Formação inicial e atuação docente

uma investigação histórico-cultural com professores de 5º ano de Porto Velho/RO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e9373

Palavras-chave:

Formação de professores, Atuação docente, Práxis pedagógica, Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa que investigou como docentes de turmas de 5º ano do ensino fundamental de Porto Velho, Rondônia, percebem sua atuação docente em relação com sua formação inicial. Fundamentado na Teoria Histórico-Cultural, o estudo utilizou-se do método dialético para analisar os dados, mediante a unidade “Relação entre a formação e a atuação do professor do 5º ano do ensino fundamental”, suportada por dois eixos analíticos. Neste manuscrito, destacam-se as discussões do eixo 1, “Contexto da formação dos professores em Porto Velho”. 54 docentes responderam a um questionário misto on-line e os principais achados revelaram que: a práxis é fundamental para a superação da dicotomia teoria/prática e para fortalecer a relação indecomponível entre formação e atuação docente; e a Teoria Histórico-Cultural pouco foi abordada na formação inicial dos professores. Defende-se a necessidade de intensificar o debate sobre as relações formação/atuação docente visando à práxis pedagógica pelos professores do ensino fundamental.

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Biografia do Autor

Epifânia Barbosa da Silva, Universidade Federal de Rondônia

Pedagoga. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Supervisora escolar da Secretaria de Educação de Rondônia (Seduc/RO). Especialista em assuntos educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Porto Velho (Semed).

Rafael Fonseca de Castro, Universidade Federal de Rondônia

Doutor, mestre e especialista em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-Doutor em Ensino de Ciências e Humanidades pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM - Humaitá). Pedagogo e cientista da computação pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar (PPGEEProf) e líder do grupo de pesquisa Histcult – Educação, Psicologia Educacional e Processos Formativos da UNIR.

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Publicado

2022-12-29

Como Citar

SILVA, E. B. da; CASTRO, R. F. de. Formação inicial e atuação docente: uma investigação histórico-cultural com professores de 5º ano de Porto Velho/RO. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e9373, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e9373. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/9373. Acesso em: 4 maio. 2024.