A abordagem das questões étnico-raciais nos currículos das licenciaturas em Ciências da Natureza do IFRN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15029

Palavras-chave:

Formação inicial, questões étnico-raciais, ensino, Ciências da Natureza

Resumo

A valorização dos conhecimentos europeus promoveu um silenciamento da História e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. O presente artigo analisa a inclusão das questões étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciaturas das áreas de Ciências da Natureza ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa parte da necessidade de atender às políticas públicas pautadas na diversidade cultural como a Lei nº 10.639, do ano de 2003, e estabelece a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Por meio de uma análise documental e bibliográfica, o estudo examina como essas temáticas estão inseridas nas matrizes curriculares das licenciaturas em Biologia, Física e Química, discutindo os desafios e as potencialidades de promover uma educação antirracista e inclusiva. A análise de Conteúdo de Bardin foi utilizada na análise dos dados. Os resultados apontam avanços e lacunas na efetivação dessas políticas, destacando a importância de formar professores críticos e comprometidos com a valorização da diversidade étnico-racial.

 

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Biografia do Autor

Rusiane da Silva Torres, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Rede Nordeste de Ensino (Renoen), polo do IFRN. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Izabel Cristina Leite de Lima, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutoranda em ensino pela Rede Nordeste de Ensino (Renoen) e mestra em Educação Profissional e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Profept) em Rede Nacional com polo no IFRN.  Assistente social do IFRN.

Sandra Maria Campos Alves, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Pós-Doutora pela Universidade de Adelaide, Austrália, e doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é servidora pública do IFRN. Tem atuação nos cursos de Pós-Graduação em Educação Profissional (Profept) e Rede Nordeste de Ensino (Renoen).

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Publicado

2025-12-01

Como Citar

TORRES, R. da S.; LIMA, I. C. L. de; ALVES, S. M. C. A abordagem das questões étnico-raciais nos currículos das licenciaturas em Ciências da Natureza do IFRN. Educ. Form., [S. l.], v. 10, p. e15029, 2025. DOI: 10.25053/redufor.v10.e15029. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/15029. Acesso em: 5 dez. 2025.