O silêncio diante da desigualdade racial brasileira
subsídios para transformações nas práticas escolares
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8463Palavras-chave:
Educação Escolar Básica, Direito Educacional, Necessidades do educandoResumo
A atual pesquisa busca compreender como uma escola estadual do interior paulista atua diante da temática das relações étnico-raciais prevista pela Lei nº 10.639/2003 para a educação brasileira. Por meio de um estudo de caso etnográfico, buscou-se investigar as ações de combate ao racismo nos anos finais do ensino fundamental. Foram realizadas observações participantes e entrevistas com profissionais educadores. Os resultados indicaram o despreparo da comunidade escolar para a implementação da lei e para a prevenção de situações de violência racial contra alunos negros. Conclui-se que está sendo mantido silêncio diante da desigualdade racial na escola estudada.
Downloads
Referências
ANDRÉ, M. E. Etnografia da prática escolar. 18. ed. Campinas: Papirus, 2020.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 10 jan. 2003.
BRASIL. Plano Nacional de Implementação das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília, DF: MEC, 2013.
CARNEIRO, S. Racismo, sexismo e desigualdade no Brasil. São Paulo: Selo Negro, 2001.
CARVALHO, D. M. S.; FRANÇA, D. X. Estratégias de enfrentamento do racismo na escola: uma revisão integrativa. Educação &. Formação, Fortaleza, v. 4, n. 12, p. 148-168, 2019. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.974. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/974. Acesso em: 15 abr. 2022 DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v4i12.974
DEL PRETTE, A.; DEL PRETTE, Z. Assertividade, sistema de crenças e identidade social. Psicologia em Revista, Belo Horizonte, v. 9, n. 13, p. 125-136, 2003.
DEVULSKY, A. Colorismo. 2. ed. São Paulo: Jandaíra, 2021.
GOMES, N. L. As práticas pedagógicas com as relações étnico-raciais nas escolas públicas: desafios e perspectivas. In: GOMES, N. L. (org.). Práticas pedagógicas de trabalho com relações étnico-raciais na escola na perspectiva da Lei nº 10.639/03. Brasília, DF: MEC, 2012. p. 19-33. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-40602013000100003
GOMES, N. L. Raça e educação infantil: à procura de justiça. Revista e-curriculum, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 1015-1044, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/44232. Acesso em: 15 abr. 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/1809-3876.2019v17i3p1015-1044
GRAÇAS, E. M. Pesquisa qualitativa e a perspectiva fenomenológica: fundamentos que norteiam sua trajetória. Revista Mineira de Enfermagem, Belo Horizonte, v. 4, n. 1/2, p. 28-33, 2000.
KILOMBA, G. Memórias da plantação: episódios de racismo cotidiano. Rio de Janeiro: Cobogó, 2018.
LIMA, E. F. Racismo no plural: um ensaio sobre o conceito de racismo. In: LIMA, E. F. et al. (org.). Ensaios sobre o racismo: pensamento de fronteira. São Paulo: Balão, 2019. p. 11-24.
MATOS, P. M.; FRANÇA, D. X. Socialização étnico-racial e racismo: dos saberes afro- -brasileiros e africanos à construção da identidade étnico-racial. Educar em Revista, Curitiba, v. 37, e78243, 2021. Disponível: https://www.scielo.br/j/er/a/y7zG7PbgcL5y9YfhNPjR8RM/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 2 jan. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.78243
MOREIRA, A. Racismo recreativo. São Paulo: Sueli Carneiro, 2020.
RIBEIRO, D. Lugar de fala. São Paulo: Sueli Carneiro, 2019.
ROCHA, R. M. C. Educação das relações étnico-raciais: pensando referenciais para a organização da prática pedagógica. Belo Horizonte: Mazza, 2011.
SILVA, C. R. R.; LÚZIO, J. Educação e pesquisa na desconstrução do racismo no Brasil: desafios, resistências e avanços. In: LIMA, E. F. et al. (org.). Ensaios sobre o racismo: pensamento de fronteira. São Paulo: Balão, 2019. p. 25-32.
UNICEF. Cenário da exclusão escolar no Brasil: um alerta sobre os impactos da pandemia da Covid-19 na Educação. Brasília, DF: Unicef, 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Daniela Ribeiro, Débora Luz Squilante
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.