A formação docente como estratégia para prevenir o tecnoestresse e a violação de limites trabalho-família em professores da educação básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13479

Palavras-chave:

Tecnoestresse, Professores, Educação básica, Trabalho-família

Resumo

O uso crescente de tecnologias de informação e comunicação no contexto educacional tem gerado o tecnoestresse (também conhecido como estresse tecnológico – um estado psicológico negativo causado pelo uso excessivo ou inadequado de tecnologias de informação e comunicação), que afeta a saúde mental dos professores. Este estudo examinou a relação entre tecnoestresse e conflito trabalho-família em 455 professores da educação básica, levando em consideração as características dos setores público e privado. Os resultados indicam que os professores de escolas públicas apresentaram níveis mais elevados de tecnoestresse, enquanto os professores de escolas privadas apresentaram níveis mais altos de inibição a esse estresse tecnológico. As descobertas deste estudo podem ser úteis para os gestores escolares na implementação de estratégias como políticas de flexibilidade, suporte de automonitoramento digital e treinamento sobre o uso de tecnologias de informação e comunicação, a fim de mitigar os efeitos do tecnoestresse. No entanto, pesquisas futuras com delineamentos longitudinais são necessárias para aprofundar a compreensão dessa relação.

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Biografia do Autor

Gabriela Demboski, Atitus Educação

Graduada em Psicologia, com MBA em Gestão de Pessoas e Especialização em Intervenções Sistêmicas: Psicoterapia, mediação e prevenção. Mestranda em Psicologia. Atuou na área de gestão de pessoas e atualmente atua como Psicóloga Escolar e Educacional.

Raquel Corrêa da Silva da Silva, Atitus Educação

Graduada e mestre em Psicologia. É professora e coordenadora do curso de graduação em psicologia da Faculdade Anhanguera do Rio Grande/RS. Tem experiência na área de Gestão de Pessoas, Saúde Mental do Trabalhador, Avaliação Psicológica e Psicologia Clínica.

Carlos Costa, Atitus Educação

Doutorado em Plant Science pela McGill University, Canadá, MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Professor do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Atitus Educação, Passo Fundo-RS, Brasil.

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Publicado

2024-11-16

Como Citar

DEMBOSKI, G.; SILVA, R. C. da S. da; COSTA, C. A formação docente como estratégia para prevenir o tecnoestresse e a violação de limites trabalho-família em professores da educação básica. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13479, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13479. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13479. Acesso em: 7 dez. 2024.