Simulações e aplicações como agentes facilitadores no ensino de equações diferenciais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30938/bocehm.v12i34.13782

Palavras-chave:

Objetos de aprendizagem, Sequência de ensino investigativa, Modelagem, Resolução de equações

Resumo

As equações diferenciais são aplicadas na resolução de problemas de diversas áreas e sua compreensão é relevante na modelagem de vários fenômenos. Tendo em vista a aplicabilidade destas equações, é proposta uma sequência de ensino investigativa, em que o percurso é iniciado pela apresentação de situações que envolvam a aplicação do conteúdo. Simuladores de circuitos elétricos e de movimento harmônico são usados para trabalhar aplicações sugeridas e construir a equação diferencial que modela a situação problema. De posse dos modelos, as técnicas de resolução de equações diferenciais lineares de primeira e segunda ordem são apresentas retomando os conhecimentos de disciplinas de cálculo diferencial e integral vistas em semestres anteriores. Os resultados apontam para uma aprendizagem interdisciplinar, em que os discentes compreenderam os métodos de resolução, bem como os princípios que regem os modelos trabalhados. Dessa forma, pode-se dizer que as aplicações foram norteadoras da motivação, enquanto os simuladores foram grandes aliados na promoção da interatividade entre os envolvidos no processo de ensino de equações diferenciais.

Downloads

Métricas

Visualizações em PDF
11
Apr 04 '25Apr 07 '25Apr 10 '25Apr 13 '25Apr 16 '25Apr 19 '25Apr 22 '25Apr 25 '25Apr 28 '25May 01 '253.0
|

Biografia do Autor

Murilo Carvalho Feitosa, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Bacharel em Ciência e Tecnologia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA; Ex-bolsista CNPQ através do projeto Estudo e Desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem; Formando em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA; Bolsista CNPq através do projeto Investigação de Tecnologias no Ensino

Francisco Wagner Soares Oliveira, Universidade Estadual do Ceará

Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) (2023). Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (PGECM/IFCE) (2019). Especialista em Metodologia do ensino de matemática e física pela Universidade Candido Mendes (2018). Graduado em Licenciatura Plena em Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Canindé (2017). Professor do curso de Licenciatura em Matemática da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos FAFIDAM/UECE, atuando na área de Educação Matemática. Possui Experiência como Formador regional do MaisPaic na CREDE 7 Canindé na área de matemática nos anos finais do ensino fundamental (2019), experiência como docente em matemática no Colégio Estadual Nazaré Guerra e como bolsista de iniciação à docência do Pibid de Matemática do IFCE Campus Canindé. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM/UECE).

Otávio Paulino, Universidade Federal Rural do Semi-Árido - UFERSA

Possui graduação em Física pela Universidade Estadual do Ceará (2011), graduação em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (2011), graduação em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pela Universidade Metodista de São Paulo (2010), especialização em matemática pela Faculdade Integrada de Jacarepaguá, mestrado em Física pela Universidade Federal do Ceará (2013) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2015). Realizou pós-doutorado na área de Telecomunicações na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e outro na área de Ensino na Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Tem experiência na área de Física e Matemática, com ênfase em Equações Diferenciais, Física Matemática e Telecomunicações. Tem atuado nos seguintes temas: equações diferencias especiais, ensino de física e de matemática, formação docente, tecnologias de informação e comunicação e metodologias de ensino e aprendizagem.

Referências

AQUINO, Adelmo Artur de; LAVOR, Otávio Paulino. ENSINO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS RESIDENCIAIS: uma sequência didática a partir de uma aplicação mobile. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, [s.l.], v. 8, n. 2, p. 125-146, 30 abr. 2020. Revista REAMEC. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i2.9862. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9862/pdf. Acesso em: 30 maio 2020.

AUSUBEL, Davis P.; NOVAK, Joseph D.; HANESIAN, Helen. Psicologia Educacional. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 1980.

BELLUCCO, Alex; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Uma proposta de sequência de ensino investigativa sobre quantidade de movimento, sua conservação e as leis de Newton. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, [s.l.], v. 31, n. 1, p. 30-59, 25 nov. 2013. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2014v31n1p30. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5165601. Acesso em: 17 maio 2020.

BORSSOI, Adriana Helena; FREIRE, Talita Breschiliare Piffer; SILVA, Karina Alessandra Pessoa da. UM PRODUTO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS EM UM CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE. Revista de Produtos Educacionais e Pesquisas em Ensino, Paraná, v. 1, n. 1, p. 59-78, 20 jun. 2017. Disponível em: http://seer.uenp.edu.br/index.php/reppe/article/view/1113. Acesso em: 24 maio 2020.

CAMPBELL, Suzanne Hetzel. Simulação clínica para o ensino em saúde. 2019. Disponível em: http://deploy.extras.ufg.br/projetos/fen_revista/v21/pdf/a00-57250.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.

CARVALHO, Ana Maria Pessoa (Org.). O ensino de Ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. São Paulo: CENCAGE Learning, 2013.

COELHO, Nilcilene da Silva; PEREIRA, Rubenvaldo Monteiro. Software GCompris como recurso didático no processo de ensino-aprendizagem de Matemática: investigações na formação continuada de professores na rede municipal em Cametá/PA. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre Ensino Tecnológico (educitec), [s.l.], v. 4, n. 8, p. 257-267, 14 nov. 2018. Instituto Federal do Amazonas. http://dx.doi.org/10.31417/educitec.v4i08.620. Disponível em: http://200.129.168.14:9000/educitec/index.php/educitec/article/view/620. Acesso em: 30 maio 2020.

CUNHA, Aldrin Cleyde da; CUNHA, Janielle da Silva Melo da. TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: representações sociais de professores indígenas em formação. Revista Observatório, [s.l.], v. 5, n. 5, p. 983-998, 1 ago. 2019. Universidade Federal do Tocantins. http://dx.doi.org/10.20873/uft.2447-4266.2019v5n5p983. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/observatorio/article/view/4061. Acesso em: 24 maio 2020.

FEITOSA, Murilo Carvalho; LAVOR, Otávio Paulino. ENSINO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS COM AUXÍLIO DE UM SIMULADOR DO PHET. Reamec - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Pau dos Ferros-RN, v. 8, n. 1, p.126-139, 7 fev. 2020. Revista REAMEC. http://dx.doi.org/10.26571/reamec.v8i1.9014. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/9014/pdf. Acesso em: 15 mai. 2020.

FIORENTINI, Dario; MIORIM, Maria Ângela. Uma reflexão sobre o uso de materiais concretos e jogos no Ensino da Matemática. 1990. Disponível em: http://files.profpereira.webnode.com/200000097-846ca86603/Texto%20-%20Uma%20Reflexao%20sobre%20o%20uso%20de%20Materiais%20Concretos%20e%20Jogos.pdf. Acesso em: 29 maio 2020.

IGLIORI, Sonia Barbosa Camargo; ALMEIDA, Marcio Vieira. Aplicações para o ensino de equações diferenciais. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, [s.l.], v. 10, n. 1, p. 257, 30 maio 2017. Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). http://dx.doi.org/10.5007/1982-5153.2017v10n1p257. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/view/1982-5153.2017v10n1p257. Acesso em: 16 maio 2020.

LOPES, Lidiane Schimitz; ALVES, Gilson Leandro Pacheco; FERREIRA, André Luís Andrejew. A Simetria nas Aulas de Matemática: uma proposta investigativa. 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/edreal/2015nahead/2175-6236-edreal-46015.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.

MARTINS, Endrigo Antunes, et al. CRENÇAS DE AUTOEFICÁCIA E ATITUDES DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA: possíveis indicativos de desmotivação para a resolução de questões “matematizadas” de ciências naturais. REAMEC - Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática, Cuiabá, v. 7, n. 2, p.5-27, jul./dez. 2019. Disponível em: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/reamec/article/view/8346. Acesso em 17 mai. 2020.

PERIPOLLI, Patrícia Zanon; BARIN, Cláudia Smaniotto. USO PEDAGÓGICO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA. 2018. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Claudia_Barin/publication/326441417_O_USO_PEDAGOGICO_DE_HISTORIAS_EM_QUADRINHOS_NO_ENSINO_DE_MATEMATICA/links/5b4dce99aca27217ff9bdf9a/O-USO-PEDAGOGICO-DE-HISTORIAS-EM-QUADRINHOS-NO-ENSINO-DE-MATEMATICA.pdf. Acesso em: 30 maio 2020.

PIETROCOLA, Maurício. A MATEMÁTICA COMO ESTRUTURANTE DO CONHECIMENTO FÍSICO. 2002. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/download/9297/8588. Acesso em: 29 maio 2020.

PONTE, João Pedro da (1995). Novas tecnologias na aula de Matemática. Educação e Matemática, Lisboa, v.1, n. 34, p.2-7, mai. 1995. Disponível em: http://hdl.handle.net/10451/4470. Acesso em 23 mai. 2020.

PREDIGER, Juliana; BERWANGER, Luana; MÖRS, Marlete Finke. Relação entre aluno e matemática: reflexões sobre o desinteresse dos estudantes pela aprendizagem desta disciplina. Revista Destaques Acadêmicos, [s.l.], v. 1, n. 4, p. 23-32, dez. 2009. Disponível em: http://univates.br/revistas/index.php/destaques/article/view/39. Acesso em: 30 maio 2020.

REIS, Erisnaldo Francisco; REHFELDT, Márcia Jussara Repp SOFTWARE PHET E MATEMÁTICA: POSSIBILIDADE PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DA MULTIPLICAÇÃO. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), Cuiabá, v. 10, n. 1, p.194-208, 2019. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/1557. Acesso em 18 mai. 2020.

RODRIGUES, Leude Pereira; MOURA, Lucilene Silva; TESTA, Edimárcio. O TRADICIONAL E O MODERNO QUANTO À DIDÁTICA NO ENSINO SUPERIOR. 2011. Disponível em: https://assets.unitpac.com.br/arquivos/Revista/43/5.pdf. Acesso em: 18 maio 2020.

SANTOS, Elci; MORAIS, Carlos; PAIVA, João. Formação de professores para a integração das TIC no ensino de Matemática. 2004. Biblioteca Digital do Instituto Politécnico de Bragança. Disponível em: http://hdl.handle.net/10198/1094. Acesso em: 23 maio 2020.

SANTOS, Josiel Almeida; FRANÇA, Kleber Vieira; SANTOS, Lúcia Silveira Brum dos. Dificuldades na Aprendizagem de Matemática. 2007. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Matemática, Centro Universitário Adventista de São Paulo, São Paulo, 2007. Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/2010/artigos_teses/MATEMATICA/Monografia_Santos.pdf. Acesso em: 23 maio 2020.

SILVA, Davi Ferreira Lima et al. Proposta de Sequência Didática para o Ensino de Funções de Duas Variáveis Utilizando o Geogebra Mobile. Brazilian Journal Of Development, [s.l.], v. 6, n. 2, p. 9217-9229, 2020. Brazilian Journal of Development. http://dx.doi.org/10.34117/bjdv6n2-291.

Downloads

Publicado

2025-04-04

Como Citar

FEITOSA, M. C.; OLIVEIRA, F. W. S.; PAULINO, O. Simulações e aplicações como agentes facilitadores no ensino de equações diferenciais. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S. l.], v. 12, n. 34, p. 1–21, 2025. DOI: 10.30938/bocehm.v12i34.13782. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/BOCEHM/article/view/13782. Acesso em: 12 abr. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)