Metodologias ativas no ensino de música no ensino fundamental: aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11203

Palavras-chave:

Educação Musical, aprendizagem, Jogos Multisseriado, Educação Superior

Resumo

A necessidade de desenvolver benefícios cognitivos, motores e emocionais na aula de música do ensino básico torna necessário dotar os futuros professores da Licenciatura em Educação de ferramentas e metodologias capazes de motivar os alunos. Este artigo de investigação-ação, que coloca a questão de investigação: os jogos musicais podem melhorar a aprendizagem através do desenvolvimento de competências musicais utilizando boomwhackers?, apresenta o trabalho desenvolvido com alunos da Licenciatura em Ensino Básico durante os cursos 2022 e 2023 aplicando a aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers para desenvolver o currículo da disciplina didática de educação musical em EP. Como defende Lafuente (2019), o trabalho de projeto é essencial para melhorar o desempenho e motivar os alunos, além disso, é necessário vincular as experiências musicais em sala de aula com os interesses e experiências dos alunos (Giraldez, 2019), utilizando a aprendizagem baseada em jogos. com instrumentos práticos como boomwhackers. O projeto de aprendizagem baseado em jogos tubos de som melhora a aprendizagem musical ativa e participativa. Mais de 90% dos participantes planeiam utilizar a aprendizagem baseada em jogos e boomwhackers na sua futura prática docente no ensino primário.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Rodríguez López, Universidade de Almería

Doutor em Ciências Sociais e Humanas e musicólogo especializado em didática da expressão musical e metodologias ativas. Professor de Didática na Universidade de Almería e de metodologias ativas
em educação na Universidade Alfonso X el Sabio (Madri, Espanha).

Referências

ALONSO, Vicente. Optimización de la atención a través de un programa de intervención musical. Tesis doctoral. Universidad de Valencia. 2003.

CARBAJO Martínez, Concha, & LACÁRCEL Moreno, Josefa. La valoración social de la educación musical escolar y del docente de música de primaria en el umbral del siglo XXI. Publicaciones, v. 35, p. 11–38, 2005. Recuperado a partir de https://revistaseug.ugr.es/index.php/publicaciones/article/view/2291

DE MOYA Martínez, María del Valle. La formación musical de los alumnos de las facultades de educación. Quodlibet, v. 77, p. 67-103, 2022. DOI: https://doi.org/10.37536/quodlibet.2022.77.1572

DEL BARRIO, Luis. El pensamiento crítico como estrategia didáctica musical en la educación emancipatoria del alumno en educación primaria. European Scientific Journal, v.13, n. 35, p. 37-52, 2017. DOI: https://doi.org/10.19044/esj.2017.v13n35p37

GIRÁLDEZ, Andrea. Prólogo. Calvillo, A. (coord.). Un mundo de proyectos ABP musicales. Procompal, 2019.

GONZÁLEZ González, Carina Soledad. Estrategias para trabajar la creatividad en la Educación Superior: pensamiento de diseño, aprendizaje basado en juegos y en proyectos. Revista De Educación a Distancia (RED), 40, 2015. Recuperado a partir de https://revistas.um.es/red/article/view/234291

IBAÑEZ, José. Música y educación musical. Procompal, 2020.

MORALES De Francisco, Jose María; VIVIANA Lucero Baldevenites, Elisabeth; RODRÍGUEZ Paz, Elena; MELIÁN Melián, Arminda & SANTANA Pérez, Águeda María. Diseño de cartas y el Aprendizaje Basado en Juegos (ABJ). InnoEducaTIC, 2020. VII Jornadas Iberoamericanas de Innovación Educativa en el ámbito de las TIC y las TAC; p. 357-362, 2020.

MUÑOZ, Juan Rafael. La importancia de otros elementos de la didáctica de la música. Educação & Formação, v.3, n, 9, p. 20-35, 2018. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.216

NORTHWAY, Ruth. Participatory research. Part 1: Key features and underlying philosophy. International Journal of Therapy and Rehabilitation, v. 17, n. 4, p. 174-179, 2010. DOI: https://doi.org/10.12968/ijtr.2010.17.4.47300 DOI: https://doi.org/10.12968/ijtr.2010.17.4.47300

PETERSON, Marvin, & ANDERSON, Aaron. The civic engagement cluster: The design and creation of interorganizational collaboration. Michigan Univ., 2001.

RODRÍGUEZ López, Mauricio. Desarrollo del Aprendizaje Basado en Proyectos con Realidad Aumentada en educación secundaria para mejorar rendimientos en el aula de música. Revista Arseduca, v. 32, p. 135-146, 2022. DOI: https://doi.org/10.6035/artseduca.6272

WALTON, G., SCHLEIEN, S. J., BRAKE, L. R., & OAKES, T. Photovoice: A collaborative methodology giving voice to underserved populations seeking community inclusion. Therapeutic Recreation Journal, v. 46, n. 3, p. 168-178, 2012.

Publicado

2023-12-28

Como Citar

LÓPEZ, M. R. Metodologias ativas no ensino de música no ensino fundamental: aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers. Educ. Form., [S. l.], v. 8, p. e11203, 2023. DOI: 10.25053/redufor.v8.e11203. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/11203. Acesso em: 16 maio. 2024.