Formação inicial e atuação docente

uma investigação histórico-cultural com professores de 5º ano de Porto Velho/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e9373

Palavras-chave:

Formação de professores, Atuação docente, Práxis pedagógica, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que investigou como docentes de turmas de 5º ano do ensino fundamental de Porto Velho, Rondônia, percebem sua atuação docente em relação com sua formação inicial. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o estudo utilizou-se do método dialético para analisar os dados, mediante a unidade “Relação entre a formação e a atuação do professor do 5º ano do ensino fundamental”, suportada por dois eixos analíticos. Neste manuscrito, destacam-se as discussões do eixo 1, “Contexto da formação dos professores em Porto Velho”. 54 docentes responderam a um questionário misto on-line e os principais achados revelaram que: a práxis é fundamental para a superação da dicotomia teoria/prática e para fortalecer a relação indecomponível entre formação e atuação docente; e a Teoria Histórico-Cultural pouco foi abordada na formação inicial dos professores. Defende-se a necessidade de intensificar o debate sobre as relações formação/atuação docente visando à práxis pedagógica pelos professores do ensino fundamental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Epifânia Barbosa da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Pedagoga. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Supervisora escolar da Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc/RO). Especialista em assuntos educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed).

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia

Doutor, mestre e especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-Doutor em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM - Humaitá). Pedagogo e cientista da computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) e líder do grupo de pesquisa Histcult – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos da UNIR.

Referências

ASBAHR, F. S. F. “Por que aprender isso, professora?”: sentido pessoal e atividade de estudo na psicologia histórico-cultural. 2011. Tese (Doutorado em Educação Escolar) – Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

BAUER, M. W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2017.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o Ensino de 1º e 2º Graus, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 12 ago. 1971.

CARVALHO, B.; MARTINS, L. M. Formação de professores: superando o dilema teoria versus prática. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v. 9, n. 1, p. 172-181, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistagerminal/article/view/15382. Disponível em: 10 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v9i1.15382

CASTRO, R. F. A expressão escrita de acadêmicas de um curso de Pedagogia a distância: uma intervenção histórico-cultural. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, 2014.

CASTRO, R. F. O método dialético em pesquisas educacionais: contribuições para investigações histórico-culturais. Cadernos de Pesquisa UFMA, São Luís, no prelo.

DUARTE, N. O debate contemporâneo das teorias pedagógicas. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Unesp, 2010. p. 33-49.

FACCI, M. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor?: um estudo crítico- -comparativo da teoria do professor reflexivo, do construtivismo e da psicologia vigotskiana. Campinas: Autores Associados, 2004.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GATTI, B. A. Formação de professores, complexidade e trabalho docente. Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 53, p. 721-737, 2017. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/8429. Acesso em: 10 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.7213/1981-416X.17.053.AO01

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. Educar, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/2074. Acesso em: 10 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.226

MARTINS, L. M.; LAVOURA, T. N. Materialismo histórico-dialético: contributos para a investigação em educação. Educar, Curitiba, v. 34, n. 71, p. 223-239, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/educar/article/view/59428. Acesso em: 10 ago. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.59428

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Boitempo, 2010.

MIZUKAMI, M. G. N. Escola e desenvolvimento profissional da docência. In: GATTI, B. A. et al. (org.). Por uma política nacional de formação de professores. São Paulo: Unesp, 2013. p. 23-54.

PRESTES, Z. R. Quando não é quase a mesma coisa: análise de traduções de Lev Semionovitch Vigotski no Brasil. Repercussões no campo educacional. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2010.

SAVIANI, D. Educação: do senso comum à consciência filosófica. 10. ed. São Paulo: Cortez, 1991.

SAVIANI, D. Escola e democracia. 41. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

SAVIANI, D. História da formação docente no Brasil: três momentos decisivos. Educação, Santa Maria, v. 30. n. 2, p. 11-26, 2005. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3735. Acesso em: 10 ago. 2022.

SAVIANI, D. Marxismo, educação e pedagogia. In: SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. p. 59-85.

SAVIANI, D.; DUARTE, N. (org.). Pedagogia histórico-crítica e luta de classes na educação escolar. Campinas: Autores Associados, 2012. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v5i2.9697

SILVA, F. O.; SOUZA, G. F. R. Formação permanente de professores no cotidiano escolar: o real e o possível. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e8002, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8002. Disponível em: 11 dez. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8002

VIGOTSKI, L. S. Psicologia, educação e desenvolvimento: escritos de L. S. Vigotski. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VYGOTSKY, L. S. Obras escogidas. Moscú: Pedagógica, 1982. Tomo II.

Publicado

2022-12-29

Como Citar

SILVA, E. B. da; CASTRO, R. F. de. Formação inicial e atuação docente: uma investigação histórico-cultural com professores de 5º ano de Porto Velho/RO. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e9373, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e9373. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9373. Acesso em: 21 nov. 2024.