Formação inicial e atuação docente
uma investigação histórico-cultural com professores de 5º ano de Porto Velho/RO
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e9373Palavras-chave:
Formação de professores, Atuação docente, Práxis pedagógica, Ensino FundamentalResumo
Este artigo resulta de uma pesquisa que investigou como docentes de turmas de 5º ano do ensino fundamental de Porto Velho, Rondônia, percebem sua atuação docente em relação com sua formação inicial. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o estudo utilizou-se do método dialético para analisar os dados, mediante a unidade “Relação entre a formação e a atuação do professor do 5º ano do ensino fundamental”, suportada por dois eixos analíticos. Neste manuscrito, destacam-se as discussões do eixo 1, “Contexto da formação dos professores em Porto Velho”. 54 docentes responderam a um questionário misto on-line e os principais achados revelaram que: a práxis é fundamental para a superação da dicotomia teoria/prática e para fortalecer a relação indecomponível entre formação e atuação docente; e a Teoria Histórico-Cultural pouco foi abordada na formação inicial dos professores. Defende-se a necessidade de intensificar o debate sobre as relações formação/atuação docente visando à práxis pedagógica pelos professores do ensino fundamental.
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