Garantia do acesso à educação às crianças camponesas: o ensino Infantil multisseriado em Altamira, Pará

Autores

DOI:

https://doi.org/10.25053/redufor.v9.e13715

Palavras-chave:

Educação Infantil no campo, Ensino Multisseriado, Legislação

Resumo

A legislação brasileira, representada pela Constituição Federal de 1988 e pela Lei de Diretrizes e Bases (Lei no 9.394/1996), assegura o direito das crianças à educação. No entanto, na região amazônica do Pará, devido à vasta extensão territorial, é comum a prática de ensino em classes multisseriadas, unindo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, o que contraria a Resolução Nº 2, de 28 de abril de 2008. Por isso, este estudo tem como objetivo principal destacar como a Educação Infantil é organizada em salas multisseriadas na cidade de Altamira, Pará. Essa pesquisa qualitativa e descritiva analisou dados obtidos na Secretaria Municipal de Educação de Altamira, revelando que a maioria das escolas na região oferece Educação Infantil de forma multisseriada, com 17 instituições que combinam essa etapa com o Ensino Fundamental I. 

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Biografia do Autor

Ronaldo dos Santos Leonel, Universidade do Estado do Pará

Doutorando em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM/UFPR). Mestre em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia (PPGEECA/UEPA). Graduado em Biologia pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA. Graduado em Educação do Campo com Habilitação Específica em Ciências da Natureza e Matemática pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA/ Campus Altamira. Professor Efetivo da Educação Básica na Rede Municipal de Ensino em Altamira/Pará.

Andréia de Oliveira Castro, Universidade do Estado do Pará

Mestra em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia pela Universidade do Estado do Pará (PPGEECA/UEPA), possui graduação em Ciências Naturais e Educação Física pela Universidade Estadual do Pará - UEPA. É Especialista em Ciências Naturais: Biologia e Química pelo Centro Universitário Amparense - UNIFIA e Especialista em Gestão e Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Humanas de Vitória - FAVIX.

Klebson Daniel Sodré do Rosário, Universidade do Estado do Pará

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Julho de Mesquita Filho - UNESP; Mestre em Biologia Ambiental (Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos) pela Universidade Federal do Pará - UFPA; Licenciado pleno em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Pará - UFPA. É professor Adjunto I do curso de licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-graduação em Educação e Ensino de Ciências na Amazônia - PPGECA, da Universidade do Estado do Pará.

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Publicado

2024-11-13

Como Citar

LEONEL, R. dos S.; CASTRO, A. de O.; ROSÁRIO, K. D. S. do. Garantia do acesso à educação às crianças camponesas: o ensino Infantil multisseriado em Altamira, Pará. Educ. Form., [S. l.], v. 9, p. e13715, 2024. DOI: 10.25053/redufor.v9.e13715. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/13715. Acesso em: 21 nov. 2024.