Ser professor no sertão baiano: memórias de professores leigos (Casa Nova-BA, 1960-1990)
DOI:
https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13994Palavras-chave:
Memórias de professores leigos, Formação de professores, História da EducaçãoResumo
Este texto analisa a trajetória de três professores leigos, duas mulheres e um homem, que atuaram em escolas de Ensino Fundamental na zona rural de Casa Nova, Bahia, Brasil, entre as décadas de 1960 e 1990. O recorte temporal compreende a chegada do Curso Normal em Casa Nova e a conclusão deste curso pela maioria dos entrevistados. A metodologia consiste no uso da História Oral e análise de documentos pessoais e institucionais. As entrevistas foram realizadas em 2022, durante a pandemia da Covid-19, momento que exigiu isolamento social, principalmente dos idosos. Nesse contexto atípico, respeitando os protocolos de saúde, os professores foram contatados por telefone e os questionários enviados para a casa de cada um. De forma geral, os relatos mostraram que, apesar dos obstáculos para cursar o curso de Formação para o Magistério Primário, todos concluíram com sucesso a formação e alguns seguiram para cursos superiores e de especialização.
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