Trajetória formativa para a docência e inserção política de Francisca Miguel em Anápolis/GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14211

Palavras-chave:

História da Educação, Biografia de educadoras, Professora Normalista, Francisca Miguel

Resumo

A presente pesquisa trata da biografia da professora goiana Francisca Miguel, com ênfase em sua trajetória formativa, bem como sua inserção na política como a primeira vereadora de Anápolis/GO. A pesquisa está inserida no campo da História da Educação e ancora-se nos pressupostos teóricos da História Cultural. Metodologicamente, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, baseadas em autores como Abreu (1997), Ferreira (2011), Santos, Abreu e Costa (2022) e Santos (2023), além da bibliográfica, utilizou-se também uma análise documental a partir de livros de atas, livros de matrículas da Escola Normal de Annapolis/GO, leis, projetos de leis, decretos, fontes jornalísticas, dentre outras. Como resultados, pode-se vislumbrar que a biografada teve seu processo formativo nos ensinos primário e normal na cidade de Anápolis/GO, cujo diploma de normalista foi lhe conferido em 1933 pela Escola Normal de Annapolis/GO, período esse que as políticas estaduais educacionais buscavam formar um grande contingente de professores para atuarem na efetivação da Pedagogia Nova nas escolas goianas.

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Biografia do Autor

Tarsio Paula dos Santos, Universidade Estadual de Goiás

Mestre em Educação Linguagem e Tecnologias pelo PPG IELT da Universidade Estadual de Goiás, e graduado em Pedagogia pela Universidade Evangélica de Goiás (UniEVANGÉLICA).

Sandra Elaine Aires de Abreu, Universidade Estadual de Goiás

Professora na Universidade Estadual de Goiás – Unu de Anápolis/GO. Doutora em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) com Estágio Pós-doutoral em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Maria Aparecida Alves da Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE-UECE). Doutora e Mestra em Educação pelo PPE-UECE. Pedagoga pela Universidade Estadual do Piauí. Integrante do Grupo de Pesquisas Práticas Educativas Memórias e Oralidades (PEMO-UECE).

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

SANTOS, T. P. dos; ABREU, S. E. A. de; COSTA, M. A. A. da. Trajetória formativa para a docência e inserção política de Francisca Miguel em Anápolis/GO. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e14211, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e14211. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/14211. Acesso em: 7 dez. 2024.