Metodologias ativas no ensino de música no ensino fundamental: aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11203

Palavras-chave:

Educação Musical, aprendizagem, Jogos Multisseriado, Educação Superior

Resumo

A necessidade de desenvolver benefícios cognitivos, motores e emocionais na aula de música do ensino básico torna necessário dotar os futuros professores da Licenciatura em Educação de ferramentas e metodologias capazes de motivar os alunos. Este artigo de investigação-ação, que coloca a questão de investigação: os jogos musicais podem melhorar a aprendizagem através do desenvolvimento de competências musicais utilizando boomwhackers?, apresenta o trabalho desenvolvido com alunos da Licenciatura em Ensino Básico durante os cursos 2022 e 2023 aplicando a aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers para desenvolver o currículo da disciplina didática de educação musical em EP. Como defende Lafuente (2019), o trabalho de projeto é essencial para melhorar o desempenho e motivar os alunos, além disso, é necessário vincular as experiências musicais em sala de aula com os interesses e experiências dos alunos (Giraldez, 2019), utilizando a aprendizagem baseada em jogos. com instrumentos práticos como boomwhackers. O projeto de aprendizagem baseado em jogos tubos de som melhora a aprendizagem musical ativa e participativa. Mais de 90% dos participantes planeiam utilizar a aprendizagem baseada em jogos e boomwhackers na sua futura prática docente no ensino primário.

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Biografia do Autor

Mauricio Rodríguez López, Universidade de Almería

Doutor em Ciências Sociais e Humanas e musicólogo especializado em didática da expressão musical e metodologias ativas. Professor de Didática na Universidade de Almería e de metodologias ativas
em educação na Universidade Alfonso X el Sabio (Madri, Espanha).

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Publicado

2023-12-28

Como Citar

LÓPEZ, M. R. Metodologias ativas no ensino de música no ensino fundamental: aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11203, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11203. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11203. Acesso em: 9 out. 2024.