Trajetória de Vida e Formação Profissional da Professora Fátima Sampaio da Silva (1972-1994)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11937

Palavras-chave:

Educação de mulheres, Biografia, Educação Feminina, Educação Infantil

Resumo

Inserida no campo da história da educação, a pesquisa trata da educação e profissionalização de uma professora de destaque na Universidade Federal do Ceará, fundadora da Unidade Universitária de Educação Infantil Núcleo de Desenvolvimento da Criança-UUNDC. O objetivo é biografar a educadora Fátima Sampaio da Silva, com ênfase na sua formação educativa e atuação profissional para a criação da UUNDC. Com amparo teórico na história cultural, desenvolveu-se um estudo do gênero biográfico, desde a metodologia da história oral, a partir de entrevistas livres, gravadas e transcritas com a biografada. Os resultados mostram que a educadora realizou um trabalho pioneiro ao implantar o núcleo de educação infantil na UFC que tem como tripé o ensino, a pesquisa e a extensão.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aurinete Alves Nogueira, Universidade Estadual do Ceará

Professora alfabetizadora da rede Municipal de Fortaleza, Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Especialista em Gestão Educacional pela Universidade 7 de Setembro - UNI7, Mestranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceara-UECE

Fernanda Ielpo da Cunha, Universidade Estadual do Ceará

Graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará – UECE, Mestrado em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB e doutoranda em Educação pela Universidade Estadual do Ceará-UECE.

Lia Machado Fiuza Fialho, Universidade Estadual do Ceará

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da UECE (orientadora de pós-doutorado, doutorado, mestrado e iniciação científica) e do Mestrado Profissional em Planejamento e Políticas Públicas (MPPP/UECE). Bolsista Produtividade em Pesquisa (PQ 2). Membro do grupo de pesquisa A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX e pesquisadora no projeto A educação de mulheres ao longo dos séculos XIX e XX, também financiado pelo CNPQ.

Referências

ALBERTI, V. Manual de história oral. ed.Revista atual, Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004.

AVELAR, A. A; SCHMIDT, B. B. O que pode a biografia. São Paulo: Letra e Voz, 2018

BOURDIER, P. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Difel, 1989.

BURKE, P. A Escola dos Annales (1929-1989): a revolução francesa da historiografia. Tradução de Nilo Odalia. 2 ed. São Paulo: Editora Unesp, 2010.

BURKE, P. A Escola dos Ananales (1929-1989): a Revolução Francesa da Historiografia. São Paulo: Unesp, 2009.

CARVALHO, S. O’H.C.. Irmã Maria Montenegro: uma vida dedicada à educação / Scarlett O’Hara Costa Carvalho; Lia Machado Fiuza Fialho. - Fortaleza: EdUECE, 2021. Disponível em: https://www.uece.br/wp-content/uploads/sites/88/2021/12/E-BOOK_IRM%C3%83-MARIA_final-1.pdf. Acesso em: 01.fev.2023

DIÁRIO DE PERNAMBUCO. A vanguarda feminina à direita. Disponível em: https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/politica/2015/03/a-vanguarda-feminina-a-direita.html Acesso em: 14.ago.2023

DOSSE, F. O Desafio biográfico. A Biografia à Prova da Identidade Narrativa. Revista Escritas do Tempo -v.2, n.4. 2020.

FERRAROTTI, F. Sobre a autonomia do método biográfico. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org). O método (auto) biográfico e a formação. Natal: UFRN, 2014, p.29-56.

FERREIRA, H. M. A. Direitos e deveres das “blusas verdes” na Ação Integralista Brasileira: “A mulher tem deveres do seu sexo e direitos da sua vocação”. Mosaico n.11, v.7, n.11, p.84 a 105, 2016. DOI: https://doi.org/10.12660/rm.v7n11.2016.64807

FIALHO, L. M. F.; BRAGA JÚNIOR, V. R. S. Educadora Irmã Maria Montenegro (1923/2008): mulher luz. In: FIALHO, L. M. F. et al. (org.). História, literatura e educação. Fortaleza: UECE, 2015. p. 109-128.

FIALHO, L. M. F.; FREIRE, V. C. C. Educação formativa de uma líder política cearense: Maria Luiza Fontenele (1950-1965). Cadernos de História da Educação, [S. l.], v. 17, n. 2, p. 343–364, 2018. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/che/article/view/43290. Acesso em: 13 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/che-v17n2-2018-5

FREITAS, M. C. de; BICAS, M.de S. História Social da Educação no Brasil (1926-1996). Cortez, São Paulo, 2009.

GONDRA, J. G; SCHUELER, A. Educação, Poder e Sociedade no Império Brasileiro. Cortez, São Paulo, 2008.

MINAYO, M. C. de S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 2002

NUNES, C. R. M. A Modernização do ginásio e a manutenção da ordem. Tese de Mestrado, Instituto de Estudos Avançados em Educação, departamento de filosofia da educação. Fundação Getulio Vargas. 1979

OLIVEIRA, A. C. M. de. A História da Formação em Economia Doméstica nos Séculos XVIII e XIX: conhecimento e profissão. Periódicos UFPI, 2008 p. 103 a 111. Disponível em: file:///C:/Users/home/Downloads/1533-Texto%20do%20Artigo-4411-1-10-20211215.pdf Acesso: 25 de fev. 2023

PEREIRA. M. E.; ZALLA. J.; KARAWEJCZYK. M. Apresentação do dossiê temático Mulheres: biografias e trajetórias>Disponível em https://professor.ufrgs.br/jocelitozalla/files/102016-417565-1-pb.pdf

POLITIZE. O que foi o Integralismo: conheça o movimento de extrema-direita. Disponível em:https://www.politize.com.br/integralismo-brasileiro/.Acesso em: 24/mar/2023.

SAVIANI, D. Da nova LDB ao novo Plano Nacional de Educação: por uma política educacional. Autores Associados: Campinas, S P, 2000.

SCHMIDIT, B. B. Conta vidas em uma época representativa. In: AVELAR, Alexandre de Sá; SCHMIDT, Benito Bisso (Org.). O que pode a Biografia. São Paulo: Letra e Voz, 2018, p.14-31.

STASCXAK, F. M. Biografia da educadora Alba de Mesquita Frota e sua Atuação na Cidade da Criança (1937-1954). Dissertação de Mestrado, apresentado a Universidade Estadual do Ceará-UECE, Curso de Pós-Graduação em Educação- Mestrado Acadêmico, Fortaleza, 2021.

VASCONCELOS, J. G.; ARAÚJO, M. M. Narrativas de mulheres educadoras militantes no contexto autoritário brasileiro (1964-1979). Fortaleza: Eduece, 2016.

VICENTINI, P. P; LUGLI, R. G. História da profissão docente no Brasil: representações em disputa. Cortez, São Paulo, 2009

XAVIER, A. R.; FIALHO, M. F.; VASCONCELOS, J. G. História, Memória e Educação: Aspectos Conceituais e Teóricos-Epistemológico. 1ª edição, EdUECE, Fortaleza, 2018.

XAVIER, A. R.; VASCONCELOS, J. G. XAVIER, L. C. V. Biografia e educação: aspectos histórico-teórico-metodológicos. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 3, n. 9, p. 1016-1028, 2018. DOI: https://doi.org/10.31892/rbpab2525-426X.2018.v3.n9.p1016-1028

Publicado

2023-12-04

Como Citar

NOGUEIRA, A. A.; CUNHA, F. I. da; FIALHO, L. M. F. Trajetória de Vida e Formação Profissional da Professora Fátima Sampaio da Silva (1972-1994) . Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11937, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11937. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11937. Acesso em: 21 nov. 2024.