Impacto da aprendizagem baseada em jogos musicais: um estudo de pesquisa-ação em um curso universitário de formação de professores para a Educação Básica na Espanha
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e14136Palavras-chave:
Aprendizagem baseada em jogos, Ensino superior, Educação Musical, Pesquisa-açãoResumo
Este estudo investiga a capacidade do jogo musical para melhorar a motivação dos estudantes do primeiro ano do curso de licenciatura em Pedagogia, na disciplina obrigatória de Didática da Música na Educação Básica. Avalia-se o impacto do uso de jogos musicais no aprendizado e na formação docente. A pesquisa foi desenvolvida em quatro fases: preparação, implementação, avaliação e ação, ao longo de três semanas. Os 83 participantes responderam a questionários no formato Likert, foram observados durante as atividades e participaram de debates em grupo. Os resultados indicam que, embora 60,2% dos participantes desconhecessem a metodologia de aprendizagem baseada em jogos, 90,3% relataram sentir-se motivados após a participação no projeto. Ressalta-se que os jogos musicais não apenas fomentaram a motivação, mas também aprimoraram a cooperação e as habilidades musicais. Este estudo destaca a importância de integrar o jogo como recurso pedagógico na formação inicial de professores.
Downloads
Referências
BIGI, O. C. E.; GARCÍA, M.; CHACÓN, G. E. Estrategias de enseñanza: análisis relacio-nado con la producción escrita en la Universidad. Educ@ción en Contexto, Caracas, v. 3, n. 6, p. 14-45, 2017.
BRUNER, J. Toward a Theory of Instruction. Harvard: Harvard University, 1966.
CASTAÑEDA, J. Q. Enseñanza flexible en red en la universidad: modelo de análisis curri-cular. 2010. Tesis (Doctorado) – Universidad de las Islas Baleares, Murcia, 2010.
DEWEY, J.The School and Society. Traducción en Boletín de la Institución Libre de Ense-ñanza XXXIX, n. 662, p. 129-134, 1899.
EFRAT, S.; RAVID, D. Action research in education: a practical guide. New York: The Guilford, 2020.
ELLIOTT, J. El cambio educativo desde la investigación-acción. Madrid, DF: Morata, 1993.
FERNÁNDEZ, J. A. M. Aprendizaje basado en juegos. In: LÓPEZ, N. L. (coord.). Educa-ción Musical: Recursos para el cambio metodológico. Almería: Procompal, 2018. p. 121-132.
GARRIDO-SÁNCHEZ, A. B.; CRISOL-MOYA, E. Revisión sistemática: beneficios de los juegos de mesa en el ámbito de la educación social con menores de entre 6 y 18 años. Education in the Knowledge Society, [S.l.], v. 24, e28528, 2023. DOI: https://doi.org/10.14201/eks.28528. DOI: https://doi.org/10.14201/eks.28528
GIRALDO, P. G. El aprendizaje basado en juegos en la Educación Musical. Melómano: la revista de la música clásica, [S.l.], v. 28, n. 297, p. 60-64, 2023.
HALL, E.; WALL, K. Action research in the classroom. London: Sage, 2011.
LAPRISE, R. Empowering the Music Educator through Action Research. Music Educators Journal, [S.l.], v. 104, n. 1, p. 28-33, 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/0027432117708012. DOI: https://doi.org/10.1177/0027432117708012
LEWIN, K. Action research and minority problems. Journal of Social Issues, [S.l.], v. 2, p. 34-46, 1946. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1946.tb02295.x. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-4560.1946.tb02295.x
MESA, N. R.; GÓMEZ, A. M.; ARANGO, S. I. Escenarios colaborativos de enseñanza-aprendizaje mediados por tecnología para propiciar interacciones comunicativas en la ed. Superior. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, [S.l.], v. 26, n. 2, p. 259-282, 2023. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.26.2.36241. DOI: https://doi.org/10.5944/ried.26.2.36241
MOYANO, J. F.; BRUQUE, S. Análisis sobre la enseñanza de postgrado en cooperativis-mo de la universidad española. La Sociedad Cooperativa, [S.l.], v. 31, p. 10-17, 2006.
PARRA-SANTOS, T.; MOLINA, J. M.; CASANOVA, G. La aplicación Kahoot para motivar la participación activa en el aula. In: ROIG-VILA, R. (coord.). Redes de investigación en docencia universitaria. Alicante: Universidad de Alicante, 2018. p. 343-352.
PIAGET, J. Didactique psychologique: application à la didactique de la psychologie. Neu-châtel: Delachaux et Niestlé, 1951.
RODRÍGUEZ, M. C. G. El juego, elemento indispensable en el desarrollo de la primera infancia. 2022.Tesis (Doctorado) – Universidad del Valle de Guatemala, Guatemala, DF, 2022.
RODRÍGUEZ LÓPEZ, M. Metodologías activas en didáctica de la música en primaria: aprendizaje basado en juegos con boomwhackers. Educação & Formação, Fortaleza, v. 8, e11203, 2023. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11203. Disponible en: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11203. Accedido el: 19 dic. 2024. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11203
TAYLOR, C., WILKIE, M y BASER, J. Doing action research. London: Sage, 2006. DOI: https://doi.org/10.4135/9780857024398
VYGOTSKY, L. S. Mind in society: The development of higher psychological processes. Harvard: Harvard University, 1978.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mauricio Rodríguez López, Juan Rafael Muñoz Muñoz, Macarena Castellary López
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.