As competências digitais na formação inicial de professores em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8180

Palavras-chave:

Competências Digitais, Formação Inicial de Professores, Matriz Curricular

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise das matrizes curriculares dos cursos de formação inicial de professores de três universidades públicas portuguesas, tendo como metodologia a análise documental realizada nos materiais disponíveis em seus portais na web, onde busca-se entender, em contexto curricular, como as tecnologias digitais estão sendo abordadas no sentido de permitir aos futuros professores desenvolverem as competências necessárias para a sua integração na sala de aula. Para isso, estabeleceram-se parâmetros para a realização da análise, em que se verificam a existência de disciplinas específicas e a presença de temas relacionados às tecnologias digitais nos conteúdos programáticos e nos métodos de ensino das demais unidades curriculares. Os resultados apontam para a utilização de metodologias diferentes em cada instituição de ensino, mas que, de certa forma, estão em conformidade com as orientações da União Europeia e do Programa Nacional de Reformas de Portugal em relação ao desenvolvimento das competências digitais.

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Biografia do Autor

Wender Antônio da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Pós-Doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso,  Mestre em Ciências (Ênfase em Computação) pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, Especialista em Docência Universitária e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara. Atualmente faz parte do colegiado do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação – Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Lisboa). Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde integra a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Coordena a Licenciatura em Educação e Formação e o Curso de Mestrado em Educação e Formação, especialização em e-Learning e Formação a Distância.

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Publicado

2022-09-09

Como Citar

SILVA, W. A. da; COSTA, F. A. . As competências digitais na formação inicial de professores em Portugal . Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8180, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8180. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8180. Acesso em: 22 dez. 2024.