Metodologias ativas no ensino de música no ensino fundamental: aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v8.e11203Palavras-chave:
Educação Musical, aprendizagem, Jogos Multisseriado, Educação SuperiorResumo
A necessidade de desenvolver benefícios cognitivos, motores e emocionais na aula de música do ensino básico torna necessário dotar os futuros professores da Licenciatura em Educação de ferramentas e metodologias capazes de motivar os alunos. Este artigo de investigação-ação, que coloca a questão de investigação: os jogos musicais podem melhorar a aprendizagem através do desenvolvimento de competências musicais utilizando boomwhackers?, apresenta o trabalho desenvolvido com alunos da Licenciatura em Ensino Básico durante os cursos 2022 e 2023 aplicando a aprendizagem baseada em jogos com boomwhackers para desenvolver o currículo da disciplina didática de educação musical em EP. Como defende Lafuente (2019), o trabalho de projeto é essencial para melhorar o desempenho e motivar os alunos, além disso, é necessário vincular as experiências musicais em sala de aula com os interesses e experiências dos alunos (Giraldez, 2019), utilizando a aprendizagem baseada em jogos. com instrumentos práticos como boomwhackers. O projeto de aprendizagem baseado em jogos tubos de som melhora a aprendizagem musical ativa e participativa. Mais de 90% dos participantes planeiam utilizar a aprendizagem baseada em jogos e boomwhackers na sua futura prática docente no ensino primário.
Downloads
Referências
ALONSO, Vicente. Optimización de la atención a través de un programa de intervención musical. Tesis doctoral. Universidad de Valencia. 2003.
CARBAJO Martínez, Concha, & LACÁRCEL Moreno, Josefa. La valoración social de la educación musical escolar y del docente de música de primaria en el umbral del siglo XXI. Publicaciones, v. 35, p. 11–38, 2005. Recuperado a partir de https://revistaseug.ugr.es/index.php/publicaciones/article/view/2291
DE MOYA Martínez, María del Valle. La formación musical de los alumnos de las facultades de educación. Quodlibet, v. 77, p. 67-103, 2022. DOI: https://doi.org/10.37536/quodlibet.2022.77.1572
DEL BARRIO, Luis. El pensamiento crítico como estrategia didáctica musical en la educación emancipatoria del alumno en educación primaria. European Scientific Journal, v.13, n. 35, p. 37-52, 2017. DOI: https://doi.org/10.19044/esj.2017.v13n35p37
GIRÁLDEZ, Andrea. Prólogo. Calvillo, A. (coord.). Un mundo de proyectos ABP musicales. Procompal, 2019.
GONZÁLEZ González, Carina Soledad. Estrategias para trabajar la creatividad en la Educación Superior: pensamiento de diseño, aprendizaje basado en juegos y en proyectos. Revista De Educación a Distancia (RED), 40, 2015. Recuperado a partir de https://revistas.um.es/red/article/view/234291
IBAÑEZ, José. Música y educación musical. Procompal, 2020.
MORALES De Francisco, Jose María; VIVIANA Lucero Baldevenites, Elisabeth; RODRÍGUEZ Paz, Elena; MELIÁN Melián, Arminda & SANTANA Pérez, Águeda María. Diseño de cartas y el Aprendizaje Basado en Juegos (ABJ). InnoEducaTIC, 2020. VII Jornadas Iberoamericanas de Innovación Educativa en el ámbito de las TIC y las TAC; p. 357-362, 2020.
MUÑOZ, Juan Rafael. La importancia de otros elementos de la didáctica de la música. Educação & Formação, v.3, n, 9, p. 20-35, 2018. DOI: https://doi.org/10.25053/redufor.v3i9.216
NORTHWAY, Ruth. Participatory research. Part 1: Key features and underlying philosophy. International Journal of Therapy and Rehabilitation, v. 17, n. 4, p. 174-179, 2010. DOI: https://doi.org/10.12968/ijtr.2010.17.4.47300 DOI: https://doi.org/10.12968/ijtr.2010.17.4.47300
PETERSON, Marvin, & ANDERSON, Aaron. The civic engagement cluster: The design and creation of interorganizational collaboration. Michigan Univ., 2001.
RODRÍGUEZ López, Mauricio. Desarrollo del Aprendizaje Basado en Proyectos con Realidad Aumentada en educación secundaria para mejorar rendimientos en el aula de música. Revista Arseduca, v. 32, p. 135-146, 2022. DOI: https://doi.org/10.6035/artseduca.6272
WALTON, G., SCHLEIEN, S. J., BRAKE, L. R., & OAKES, T. Photovoice: A collaborative methodology giving voice to underserved populations seeking community inclusion. Therapeutic Recreation Journal, v. 46, n. 3, p. 168-178, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Mauricio Rodríguez López
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores possuem direitos autorais dos seus textos:
A revista Educação & Formação permite ao autor os direitos de publicação, no entanto, recomenda um intervalo de dois anos para o caso de republicação.
Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.