Cursos de formação inicial em Pedagogia nos Institutos Federais

perfis formativos dos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8209

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Cursos de Pedagogia, Institutos Federais

Resumo

A partir de dados de pesquisa de doutorado, este artigo objetiva analisar o perfil formativo de docentes atuantes nos cursos presenciais de Pedagogia dos Institutos Federais, tematizando a educação infantil na formação inicial. Com pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, apresenta análise documental de 532 currículos Lattes de professores(as) vinculados(as) a 27 cursos, identificando graduação e pós-graduação desses(as) docentes. Como resultados, aponta a heterogeneidade nas trajetórias acadêmicas, observa o caráter interdisciplinar dos cursos e sinaliza implicações na graduação, sobretudo quando consideradas as especificidades para o exercício profissional na educação infantil. Com isso, aponta a necessidade de investimento na formação continuada dos(as) docentes formadores(as) e de valorização da pesquisa, do ensino e da extensão voltados à educação, em vinculação com a formação de professores(as) para o exercício na primeira etapa da educação básica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Ferreira Matias Bianch, Instituto Federal de Minas Gerais

Pedagoga (UFV, 2010), Mestre em Educação (UFV, 2012), doutoranda do programa DINTER/UFES desde I/2019, professora da área de Educação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense. Professora no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE).

Kallyne Kafuri Alves, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduada em Pedagogia por esta mesma Universidade (2013). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). É Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE/UFES) e do Grupo de Estudo sobre Gestão e Avaliação da Educação (GESTA/UEMA).

Referências

ALBUQUERQUE, M.; ROCHA, E.; BUSS-SIMÃO, M. Formação docente para Educação Infantil nos currículos de Pedagogia. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 34, p. 1-24, 2018.

AMORIM, M. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa, 2004.

ANFOPE. Contra a descaracterização da formação de professores: nota das entidades nacionais em defesa da Resolução 02/2015. 2019.

ANPED. Posição da Anped sobre o “Texto Referência – Diretrizes curriculares nacionais e base nacional comum para a formação inicial e continuada de professores da educação básica”. 2019. Disponível em: http://www.anped.org.br/news/posicao-da-anped-sobre-texto-referencia-dcn-e-bncc-para-formacao-inicial-e-continuada-de. Acesso em: 19 jun. 2020.

BAKHTIN, M. M. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, M. M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico da linguagem. Tradução de Michel Lhud e Yara Frateschi Vieira. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2009.

BAKHTIN, M. Problemas da poética de Dostoiévski. 3. ed. Tradução, notas e prefácio de Paulo Bezerra. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2002.

BARBOSA, M.; GORBATTO, C. Reflexões sobre alguns impasses na formação inicial de professoras(es) para a educação infantil no curso de Pedagogia. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 39., 2019, Niterói. Anais [...]. Niterói: Anped, 2019.

BRASIL. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2010.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 21 dez. 1996.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 30 dez. 2008.

BRASIL. Lei nº 12.772, de 28 de dezembro de 2012. Dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal; sobre a Carreira do Magistério Superior, de que trata a Lei nº 7.596, de 10 de abril de 1987; sobre o Plano de Carreira e Cargos de Magistério do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e sobre o Plano de Carreiras de Magistério do Ensino Básico Federal, de que trata a Lei nº 11.784, de 22 de setembro de 2008; sobre a contratação de professores substitutos, visitantes e estrangeiros, de que trata a Lei nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993; sobre a remuneração das Carreiras e Planos Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, de que trata a Lei nº 11.357, de 19 de outubro de 2006; altera remuneração do Plano de Cargos Técnico-Administrativos em Educação; altera as Leis nº 8.745, de 9 de dezembro de 1993, 11.784, de 22 de setembro de 2008, 11.091, de 12 de janeiro de 2005, 11.892, de 29 de dezembro de 2008, 11.357, de 19 de outubro de 2006, 11.344, de 8 de setembro de 2006, 12.702, de 7 de agosto de 2012, e 8.168, de 16 de janeiro de 1991; revoga o art. 4º da Lei nº 12.677, de 25 de junho de 2012; e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 31 dez. 2012.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 2, de 1º de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 2 jul. 2015.

BRASIL. Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação - PNE 2014-2024 e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 19 dez. 2018.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 23 dez. 2019.

BRASIL. Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017. Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 22 dez. 2017.

CÔCO, V.; BIANCH, B. F. M. Docência para educação infantil na Pedagogia: mapeamento de produções. Filosofia e Educação, Campinas, v. 12, p. 819-846, 2020.

CÔCO, V.; VIEIRA, M. N. A.; GIESEN, K. F. Docência na educação infantil: desafios e perspectivas da formação inicial em pedagogia. Momento: Diálogos em Educação, Rio Grande, v. 28, p. 417-435, 2019.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, 2004.

GATTI, B. A. et al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília, DF: Unesco, 2019.

GROULX, L. H. Contribuição da pesquisa qualitativa à pesquisa social. In: POUPART, J. et al. (org.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução de Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 95-124.

GUIMARÃES, M. C. S.; COSTA, E. A. S. O estágio de docência no processo de construção da identidade profissional de pós-graduandos. Educação & Formação, Fortaleza, v. 7, e4853, 2022. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/4853. Acesso em: 16 out. 2022.

INEP. Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, DF: Inep, 2020.

INEP. Censo da Educação Básica 2019: Resumo Técnico. Brasília, DF: Inep, 2021.

KISHIMOTO, T. M. Pedagogia e a formação de professores(as) de educação infantil. Pro-posições, Campinas, v. 16, n. 3, p. 181-193, 2005.

LIMA, F. B. G.; SILVA, K. A. A concepção de formação de professores nos institutos federais: um estudo dos discursos políticos. Holos, Mossoró, v. 30, n. 2, p. 1-12, 2014.

MARTINS, J. C. M. et al. Formação de docentes para a educação profissional: problemas e desafios. Crítica Educativa, Sorocaba, v. 3, n. 2, p. 94-108, 2017.

NÓVOA, A. Firmar a posição como professor, afirmar a profissão docente. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 47, n. 166, p. 1106-1133, 2017.

OLIVEIRA, B. M.; OLIVEIRA, M. R. N. S. Licenciaturas nos institutos federais: aspectos para discussão. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Natal, v. 1, n. 10, p. 22-33, 2016.

PANSARDI, M. V. Um estranho no ninho: a formação de professores em sociologia nos institutos federais. Inter-Legere, Natal, v. 1, p. 235-249, 2013.

PENA, G. A. C. Docência na educação profissional e tecnológica: conhecimentos, práticas e desafios de professores de cursos técnicos na rede federal. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Minas Gerias, Belo Horizonte, 2014.

PINI, M. E. Profissão docente. In: OLIVEIRA, D. A.; DUARTE, A. M. C.; VIEIRA, L. M. F. (org.). Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG, 2010. CDROM.

SAVIANI, D. Epistemologia e teorias da educação no Brasil. Pro-posições, Campinas, v. 18, n. 1, p. 15-27, 2007.

SCHNEIDER, J. Formadores de professores: um estudo sobre os docentes do curso de pedagogia e sua relação com a educação básica. 2014. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2014.

Publicado

2022-12-05

Como Citar

BIANCH, B. F. M.; CÔCO, V.; ALVES, K. K. Cursos de formação inicial em Pedagogia nos Institutos Federais: perfis formativos dos docentes. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8209, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8209. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8209. Acesso em: 21 nov. 2024.