Trajetória de Vida e Formação Profissional da Professora Fátima Sampaio da Silva (1972-1994)
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11937Palavras-chave:
Educação de mulheres, Biografia, Educação Feminina, Educação InfantilResumo
Inserida no campo da história da educação, a pesquisa trata da educação e profissionalização de uma professora de destaque na Universidade Federal do Ceará, fundadora da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança-UUNDC. O objetivo é biografar a educadora Fátima Sampaio da Silva, com ênfase na sua formação educativa e atuação profissional para a criação da UUNDC. Com amparo teórico na história cultural, desenvolveu-se um estudo do gênero biográfico, desde a metodologia da história oral, a partir de entrevistas livres, gravadas e transcritas com a biografada. Os resultados mostram que a educadora realizou um trabalho pioneiro ao implantar o núcleo de educação infantil na UFC que tem como tripé o ensino, a pesquisa e a extensão.
Downloads
Referências
ALBERTI, V. Manual de história oral. ed.Revista atual, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.
AVELAR, A. A; SCHMIDT, B. B. O que pode a biografia. São Paulo: Letra e Voz, 2018
BOURDIER, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989.
BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. Tradução de Nilo Odalia. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2010.
BURKE, P. A Escola dos Ananales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Unesp, 2009.
CARVALHO, S. O’H.C.. Irmã Maria Montenegro: uma vida dedicada à educação / Scarlett O’Hara Costa Carvalho; Lia Machado Fiuza Fialho. - Fortaleza: EdUECE, 2021. Disponível em: https://www.uece.br/wp-content/uploads/sites/88/2021/12/E-BOOK_IRM%C3%83-MARIA_final-1.pdf. Acesso em: 01.fev.2023
DIÁRIO DE PERNAMBUCO. A vanguarda feminina à direita. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/politica/2015/03/a-vanguarda-feminina-a-direita.html Acesso em: 14.ago.2023
DOSSE, F. O Desafio biográfico. A Biografia à Prova da Identidade Narrativa. Revista Escritas do Tempo -v.2, n.4. 2020.
FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: UFRN, 2014, p.29-56.
FERREIRA, H. M. A. Direitos e deveres das “blusas verdes” na Ação Integralista Brasileira: “A mulher tem deveres do seu sexo e direitos da sua vocação”. Mosaico n.11, v.7, n.11, p.84 a 105, 2016. DOI: https://doi.org/10.12660/rm.v7n11.2016.64807
FIALHO, L. M. F.; BRAGA JÚNIOR, V. R. S. Educadora Irmã Maria Montenegro (1923/2008): mulher luz. In: FIALHO, L. M. F. et al. (org.). História, literatura e educação. Fortaleza: UECE, 2015. p. 109-128.
FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 343–364, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 13 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-5
FREITAS, M. C. de; BICAS, M.de S. História Social da Educação no Brasil (1926-1996). Cortez, São Paulo, 2009.
GONDRA, J. G; SCHUELER, A. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. Cortez, São Paulo, 2008.
MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2002
NUNES, C. R. M. A Modernização do ginásio e a manutenção da ordem. Tese de Mestrado, Instituto de Estudos Avançados em Educação, departamento de filosofia da educação. Fundação Getulio Vargas. 1979
OLIVEIRA, A. C. M. de. A História da Formação em Economia Doméstica nos Séculos XVIII e XIX: conhecimento e profissão. Periódicos UFPI, 2008 p. 103 a 111. Disponível em: file:///C:/Users/home/Downloads/1533-Texto%20do%20Artigo-4411-1-10-20211215.pdf Acesso: 25 de fev. 2023
PEREIRA. M. E.; ZALLA. J.; KARAWEJCZYK. M. Apresentação do dossiê temático Mulheres: biografias e trajetórias>Disponível em https://professor.ufrgs.br/jocelitozalla/files/102016-417565-1-pb.pdf
POLITIZE. O que foi o Integralismo: conheça o movimento de extrema-direita. Disponível em:https://www.politize.com.br/integralismo-brasileiro/.Acesso em: 24/mar/2023.
SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma política educacional. Autores Associados: Campinas, S P, 2000.
SCHMIDIT, B. B. Conta vidas em uma época representativa. In: AVELAR, Alexandre de Sá; SCHMIDT, Benito Bisso (Org.). O que pode a Biografia. São Paulo: Letra e Voz, 2018, p.14-31.
STASCXAK, F. M. Biografia da educadora Alba de Mesquita Frota e sua Atuação na Cidade da Criança (1937-1954). Dissertação de Mestrado, apresentado a Universidade Estadual do Ceará-UECE, Curso de Pós-Graduação em Educação- Mestrado Acadêmico, Fortaleza, 2021.
VASCONCELOS, J. G.; ARAÚJO, M. M. Narrativas de mulheres educadoras militantes no contexto autoritário brasileiro (1964-1979). Fortaleza: Eduece, 2016.
VICENTINI, P. P; LUGLI, R. G. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. Cortez, São Paulo, 2009
XAVIER, A. R.; FIALHO, M. F.; VASCONCELOS, J. G. História, Memória e Educação: Aspectos Conceituais e Teóricos-Epistemológico. 1ª edição, EdUECE, Fortaleza, 2018.
XAVIER, A. R.; VASCONCELOS, J. G. XAVIER, L. C. V. Biografia e educação: aspectos histórico-teórico-metodológicos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 3, n. 9, p. 1016-1028, 2018. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p1016-1028
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Aurinete Alves Nogueira, Fernanda Ielpo da Cunha, Lia Machado Fiuza Fialho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.