Ensino por investigação e a formação de professores de Ciências da Natureza: uma revisão bibliográfica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e16238

Palavras-chave:

Abordagem investigativa, Formação Docente, Ensino de Ciências

Resumo

O objetivo deste estudo foi mapear publicações sobre o Ensino por Investigação e a formação docente nas Ciências da Natureza, com foco em periódicos nacionais de Ensino e Educação em Ciências. A pesquisa seguiu a metodologia de Revisão Sistemática de Literatura, analisando artigos publicados entre 2019 e 2023 em sete periódicos de Qualis A1 e A2. Seis artigos foram selecionados após um processo rigoroso de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados destacam uma distribuição equilibrada entre formação inicial e continuada de docentes, com ênfase em abordagens teóricas e práticas do Ensino por Investigação. As pesquisas analisadas contemplam o desenvolvimento de práticas argumentativas docentes, a integração de tecnologias digitais e a relevância de processos reflexivos acerca do Ensino por Investigação na formação inicial. Dentre as autoras mais citadas sobre temática, Carvalho e Sasseron foram utilizadas diversas vezes em todos os artigos analisados. De acordo com resultados obtidos, é possível indicar carências de publicações acerca da formação docente com o uso da abordagem do Ensino por Investigação.

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Biografia do Autor

Tarso Augusto Petry Kock, Universidade Federal de Santa Catarina

Atualmente é graduando de Licenciatura em Física na Universidade Federal de Santa Catarina e já atuou como professor no ensino médio.  Possui trabalhos em ensino de física e fez iniciação científica em ensino de ciências por investigação.

Leonardo Monari Salvi, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Ciências Biológicas, atuando como analista de biologia. Possui trabalhos sobre plataformização da educação, inteligência artificial e formação de professores.

 

Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no Departamento de Metodologia de Ensino (MEN), vinculada ao Mestrado Profissional em Rede Nacional em Ensino de Biologia (PROFBIO-UFSC). Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria -UFSM (2020). Mestra em Educação em Ciências (2016), Especialista em Educação do campo (2021), licenciada em Ciências Biológicas (2012) e bacharela em Ciências Biológicas-UFSM (2019). É líder do Grupo de estudos e formação docente interdisciplinar (GEFORDIN). Atua na área de formação de professores, Ensino de Ciências/Biologia/Ciências da Natureza, interdisciplinaridade, Iniciação Científica na Educação Básica e abordagens investigativas para o ensino. 

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Publicado

2025-12-15

Como Citar

PETRY KOCK, T. A.; SALVI, L. M.; DREHMER-MARQUES, K. C. Ensino por investigação e a formação de professores de Ciências da Natureza: uma revisão bibliográfica. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e16238, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e16238. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16238. Acesso em: 15 dez. 2025.