A formação docente como estratégia para prevenir o tecnoestresse e a violação de limites trabalho-família em professores da educação básica
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13479Palavras-chave:
Tecnoestresse, Professores, Educação básica, Trabalho-famíliaResumo
O uso crescente de tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional tem gerado o tecnoestresse (também conhecido como estresse tecnológico – um estado psicológico negativo causado pelo uso excessivo ou inadequado de tecnologias de informação e comunicação), que afeta a saúde mental dos professores. Este estudo examinou a relação entre tecnoestresse e conflito trabalho-família em 455 professores da educação básica, levando em consideração as características dos setores público e privado. Os resultados indicam que os professores de escolas públicas apresentaram níveis mais elevados de tecnoestresse, enquanto os professores de escolas privadas apresentaram níveis mais altos de inibição a esse estresse tecnológico. As descobertas deste estudo podem ser úteis para os gestores escolares na implementação de estratégias como políticas de flexibilidade, suporte de automonitoramento digital e treinamento sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação, a fim de mitigar os efeitos do tecnoestresse. No entanto, pesquisas futuras com delineamentos longitudinais são necessárias para aprofundar a compreensão dessa relação.
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