Ser professor no sertão baiano: memórias de professores leigos (Casa Nova-BA, 1960-1990)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13994

Palavras-chave:

Memórias de professores leigos, Formação de professores, História da Educação

Resumo

Este texto analisa a trajetória de três professores leigos, duas mulheres e um homem, que atuaram em escolas de Ensino Fundamental na zona rural de Casa Nova, Bahia, Brasil, entre as décadas de 1960 e 1990. O recorte temporal compreende a chegada do Curso Normal em Casa Nova e a conclusão deste curso pela maioria dos entrevistados. A metodologia consiste no uso da História Oral e análise de documentos pessoais e institucionais. As entrevistas foram realizadas em 2022, durante a pandemia da Covid-19, momento que exigiu isolamento social, principalmente dos idosos. Nesse contexto atípico, respeitando os protocolos de saúde, os professores foram contatados por telefone e os questionários enviados para a casa de cada um. De forma geral, os relatos mostraram que, apesar dos obstáculos para cursar o curso de Formação para o Magistério Primário, todos concluíram com sucesso a formação e alguns seguiram para cursos superiores e de especialização. 

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Biografia do Autor

Maria do Socorro da Silva Carvalho, Centro Universitário Alfredo Nasser

Mestra em Educação pela UPE. Coordenadora do curso de Pedagogia do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan). Docente do curso de Pedagogia das disciplinas: metodologia científica, projeto de pesquisa, trabalho de conclusão de curso, língua portuguesa.

 

 

 

Virgínia Pereira da Silva de Ávila, Universidade de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), campus Araraquara. Pós-Doutora em História da Educação pela Universidade de Lisboa (2019) e pelo Politécnico de Leiria (2024). Professora associada da UPE.

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Publicado

2024-12-26

Como Citar

CARVALHO, M. do S. da S.; ÁVILA, V. P. da S. de. Ser professor no sertão baiano: memórias de professores leigos (Casa Nova-BA, 1960-1990). Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13994, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13994. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13994. Acesso em: 22 jan. 2025.