O silêncio diante da desigualdade racial brasileira

subsídios para transformações nas práticas escolares

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8463

Palavras-chave:

Educação Escolar Básica, Direito Educacional, Necessidades do educando

Resumo

A atual pesquisa busca compreender como uma escola estadual do interior paulista atua diante da temática das relações étnico-raciais prevista pela Lei nº 10.639/2003 para a educação brasileira. Por meio de um estudo de caso etnográfico, buscou-se investigar as ações de combate ao racismo nos anos finais do ensino fundamental. Foram realizadas observações participantes e entrevistas com profissionais educadores. Os resultados indicaram o despreparo da comunidade escolar para a implementação da lei e para a prevenção de situações de violência racial contra alunos negros. Conclui-se que está sendo mantido silêncio diante da desigualdade racial na escola estudada.

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Biografia do Autor

Daniela de Figueiredo Ribeiro, Centro Universitário Municipal de Franca

Psicóloga e Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Docente do curso de Psicologia e do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional do Centro Universitário Municipal de Franca - Uni-FACEF.

Débora Luz Squilante, Centro Universitário Municipal de Franca

Mestranda no Programa de Desenvolvimento Regional, área de concentração Desenvolvimento Social e Políticas Públicas pelo Centro Universitário Municipal de Franca (UNI FACEF), com atual investigação empírica sobre racismo na educação básica. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Paulista de Ribeirão Preto. 

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Publicado

2022-12-26

Como Citar

RIBEIRO, D. de F.; SQUILANTE, D. L. O silêncio diante da desigualdade racial brasileira: subsídios para transformações nas práticas escolares. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8463, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8463. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8463. Acesso em: 22 dez. 2024.