A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947: do entusiasmo à desidratação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15405

Palavras-chave:

Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos, Educação à Distância, História da Educação, Programa de rádio

Resumo

Este artigo analisa a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947 como a primeira iniciativa oficial de educação popular para todo o país por meio do rádio para a ampliação de matrículas e o combate ao analfabetismo adulto. Elencam-se as características, pontos positivos e vícios que determinaram a extinção da campanha em 1963. A pesquisa revelou que a Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos foi medida inovadora ao utilizar o rádio como veículo de longo alcance de analfabetos, porém desidratada em razão da falta de investimento, considerando a extensão territorial que demandava maiores investimentos em aparato técnico de radiodifusão. Quanto ao método, utilizou-se a noção de operação historiográfica de Certeau (2020), que consiste na rearticulação de vestígios do passado no tempo presente para a compreensão dos fatos. As fontes utilizadas neste estudo são bibliográficas e documentais, sendo primárias os anais e notas taquigráficas do colegiado Constituinte de São Paulo de 1947.

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Biografia do Autor

Marco Antonio de Santana, Universidade Federal de Jataí

Vencedor do PRÊMIO CAPES de Teses 2023. Professor Adjunto na Universidade Federal de Jataí (GO). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU. Membro do Grupo de Pesquisa “Direito à Educação e Cidadania”, da Linha de Pesquisa: A educação em constituintes estaduais. Membro do Grupo de Pesquisa Direito à Educação e Cidadania, no âmbito do PGED da PUC Minas. Membro do Grupo de Pesquisa “Estudos interdisciplinares em História da Educação (fontes, teoria e metodologia), no âmbito do PPGED da UFU. 

Vitor Hugo de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutor em História e Historiografia da Educação pela Universidade Federal de Uberlândia. Possui Mestrado Profissional na linha TIC - Tecnologia e Interfaces da Comunicação (2017). Gestor pela Diretoria de Comunicação da UFU das Rádios Universitárias (Uberlândia, Ituiutaba e Monte Carmelo).

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Publicado

2025-07-14

Como Citar

SANTANA, M. A. de; OLIVEIRA, V. H. de. A Campanha de Educação de Adolescentes e Adultos de 1947: do entusiasmo à desidratação. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15405, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15405. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15405. Acesso em: 5 dez. 2025.