A abordagem das questões étnico-raciais nos currículos das licenciaturas em Ciências da Natureza do IFRN
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v10.e15029Palavras-chave:
Formação inicial, questões étnico-raciais, ensino, Ciências da NaturezaResumo
A valorização dos conhecimentos europeus promoveu um silenciamento da História e da cultura africana e afro-brasileira nos currículos escolares. O presente artigo analisa a inclusão das questões étnico-raciais nos currículos dos cursos de licenciaturas das áreas de Ciências da Natureza ofertadas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). A pesquisa parte da necessidade de atender às políticas públicas pautadas na diversidade cultural como a Lei nº 10.639, do ano de 2003, e estabelece a obrigatoriedade da inclusão da história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Por meio de uma análise documental e bibliográfica, o estudo examina como essas temáticas estão inseridas nas matrizes curriculares das licenciaturas em Biologia, Física e Química, discutindo os desafios e as potencialidades de promover uma educação antirracista e inclusiva. A análise de Conteúdo de Bardin foi utilizada na análise dos dados. Os resultados apontam avanços e lacunas na efetivação dessas políticas, destacando a importância de formar professores críticos e comprometidos com a valorização da diversidade étnico-racial.
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