Conservadorismo de Direita na BNCC: “ideologia de gênero” a partir de Theodor Adorno

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e16134

Palavras-chave:

Ideologia, Ideologia de gênero, Conservadorismo, BNCC

Resumo

Este trabalho discute variáveis da produção ideológica da extrema direita e seus efeitos no campo da política educacional brasileira. Em termos de objetivo, buscou-se analisar as estratégias da extrema direita em torno da ideologia de gênero e seus efeitos concretos na Base Nacional Comum Curricular aprovada em 2018. Sobre a metodologia, tratou-se de um estudo documental, guiado pelo horizonte teórico de Theodor Adorno. Em resultado, a pesquisa revelou a atuação político-ideológica premeditada de um conjunto de grupos neoliberais e de extrema direita na produção da Base Nacional Comum Curricular, já que, dado o cenário de crise política e institucional instaurada no Brasil no ano de 2010 e o consequente quadro de regressão no âmbito das políticas sociais, criou-se um cenário fecundo para a aprovação da última versão do documento de orientação curricular nacional, que, em seu conteúdo, extirpou a questão de gênero e pautas de diversidade.

 

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Biografia do Autor

Elane Cristina Pinheiro Monteiro, Universidade Federal do Pará

Doutoranda em Currículo e Gestão da Escola Básica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Professora da Escola de Aplicação da UFPA. Integrante do Grupo de Pesquisa emPráticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica (GPRAPE).

Marcio Antonio Raiol dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação. Prof. Titular da Universidade Federal do Pará. Docente do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica - UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa em Práticas Pedagógicas para o Ensino na Educação Básica – GPRAPE.

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Publicado

2025-10-28

Como Citar

MONTEIRO, E. C. P.; SANTOS, M. A. R. dos. Conservadorismo de Direita na BNCC: “ideologia de gênero” a partir de Theodor Adorno. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e16134, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e16134. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/16134. Acesso em: 5 dez. 2025.