Práticas educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
desafios e possibilidades no retorno presencial
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8644Palavras-chave:
Práticas Educativas, Processo de Ensino e Aprendizagem, Educação EscolarResumo
O artigo em tela objetiva analisar os desafios e possibilidades presentes nas práticas educativas desenvolvidas com alunos do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Ariquemes, Rondônia. A sustentação teórica está pautada no Enfoque Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com duas professoras do 3º ano de uma mesma escola em agosto de 2021, mês em que houve retorno presencial dos estudantes. Os desafios estão relacionados com a dificuldade de acesso às crianças durante o período de isolamento social e com a compreensão dos pais acerca da relevância de algumas atividades. Já as possibilidades estão relacionadas às parcerias com a equipe pedagógica durante os planejamentos, com a elaboração de projetos e sequências didáticas, cujas atividades envolvem o diagnóstico de aprendizagem e promovem ativação das funções mentais dos estudantes.
Downloads
Referências
BARROS, F. C.; VIEIRA, D. A. P. Os desafios da educação no período de pandemia. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 1, 2021, p. 1-24. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/22591. Acesso em: 26 jul. 2022.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
BRASIL. Política Nacional de Alfabetização (PNA). Brasília, DF: MEC, 2019.
GALVÃO, A. C.; LAVOURA, T. N.; MARTINS, L. M. Fundamentos da didática histórico- -crítica. Campinas: Autores Associados, 2019.
LIBÂNEO, J. C. A teoria do ensino para o desenvolvimento humano e o planejamento de ensino. Educativa, Goiânia, v. 19, n. 2, p. 353-387, 2016. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/educativa/article/view/5391. Acesso em: 20 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.18224/educ.v19i2.5391
LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R.; ALMEIDA, R. B. Didática no ensino remoto emergencial na visão de estudantes de licenciaturas do Centro-Oeste brasileiro. Roteiro, Joaçaba, v. 47, 2022, p. 1-20. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/30221/17546. Acesso em: 20 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.18593/r.v47.30221
LIMA, Á. M. Educação, ideologia e reprodução social: notas críticas sobre os fundamentos sociais da Base Nacional Comum Curricular – BNCC. In: UCHOA, A. M. C.; SENA, I. P. F. S. (org.). Diálogos críticos: BNCC, educação, crise e luta de classes em pauta. Porto Alegre: Fi, 2019. p. 39-71.
SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11. ed. São Paulo: Autores Associados, 2011. (Educação Contemporânea).
SENA, I. P. F. S. Convite ao questionamento e à resistência ao abismo lançado pela Base Nacional Comum Curricular – BNCC. In: UCHOA, A. M. C.; SENA, I. P. F. S. (org.). Diálogos críticos: BNCC, educação, crise e luta de classes em pauta. Porto Alegre: Fi, 2019. p. 15-38.
SFORNI, M. S. F. Interação entre didática e teoria histórico-cultural. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 2, p. 375-397, 2015. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/2175-623645965. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/Fx3RsNJtkq8QVxzXWCvYg6p/abstract/?lang=pt. Acesso em: 20 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623645965
SILVA, E.; LIBÂNEO, J. C. Atividade de estudo e desenvolvimento humano: a metodologia do duplo movimento no ensino. Obutchénie: Revista de Didática e Psicologia Pedagógica, Uberlândia, v. 5, n. 3, p. 700-725, 2021. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/Obutchenie/article/view/59160/32201. Acesso em: 22 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/OBv5n3.a2021-59160
SILVESTRE, B. S.; BARBOSA, I. G. Formação docente e as relações dialéticas da brincadeira e do jogo nas teorias de: Elkonin, Vigotski, Luria, Leontiev e Wallon. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, p. 1-17, 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7339. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/7339. Acesso em: 28 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e7339
SOUZA, K. R. et al. Diários de professores(as) na pandemia: registros em cadernetas digitais de trabalho e saúde. Interface, Botucatu, v. 26, p. 1-16, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/interface.210318. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/BRBSP9kR9Xr4jK7T68Ry6zw/. Acesso em: 28 jul. 2022.
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1997. (Tomo I).
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 2000. (Tomo III).
VYGOTSKI, L. S. Obras escogidas. Madrid: Visor, 1996. (Tomo IV).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Eliete Zanelato, Ademilson Gonçalves de Sá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.