As competências digitais na formação inicial de professores em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8180

Palavras-chave:

Competências Digitais, Formação Inicial de Professores, Matriz Curricular

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma análise das matrizes curriculares dos cursos de formação inicial de professores de três universidades públicas portuguesas, tendo como metodologia a análise documental realizada nos materiais disponíveis em seus portais na web, onde busca-se entender, em contexto curricular, como as tecnologias digitais estão sendo abordadas no sentido de permitir aos futuros professores desenvolverem as competências necessárias para a sua integração na sala de aula. Para isso, estabeleceram-se parâmetros para a realização da análise, em que se verificam a existência de disciplinas específicas e a presença de temas relacionados às tecnologias digitais nos conteúdos programáticos e nos métodos de ensino das demais unidades curriculares. Os resultados apontam para a utilização de metodologias diferentes em cada instituição de ensino, mas que, de certa forma, estão em conformidade com as orientações da União Europeia e do Programa Nacional de Reformas de Portugal em relação ao desenvolvimento das competências digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wender Antônio da Silva, Universidade Estadual de Roraima

Pós-Doutor pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, Doutor em Educação em Ciências e Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso,  Mestre em Ciências (Ênfase em Computação) pela Universidade Federal de Uberlândia-MG, Especialista em Docência Universitária e Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara. Atualmente faz parte do colegiado do curso de Bacharelado em Ciência da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (Mestrado Profissional) da Universidade Estadual de Roraima (UERR).

Fernando Albuquerque Costa, Instituto de Educação – Universidade de Lisboa

Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Lisboa). Professor Auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, onde integra a Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação. Coordena a Licenciatura em Educação e Formação e o Curso de Mestrado em Educação e Formação, especialização em e-Learning e Formação a Distância.

Referências

ARARIPE, J. P. G. A.; LINS, W. C. B. Competências digitais na formação inicial de professores. São Paulo: Cieararipe: CIEB; Recife: Cesar School, 2020.

COSTA, F. A utilização das TIC em contexto educativo: representações e práticas de professores. 2008. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação, Universidade de Lisboa, Lisboa, 2008. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/7014. Acesso em: 4 jan. 2021.

COSTA, F. A. (org.). Repensar as TIC na educação: o professor como agente transformador. Lisboa: Santillana, 2012.

DANILOV, M. A.; SKATKIN, M. N. Didáctica de la escuela media. La Habana: Pueblo y Educación, 1978.

FONSECA, M. G. R. As tecnologias de informação e comunicação na formação inicial de professores do 1º ciclo do ensino básico: fatores constrangedores invocados pelos formadores para o uso das tecnologias. Educação & Formação, Fortaleza, v. 4, n. 11, p. 3-23, 2019. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/254. Acesso em: 23 jun. 2021.

MESQUITA, E.; MACHADO, J. Formação inicial de professores em Portugal: evolução e desafios. In: SHIGUNOV NETO, A.; FORTUNATO, I. (org.) Educação superior e formação de professores: questões atuais. São Paulo: Hipótese, 2017. p. 97-115.

PEDRO, A.; MATOS, J. F. Competências dos professores para o século XXI: uma abordagem metodológica mista de investigação. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 17, n. 2, p. 344-364, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/40453. Acesso em: 10 jun. 2021.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.

PONTE, J. P. O computador como ferramenta: uma aposta bem-sucedida?. Revista Inovação, Lisboa, v. 2, n. 1, p. 41-48, 1989.

PORTUGAL-INCoDe.2030. Programa Nacional de Reformas. Portugal, 2017. Disponível em: https://www.incode2030.gov.pt. Acesso em: 20 fev. 2021.

SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. 5. ed. Porto Alegre: Penso, 2013.

SILVA, W. A. Tecnologias digitais no processo ensino-aprendizagem: habilidades necessárias para a construção do conhecimento científico no estado de Roraima. 2018. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2018. Disponível em: https://ufmt.br/curso/ppgcienciassaude/userfiles/publicacoes/8d657b7f1cf53d7fa4294dab7702a0c6.pdf. Acesso em: 20 fev. 2021.

UE. Competências essenciais para a aprendizagem ao longo da vida: quadro de referência Europeu. Luxemburgo: Direcção-Geral da Educação e Cultura, 2006. Disponível em: https://www.pnl2027.gov.pt/np4/file/127/4competencias_essenciais_alv.pdf. Acesso em: 20 jan. 2021.

VUORIKARI, R. et al. DigComp 2.0: The Digital Competence Framework for Citizes. Update Phase 1: The Conceptual Reference Model. Luxembourg Publication Office of the European Union, 2016. Disponível em: https://publications.jrc.ec.europa.eu/repository/handle/JRC101254. Acesso em: 10 jan. 2021.

Publicado

2022-09-09

Como Citar

SILVA, W. A. da; COSTA, F. A. . As competências digitais na formação inicial de professores em Portugal . Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8180, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8180. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8180. Acesso em: 26 abr. 2024.