Competência digital, DigCompEdu Check-In como ferramenta diagnóstica de literacia digital para subsidiar formação de professores
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8332Palavras-chave:
Competência Digital, DigCompEdu, Formação de professoresResumo
Este artigo tem por objetivo analisar as competências digitais autopercepcionadas de 15 professores de Língua Portuguesa e Língua Inglesa da rede pública de educação do estado do Paraná, no Brasil, a partir de uma abordagem metodológica quantitativa de recolha e análise de dados. Realizou-se um diagnóstico das competências digitais dos educadores através da ferramenta Check-In, sendo depois ofertada uma formação específica com o intuito de suprir as suas dificuldades desenvolvendo as competências digitais com maior nível de fragilidade da área de avaliação da aprendizagem. Para compreender se esta competência e as demais competências melhoraram após a conclusão da formação, aplicou-se novamente a ferramenta de diagnóstico Check-In. Os resultados revelaram que os educadores ainda estão explorando as potencialidades da tecnologia, especialmente na área da avaliação, apresentando níveis baixos nesta
competência digital, sendo verificado que, após a formação, houve melhoras nessas competências específicas e também no nível global de competência.
Downloads
Referências
ALMEIDA, N. A. (coord.). Tecnologia na escola: abordagem pedagógica e abordagem técnica. São Paulo: Cengage Learning, 2014.
BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso, 2017.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF: MEC, 2018.
CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Recomendação do Conselho da União Europeia: sobre as competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida. 2018. Disponível em: https://eur-lex.europa.eu/legalcontent/pt/txt/pdf/?uri=celex:32018h0604(01). Acesso em: 6 mar. 2022.
COSTA, F. A. et al. Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Carnaxide: Santillana, 2012.
COSTA, F. A. (coord.). Competências TIC: estudo de implementação. Lisboa: Ministério da Educação, 2008. v. 1.
COSTA, F. A. Reflexões sobre a integração de tecnologias digitais na escola. In: SIOPA, C. et al. (ed.). Língua e literacia(s) no século XXI: textos selecionados das 9ª Jornadas da Língua Portuguesa. Moçambique: Porto, 2019. p. 19-39.
CRESWELL, J. Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Method Approaches. 2. ed. Thousand Oaks: Sage, 2003.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
LUCAS, M.; MOREIRA, A. DigCompEdu: quadro europeu de competência digital para educadores. Aveiro: UA, 2018.
LUCAS, M.; DOROTEA, N.; PIEDADE, J. Developing Teachers’ Digital Competence: Results from a pilot in Portugal. Revista Iberoamericana de Tecnologías del Aprendizaje, Vigo, v. 16, n. 1, p. 84-92, 2021.
MESSIAS, I.; LOUREIRO, A.; BARBAS, M. P. E-skills, soft skills & social skills: students' competences on a digital age. E-learning and Knowledge Management for Human Capital Development, [S.l.], v. 277, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/257625783_e-skills_soft_skills_social_skills_-_students%27_competences_on_a_digital_age. Acesso em: 8 maio 2022.
SANTOS, C. C.; PEDRO, N. S. G.; MATTAR, J. Avaliação do nível da proficiência nas competências digitais dos docentes do ensino superior em Portugal. Educação, Santa Maria, v. 46, n. 1, p. 1-37, 2021.
SOARES, M. P. S. B. Formação permanente de professores: um estudo inspirado em Paulo Freire com docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 151-171, 2020. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v5i13.1271. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1271. Acesso em: 28 ago. 2022.
TORRES, P. L.; ALCÂNTARA, P.; IRALA, E. A. F. Grupos de consenso: uma proposta de aprendizagem colaborativa para o processo de ensino-aprendizagem. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 13, p. 129-145, 2004. Disponível em:
https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/7052/6932. Acesso em: 21 maio 2022.
VARGAS-D'UNIAM, J. et al. Relación entre las competencias digitales de docentes de educación básica y el uso educativo de las tecnologías en las aulas. Profesorado, Granada, v. 18, n. 3, p. 361-376, 2014. Disponível em: http://hdl.handle.net/10481/34544. Acesso em: 28 ago. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Larissa Fonseca Figueira, Nuno Dorotea
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.