Competência digital, DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332

Palavras-chave:

Competência Digital, DigCompEdu, Formação de professores

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar as competências digitais autopercepcionadas de 15 professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública de educação do estado do Paraná, no Brasil, a partir de uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados. Realizou-se um diagnóstico das competências digitais dos educadores através da ferramenta Check-In, sendo depois ofertada uma formação específica com o intuito de suprir as suas dificuldades desenvolvendo as competências digitais com maior nível de fragilidade da área de avaliação da aprendizagem. Para compreender se esta competência e as demais competências melhoraram após a conclusão da formação, aplicou-se novamente a ferramenta de diagnóstico Check-In. Os resultados revelaram que os educadores ainda estão explorando as potencialidades da tecnologia, especialmente na área da avaliação, apresentando níveis baixos nesta
competência digital, sendo verificado que, após a formação, houve melhoras nessas competências específicas e também no nível global de competência.

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Biografia do Autor

Larissa Fonseca Figueira, Secretaria de Estado da Educação do Paraná

Mestra em Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Estadual do Norte do Paraná, graduação em Direito pelas Faculdades Integradas de Ourinhos e graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação Alvorada Plus. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, Direito Processual Civil pela Uninter e Metodologia de Ensino de
Língua Portuguesa, Literatura e Língua Inglesa pela Faculdade Venda Nova do Imigrante. Atua como
professora de Língua Inglesa e Língua Portuguesa pertencente ao Quadro Próprio do Magistério da
Educação Básica pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná.

Nuno Dorotea, Universidade de Lisboa

Ph.D. Licenciatura em Educação na especialidade de tecnologias de informação e comunicação na
educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Atualmente é professor auxiliar
convidado no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa e membro da Unidade de
Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação, Instituto de Educação.

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Publicado

2022-10-13

Como Citar

FIGUEIRA, L. F.; DOROTEA, N. Competência digital, DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8332, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8332. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8332. Acesso em: 4 maio. 2024.