Cursos de formação inicial em Pedagogia nos Institutos Federais

perfis formativos dos docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8209

Palavras-chave:

Formação inicial de professores, Cursos de Pedagogia, Institutos Federais

Resumo

A partir de dados de pesquisa de doutorado, este artigo objetiva analisar o perfil formativo de docentes atuantes nos cursos presenciais de Pedagogia dos Institutos Federais, tematizando a educação infantil na formação inicial. Com pressupostos teórico-metodológicos bakhtinianos, apresenta análise documental de 532 currículos Lattes de professores(as) vinculados(as) a 27 cursos, identificando graduação e pós-graduação desses(as) docentes. Como resultados, aponta a heterogeneidade nas trajetórias acadêmicas, observa o caráter interdisciplinar dos cursos e sinaliza implicações na graduação, sobretudo quando consideradas as especificidades para o exercício profissional na educação infantil. Com isso, aponta a necessidade de investimento na formação continuada dos(as) docentes formadores(as) e de valorização da pesquisa, do ensino e da extensão voltados à educação, em vinculação com a formação de professores(as) para o exercício na primeira etapa da educação básica.

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Biografia do Autor

Bárbara Ferreira Matias Bianch, Instituto Federal de Minas Gerais

Pedagoga (UFV, 2010), Mestre em Educação (UFV, 2012), doutoranda do programa DINTER/UFES desde I/2019, professora da área de Educação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Ouro Branco.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal Fluminense. Professora no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE) e no Programa de Pós-Graduação, do Centro de Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE).

Kallyne Kafuri Alves, Universidade Estadual do Maranhão

Doutora e Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo (2015 e 2019) e Graduada em Pedagogia por esta mesma Universidade (2013). Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA). É Integrante do Grupo de Pesquisa Formação e Atuação de Educadores (GRUFAE/UFES) e do Grupo de Estudo sobre Gestão e Avaliação da Educação (GESTA/UEMA).

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Publicado

2022-12-05

Como Citar

BIANCH, B. F. M.; CÔCO, V.; ALVES, K. K. Cursos de formação inicial em Pedagogia nos Institutos Federais: perfis formativos dos docentes. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8209, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8209. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8209. Acesso em: 4 maio. 2024.