Impactos da plataformização na educação básica: desafios e implicações no contexto educacional
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15109Palavras-chave:
Comunidade Escolar, Tecnologia Educacional, Condições do Trabalho Docente, UberizaçãoResumo
O objetivo deste estudo é analisar como plataformas digitais são inseridas e integradas ao cotidiano da Educação Básica, a partir da perspectiva de docentes de três escolas do sul de Minas Gerais. Fundamentado nos conceitos de plataformização, datificação e performatividade algorítmica, o estudo qualitativo utilizou grupos focais com docentes e identificou quatro categorias principais: plataformas digitais, práticas cotidianas, conectividade e precarização do trabalho docente. Os resultados mostram predominância de tecnologias das “Big Techs”, uso majoritariamente instrumental das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, desigualdade de conectividade, sobretudo em escolas públicas, e intensificação da precarização do trabalho docente. Ao problematizar a crescente dependência de plataformas privadas, o artigo contribui para o debate sobre os impactos estruturais da digitalização na educação e destaca a necessidade de políticas e práticas que ampliem a autonomia pedagógica e a crítica frente às lógicas corporativas.
Downloads
Referências
ANTUNES, R. Uberização do trabalho e capitalismo de plataforma: uma nova era de desantropomorfização do trabalho?. Análise Social, Lisboa, v. 58, n. 248, p. 512-532, 2023. DOI: 10.31447/AS00032573.2023248.04. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/analisesocial/article/view/33535. Acesso em: 02 mar. 2025.
ANTUNES, R. Uberização, trabalho digital e indústria 4.0. São Paulo: Boitempo, 2020.
CAVAZZANI, A. L. M.; SANTOS, R. O; LOPES, L. F. Precarização do trabalho docente: plataformas de ensino no contexto da fábrica difusa. Cadernos Metrópole, São Paulo, v. 26, n. 59, p. 209-228, 2024. DOI: 10.1590/2236-9996.2024-5910. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cm/a/Kc3k8J3Yt9D5qpFYxhyVt6S/?format=html&lang=pt. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/2236-9996.2024-5910.e
CHIARINI, T.; SILVA NETO, V. J.; PEREIRA, L. S.; SZIGETHY, L. Plataformas digitais: mapeamento semissistemático e interdisciplinar do conhecimento produzido nas universidades brasileiras. Brasília, DF: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), 2023. Disponível em: https://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/11677. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.38116/td2829
CRAVO, R. C.; MINHO, M. R. S.; PINHEIRO, M. T. F.; NONATO, E. R. S. Apropriações das tecnologias digitais na prática docente após ensino remoto emergencial: uma análise de emergência de conceitos. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 37, n. 1, p. 1-26, 2024. DOI: 10.21814/rpe.31164. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/31164. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.31164
D'ANDRÉA, C. F. B. Pesquisando plataformas online: conceitos e métodos. Salvador: EDUFBA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/32043. Acesso em: 2 mar. 2025.
DEMBOSKI, G.; SILVA, R. C. S.; COSTA, C. A formação docente como estratégia para prevenir o tecnoestresse e a violação de limites trabalho-família em professores da educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 9, e13479, 2024. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13479. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13479
DINIZ, J. B. R.; FRANÇA, R. S. Tecnologias a serviço de quem? Um diálogo entre Álvaro Vieira Pinto, Evgeny Morozov, Paulo Freire e Sérgio Guimarães sobre capitalismo de vigilância na educação. Texto Livre, Belo Horizonte, v. 16, p. 1-11, 2023. DOI: 10.1590/1983-3652.2023.42201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tl/a/fYdfRJFqgr7QbWV3dd6Y4sm/?format=html&lang=pt. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-3652.2023.42201
ESCOBAR, J.; BONILLA-JIMENES, F. I. Grupos focales: una guía conceptual y metodológica. Cuadernos Hispanoamericandos de Psicología, Bogotá, v. 9, n. 1, p. 51-67, 2017. Disponível em: https://gc.scalahed.com/recursos/files/r161r/w25267w/guiagruposfocales.pdf. Acesso em: 2 mar. 2025.
GILLESPIE, T. The relevance of algorithms. In: GILLESPIE, T.; BOCZKOWSKI, P. J.; FOOT, K. A. (org.). Media tecnologies. Cambridge: The MIT, 2024. p. 167-194. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9780262525374.003.0009
GONSALES, P. Parcerias e assimetrias. In: EVANGELISTA, R. (org.). Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2024. p. 61-108. Disponível em: https://cgi.br/publicacao/educacao-em-um-cenario-de-plataformizacao-e-de-economia-de-dados-parcerias-e-assimetrias/. Acesso em: 2 mar. 2025.
GONSALES, P.; LIMA, S. H. B. Problemas e conceitos. In: EVANGELISTA, R. (org.). Educação em um cenário de plataformização e de economia de dados. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2024. p. 21-60. Disponível em: https://cgi.br/media/docs/publicacoes/1/20220929112852/educacao_em_um_cenario_de_plataformiza%C3%A7ao_e_de_economia_de_dados_problemas_e_conceitos.pdf. Acesso em: 2 mar. 2025.
GONZÁLEZ, F. E. Reflexões sobre alguns conceitos da pesquisa qualitativa. Revista Pesquisa Qualitativa, São Paulo, v. 8, n. 17, p. 55-183, 2020. DOI: 10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322. Disponível em: https://editora.sepq.org.br/rpq/article/view/322. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.33361/RPQ.2020.v.8.n.17.322
IBGE. Relação da População dos Municípios enviada ao TCU em 2023. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Informacoes_Gerais_e_Referencia/Relacao_da_Populacao_do s_Municipios_para_publicacao_no_DOU_em_2023/POP_TCU_2023_Municipios_P OP2022_Malha2023.pdf. Acesso em: 2 mar. 2025.
LEMOS, A. A tecnologia é um vírus: pandemia e cultura digital. Porto Alegre: Sulina, 2021.
LIBÂNEO, J. C. O dualismo perverso da escola pública brasileira: escola do conhecimento para os ricos, escola do acolhimento social para os pobres. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 1, p. 13-128, 2012. DOI: 10.1590/S1517-97022011005000001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/YkhJTPw545x8jwpGFsXT3Ct/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 12 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-97022011005000001
LIVINGSTONE, S.; MASCHERONI, G.; STAKSRUD, E. European research on children’s internet use: Assessing the past and anticipating the future. New Media & Society, [S. l.], v. 20, n. 3, p. 1103-1122, 2017. DOI: 10.1177/1461444816685930. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1461444816685930. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1177/1461444816685930
MAYER-SCHONBERGER, V.; CUKIER, K. Big data: A revolution that will transform how we live, work, and think. New York: Houghton Mifflin Harcourt, 2013.
MEIRA, M. V. F. O cerco à autonomia das escolas: as plataformas eletrónicas na administração da educação. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.21814/rpe.18365. Disponível em: https://revistas.rcaap.pt/rpe/article/view/18365. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.21814/rpe.18365
MINAS GERAIS. Guia prático: aplicativo Conexão Escola. Belo Horizonte: Secretaria de estado de Educação de Minas Gerais, 2024. Disponível em: https://seliga.educacao.mg.gov.br/conexaoescola. Acesso em: 2 mar. 2025.
MOREIRA, J. A.; TRINDADE, D. S. O WhatsApp como dispositivo pedagógico para a criação de ecossistemas educomunicativos. In: PORTO, C.; OLIVEIRA, K. E.; CHAGAS, A. (org.). WhatsApp e educação: entre mensagens, imagens e sons. Salvador: EDUFBA, 2017. p. 49-68. Disponível em: https://books.scielo.org/id/r3xgc/pdf/porto-9788523220204.pdf. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.7476/9788523220204.0004
MOURA, L. R.; MENDES SEGUNDO, M. D.; AQUINO, C. A. B. Do docente efetivo ao docente uberizado: a precarização contratual do professor no Brasil. Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 67-85, 2021. DOI: 10.35699/2238-037X.2021.29404. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/trabedu/article/view/29404. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.35699/2238-037X.2021.29404
MOYLAN, R.; CODE, J. Algorithmic futures: An analysis of teacher professional digital competence frameworks through an algorithm literacy lens. Teachers and Teaching: Theory and Practice, [S. l.], v. 30, n. 4, p. 1-19, 2023. DOI: 10.1080/13540602.2023.2263732. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/13540602.2023.2263732. Acesso em: 12 set. 2025.
NAGUMO, E.; TELES, L. F.; SILVA, L. A. Educação e desinformação: letramento midiático, ciência e diálogo. Educação Temática Digital, Campinas, v. 24, n. 1, p. 220-237, 2022. DOI: 10.20396/etd.v24i1.8665292. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1676-25922022000100220. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v24i1.8665292
NIC.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC Educação São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2024. Disponível em: https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20241119194257/tic_educacao_2023_livro_completo.pdf. Acesso em: 2 mar. 2025.
NICHOLS, T. P.; DIXON-ROMÁN, E. Platform governance and education policy: Power and politics in emerging edtech ecologies. Educational Evaluation and Policy Analysis, [S. l.], v. 46, n. 2, p. 309-328, 2024. DOI: 10.3102/01623737231202469. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.3102/01623737231202469. Acesso em: 12 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.3102/01623737231202469
PIOVEZAN, P. R.; DAL RI, N. M. A precarização do trabalho docente no estado de São Paulo: vinte anos de reformas. Educação Temática Digital, Campinas, v. 18, n. 1, p. 178-197, 2016. DOI: 10.20396/etd.v18i1.8635567. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635567. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v18i1.8635567
POELL, T.; NIEBORG, D.; VAN DIJCK, J. Platformisation. Internet Policy Review, [S. l.], v. 8, n. 4, p. 1-14, 2019. DOI: 10.14763/2019.4.1425. Disponível em: https://policyreview.info/concepts/platformisation. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.14763/2019.4.1425
PRETTO, N. L.; BONILLA, M. H. S. Tecnologias e educações: um caminho em aberto. Em Aberto, Brasília, DF, v. 35, n. 113, p. 141-163, 2022. DOI: 10.24109/2176-6673.emaberto.35i113.5085. Disponível em: https://emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/5085. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6673.emaberto.35i113.5085
SANTOS, B. S. A cruel pedagogia do vírus. São Paulo: Boitempo, 2020. Disponível em: https://www.abennacional.org.br/site/wp-content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf. Acesso em: 2 mar. 2025.
SCHOLZ, T. Platform cooperativism: Challenging the corporate sharing economy. Rosa Luxemburg Siftung, 2016. Disponível em: https://rosalux.nyc/wp-content/uploads/2020/11/RLS-NYC_platformcoop.pdf. Acesso em: 2 mar. 2025.
SILVA, I. M. M. Cronotopos na cibercultura: tecnologias, letramentos digitais e formação docente. Educação Temática Digital, Campinas, v. 26, p. 1-21, 2024. DOI: 10.20396/etd.v26i00.8672132. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672132. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v26i00.8672132
VAN DIJCK, J. Foreword. In: SCHÄFER, M. T.; VAN ES, K. The datafied society: Studying culture through data. Amsterdam: Amsterdam University, 2017, p. 11-12. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/j.ctt1v2xsqn. Acesso em: 12 set. 2025. DOI: https://doi.org/10.1515/9789048531011-002
VITORINO, C. S.; OLIVEIRA, A. T. R.; ALVES, L. R. G. Apropriações e usos das plataformas digitais de ensino pelos docentes no Brasil: uma revisão sistemática de literatura. Cenas Educacionais, Caetité, v. 6, n. 16483, p. 1-20, 2023. DOI: 10.5281/zenodo.7891006. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16483. Acesso em: 2 mar. 2025.
WILKE, V. C. L.; FEIJÓ, M. S. Aspectos da plataformização educacional na educação básica brasileira: a “Escola do Cansaço” na era do Big Data. Logeion: Filosofia da Informação, v. 10, p. 418-437, 2023. DOI: 10.21728/logeion.2023v10nesp2.p418-437. Disponível em: https://revista.ibict.br/fiinf/article/view/6780. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2023v10nesp2.p418-437
YILMAZSOY, B.; KAHRAMAN, M.; KÖSE, U. Negative aspects of using social networks in education: A brief review on WhatsApp example. Journal of Educational Technology and Online Learning, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 69-90, 2020. DOI: 10.31681/jetol.662746. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.31681/jetol.662746
YIN, R. K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Porto Alegre: Penso, 2016.
ZAN, N. Communication channel between teachers and students in chemistry education: WhatsApp. A Us-China Education Review, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 18-30, 2019. DOI: 10.17265/2161-623X/2019.01.002. Disponível em: https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED598546.pdf. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.17265/2161-623X/2019.01.002
ZHENG, H.; LING, R. Drivers of social media fatigue: A systematic review. Telematics And Informatics, [S. l.], v. 64, n. 1, p. 1-13, 2021. DOI: 10.1016/j.tele.2021.101696. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0736585321001350. Acesso em: 2 mar. 2025. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tele.2021.101696
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Cláudia Eliane da Matta, Mariana Alves Ribeiro, Luciany Sacramento Pamplona

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.









