Competência digital, DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332Palavras-chave:
Competência Digital, DigCompEdu, Formação de professoresResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as competências digitais autopercepcionadas de 15 professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública de educação do estado do Paraná, no Brasil, a partir de uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados. Realizou-se um diagnóstico das competências digitais dos educadores através da ferramenta Check-In, sendo depois ofertada uma formação específica com o intuito de suprir as suas dificuldades desenvolvendo as competências digitais com maior nível de fragilidade da área de avaliação da aprendizagem. Para compreender se esta competência e as demais competências melhoraram após a conclusão da formação, aplicou-se novamente a ferramenta de diagnóstico Check-In. Os resultados revelaram que os educadores ainda estão explorando as potencialidades da tecnologia, especialmente na área da avaliação, apresentando níveis baixos nesta
competência digital, sendo verificado que, após a formação, houve melhoras nessas competências específicas e também no nível global de competência.
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