Impactos da plataformização na educação básica: desafios e implicações no contexto educacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15109

Palavras-chave:

Comunidade Escolar, Tecnologia Educacional, Condições do Trabalho Docente, Uberização

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar como plataformas digitais são inseridas e integradas ao cotidiano da Educação Básica, a partir da perspectiva de docentes de três escolas do sul de Minas Gerais. Fundamentado nos conceitos de plataformização, datificação e performatividade algorítmica, o estudo qualitativo utilizou grupos focais com docentes e identificou quatro categorias principais: plataformas digitais, práticas cotidianas, conectividade e precarização do trabalho docente. Os resultados mostram predominância de tecnologias das “Big Techs”, uso majoritariamente instrumental das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, desigualdade de conectividade, sobretudo em escolas públicas, e intensificação da precarização do trabalho docente. Ao problematizar a crescente dependência de plataformas privadas, o artigo contribui para o debate sobre os impactos estruturais da digitalização na educação e destaca a necessidade de políticas e práticas que ampliem a autonomia pedagógica e a crítica frente às lógicas corporativas.  

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Biografia do Autor

Cláudia Eliane da Matta, Universidade Federal de Itajubá

Docente na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências. Doutora em Engenharia de Produção (Unifei), mestre em Engenharia Eletrônica e Computação (ITA) e bacharel em Ciências da Computação. Integrante do grupo de pesquisa TeCDEC.

Mariana Alves Ribeiro, Universidade Federal de Itajubá

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA). Mestre em Educação em Ciências (Unifei). Aluna de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha em Educação e Tecnologias (Unifei). Integrante do grupo de pesquisa TeCDEC.

Luciany Sacramento Pamplona, Universidade Federal de Itajubá

Graduada em Psicologia Licenciatura e Bacharelado pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Aluna de mestrado do programa de Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, na linha em Educação e Tecnologias (Unifei). Integrante do grupo de pesquisa TeCDEC.

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Publicado

2025-10-16

Como Citar

MATTA, C. E. da; RIBEIRO, M. A.; PAMPLONA, L. S. Impactos da plataformização na educação básica: desafios e implicações no contexto educacional. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15109, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15109. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15109. Acesso em: 5 dez. 2025.