O segundo professor e a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15476

Palavras-chave:

professor, educação inclusiva, autismo

Resumo

Este estudo parte da premissa de que o segundo professor contribui significativamente para a inclusão de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. O presente artigo procura responder: como é a atuação do segundo professor na promoção da aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista? Tem como objetivo compreender essa atuação a partir de uma revisão sistemática de literatura fundamentada em estudos que investigam as práticas pedagógicas e a contribuição desse profissional no ensino regular. Foram analisados dissertações e artigos publicados entre 2016 e 2023 nas bases Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Scientific Electronic Library Online e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados apontam que o segundo professor desempenha papel relevante na mediação da aprendizagem, mas enfrenta desafios como formação inadequada e infraestrutura precária. Conclui-se que é necessário fortalecer a formação docente e as estratégias pedagógicas. As reflexões apoiam-se em Mantoan, Prieto e Arantes (2006), que destacam o apoio pedagógico como essencial à superação de barreiras à participação.

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Biografia do Autor

Daniel de Moura, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutorando e Mestre em Educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), campus Tubarão. Técnico pedagógico na Coordenadoria Regional de Educação de Santa Catarina.

Flávia Wagner, Unisul - Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (2018). Professora e curadora de materiais didáticos para o ensino digital. Líder do Grupo - Estudos sobre Gestão e Práticas Educacionais (desde 2022), certificado pelo diretório de pesquisa do CNPq. Membro do Grupo de Pesquisa - Observatório em Educação Comparada, Inclusão e Direitos Sociais (desde 2023). Associada da ANPED e da Associação Brasileira de Curriculo. Bolsista de Pesquisa do Instituto Ânima sobre o Plano Nacional de Educação.

Éllen da Silva Rufino dos Reis, Universidade do Sul de Santa Catarina

Doutoranda em Educação na Universidade do Sul de Santa Catarina (2025). Intérprete da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e formação em orientação para escrita e leitura em Braille, e em Orientação e Mobilidade. Membro do grupo de pesquisa Gestão e Práticas Educacionais (EGePE) e também do grupo de Estudos Observatório em Educação Comparada, Inclusão e Direitos Sociais (ObECIDS). Assistente de Educação na Escola de Educação Básica Castro Alves, em Araranguá, Santa Catarina.

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Publicado

2025-08-20

Como Citar

MOURA, D. de; WAGNER, F.; REIS, Éllen da S. R. dos. O segundo professor e a aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15476, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15476. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15476. Acesso em: 5 dez. 2025.