A perspectiva freireana na formação de professores de ciências naturais

uma revisão de literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v7.e8047

Palavras-chave:

Formação de professores, Paulo Freire, ensino de ciências naturais

Resumo

Este artigo tem como objetivo mapear e analisar a literatura que versa sobre contribuições de Paulo Freire para a formação de professores de ciências naturais no Brasil (priorizando-se as áreas de química e biologia), considerando a importância do legado freiriano para a educação, especialmente em tempos de ataque ao pensamento crítico. De forma geral, os trabalhos selecionados indicam a potencialidade das contribuições da obra do autor para a formação de professores em ciências, mas que há uma lacuna no que se refere ao estudo da obra do autor na formação inicial. Em particular, quando a pesquisa relaciona ensino de ciências naturais a Paulo Freire tem-se a associação ao Tema Gerador e Ciência-Tecnologia e Sociedade. Todavia, foi apontada a ausência da radicalidade freiriana nessas propostas metodológicas bem como na formação docente, o que também se verifica pela lacuna de trabalhos discutem a formação política e humana no âmbito da formação docente.

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Biografia do Autor

Lara Carlette Thiengo, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) com período sandwich na Universidade Autônoma de Barcelona (UAB/Espanha), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Graduada em Pedagogia e Comunicação Social. É Professora Adjunta da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) - Campus Diamantina. É lider do grupo de pesquisa Universidade, produção de conhecimento e formação de professores (UFVJM).

Danila Graziele Silva de Avelar , Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda do Curso de Química Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Sarah Karoline Natalino Oliveira, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda do Curso de Licenciatura em Química da UFVJM.

Francielle Luzia de Souza Santos, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduanda do curso de Química Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

THIENGO, L. C.; AVELAR , D. G. S. de; OLIVEIRA, S. K. N.; SANTOS, F. L. de S. A perspectiva freireana na formação de professores de ciências naturais: uma revisão de literatura. Educ. Form., [S. l.], v. 7, p. e8047, 2022. DOI: 10.25053/redufor.v7.e8047. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/8047. Acesso em: 4 maio. 2024.