Práticas educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

desafios e possibilidades no retorno presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8644

Palavras-chave:

Práticas Educativas, Processo de Ensino e Aprendizagem, Educação Escolar

Resumo

O artigo em tela objetiva analisar os desafios e possibilidades presentes nas práticas educativas desenvolvidas com alunos do 3º ano do ensino fundamental, em uma escola municipal de Ariquemes, Rondônia. A sustentação teórica está pautada no Enfoque Histórico-Cultural. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que se deu a partir de entrevistas semiestruturadas com duas professoras do 3º ano de uma mesma escola em agosto de 2021, mês em que houve retorno presencial dos estudantes. Os desafios estão relacionados com a dificuldade de acesso às crianças durante o período de isolamento social e com a compreensão dos pais acerca da relevância de algumas atividades. Já as possibilidades estão relacionadas às parcerias com a equipe pedagógica durante os planejamentos, com a elaboração de projetos e sequências didáticas, cujas atividades envolvem o diagnóstico de aprendizagem e promovem ativação das funções mentais dos estudantes.

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Biografia do Autor

Eliete Zanelato, Universidade Federal de Rondônia

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Professora Adjunta da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)/Campus de Ariquemes, no Departamento Acadêmico de Ciências da Educação (DACED-ARQ) e no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado Profissional/UNIR, linha de pesquisa "Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas".  É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Enfoque Histórico-Cultural (GEPEEHC/UNIR). 

Ademilson Gonçalves de Sá, Universidade Federal de Rondônia

Pedagogo, egresso da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus de Ariquemes.

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

ZANELATO, E.; SÁ, A. G. de. Práticas educativas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: desafios e possibilidades no retorno presencial. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8644, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8644. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8644. Acesso em: 4 maio. 2024.