Ensino por investigação e a formação de professores de Ciências da Natureza: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e16238Palavras-chave:
Abordagem investigativa, Formação Docente, Ensino de CiênciasResumo
O objetivo deste estudo foi mapear publicações sobre o Ensino por Investigação e a formação docente nas Ciências da Natureza, com foco em periódicos nacionais de Ensino e Educação em Ciências. A pesquisa seguiu a metodologia de Revisão Sistemática de Literatura, analisando artigos publicados entre 2019 e 2023 em sete periódicos de Qualis A1 e A2. Seis artigos foram selecionados após um processo rigoroso de critérios de inclusão e exclusão. Os resultados destacam uma distribuição equilibrada entre formação inicial e continuada de docentes, com ênfase em abordagens teóricas e práticas do Ensino por Investigação. As pesquisas analisadas contemplam o desenvolvimento de práticas argumentativas docentes, a integração de tecnologias digitais e a relevância de processos reflexivos acerca do Ensino por Investigação na formação inicial. Dentre as autoras mais citadas sobre temática, Carvalho e Sasseron foram utilizadas diversas vezes em todos os artigos analisados. De acordo com resultados obtidos, é possível indicar carências de publicações acerca da formação docente com o uso da abordagem do Ensino por Investigação.
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Referências
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